Buscar

N2 LABORATÓRIO DE GESTÃO - PROJETOS DE CONSULTORIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
1. Leia o trecho a seguir:
 
“O propósito na coleta de dados é gerar medidas objetivas, confiáveis, válidas e que sejam generalizadas para uma população maior. [...] O tipo de informação desejada é que irá determinar a escolha do método de coleta mais adequado. [...] O uso de mais de uma técnica de coleta de dados pode permitir ao pesquisador combinar vantagens e corrigir algumas deficiências de qualquer fonte de informações, ou seja, permite ao investigador validar a informação”.
 
SANTOS, S. R.. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa biomédica. Jornal de Pediatria , Santos, v. 75, n. 6, p.401-406, 1999, p. 402 e 404.
 
Neste sentido, assinale a alternativa que indique quais são as duas técnicas de coletas de dados:
	
	
	qualitativa e quantitativa.  
	
	
	estrutura e semi estruturada.
	
	
	entrevista e questionário.
	
	
	qualitativa e entrevista.
	
	
	direta e indireta.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. O trabalho de consultoria acontece por etapas. Existem as etapas preliminares, as quais permitem o primeiro contato da empresa-cliente com o consultor. Existe, também, a etapa de contratação, que consiste em um momento no qual existe a formalização da relação e da prestação de serviço de consultoria.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Uma das etapas do processo de consultoria é a do aceite formal da empresa-cliente com relação ao que foi proposto e registrado pelo consultor.
POIS
II. Pode-se dizer que, na etapa da contratação, há a efetivação do contrato de prestação de serviço da consultoria.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.  
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
 
 
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Cada etapa do processo de consultoria permite que o consultor tenha elementos para passar para a próxima fase. Assim, as informações coletadas na etapa preliminar e elaboradas no plano preliminar servem de base para a elaboração da proposta formal, feita por escrito pelo consultor.
 
Nesse sentido, pode-se afirmar que o objetivo da etapa de proposta de contratação de consultoria é:
	
	
	criar padrões de ação para cada atividade desempenhada pela empresa-cliente. Assim, o consultor sugere ações para que os procedimentos sejam padronizados a cada atividade empresarial.
 
	
	
	elaborar ferramentas e metodologias de avaliação das ações implementadas na empresa. Com isso, espera-se verificar a eficácia das ações tomadas durante o processo de consultoria.
	
	
	fornecer um feedback sobre os resultados e as ações implementados na empresa-cliente. Nesse momento, poderão ser feitas correções sobre as falhas não identificadas anteriormente.
	
	
	expressar claramente os pontos identificados e analisados na coleta de dados prévia e as recomendações de soluções que atendam às expectativas da empresa-cliente.  
	
	
	coletar informações para se tenha uma visão prévia sobre as necessidades da empresa. Com isso, a empresa-cliente pode ter uma ideia sobre o que o consultor pretende realizar no trabalho.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Leia o trecho a seguir.
 
“Consultoria é um processo de aprendizagem mútua de consultor e cliente, com base num ciclo constante de pesquisa-ação, isto é, ensaio-erro-acerto. Neste processo, não apenas o consultor, mas também o cliente, deve ter um papel ativo, uma vez que dois problemas nunca são iguais, e por ser praticamente impossível para um consultor - e sua equipe - a compreensão e apreensão de toda a complexidade e interdependência dos sistemas político, social, tecnológico e econômico operados pelo cliente, no curto tempo contratual normalmente disponível”.
 
GONÇALVES, M. A.; VASCONCELLOS, H. Consultoria.
Revista de Administração de Empresas , São Paulo, v. 31, n. 2, p. 91-98, jun. 1991. p. 91.
 
Nesse sentido, as premissas que o consultor deve conhecer e que darão segurança de que haverá esforço de mudança por parte da empresa, em relação às sugestões da consultoria, são:
	
	
	as opções que a empresa possui de atuar em outros setores; os consultores reconhecerem e aceitarem a necessidade de alteração e ajuste; e a formação técnica do consultor.
	
	
	a experiência profissional do consultor que irá atender a empresa-cliente; a capacidade de resiliência por parte do consultor; e as sugestões feitas pelos consultores devem ser fáceis de serem aplicadas.
	
	
	a responsabilidade dos gestores com a comunicação formal; os gestores reconhecerem e aceitarem a necessidade de alterações e ajustes; e a experiência profissional do consultor que irá atender a empresa-cliente.
  
	
	
	a capacidade técnica dos recursos humanos presentes na empresa-cliente; a capacidade de relacionamento interpessoal do gestor da empresa; e o desejo da empresa-cliente de promover a mudança.
	
	
	o desejo da empresa-cliente de promover a mudança; os gestores reconhecerem e aceitarem a necessidade de alterações e ajustes; e as chances de resistência por parte das pessoas e gestores envolvidos no processo.  
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. A atuação do consultor na empresa cliente deve ser pautada por parceria, imparcialidade, comportamento ético, conhecimento especialista ou generalista. Contudo, outro elemento relevante para a relação é o compromisso com o sigilo e a confidencialidade na prestação de serviço.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique porque é necessário o sigilo e a confidencialidade entre consultor e empresa.
	
	
	Existe a necessidade de confidencialidade por parte do consultor em relação às informações levantadas na empresa, para que a empresa-cliente não fique sabendo dos próprios problemas.
	
	
	Existe a necessidade de que a empresa prive o acesso do consultor às suas informações; assim todos os elementos relacionados a estratégias, processos e informações são confidenciais.
	
	
	Existe uma relação de desconfiança entre gestor e consultor; com isso, ambos precisam manter confidencialidade para permanecer em sigilo as informações que ambas as partes possuem.
	
	
	Existe uma relação instável entre o gestor e o consultor; com isso, poucas informações sobre as rotinas e os processos conseguem chegar até o consultor para que este possa ajudar a empresa.
	
	
	Existe uma relação profissional e transparente entre o gestor e o consultor, em que este pode ter acesso a estratégias, processos da organização e a informações sobre as pessoas que a compõem e dirigem.  
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Durante o processo de consultoria, na etapa de avaliação das ações que estão sendo executadas, a empresa pode avaliar diferentes pontos da organização. O exemplo disso é quando se faz a avaliação dos processos ou estratégias. Nesse caso, normalmente, o foco é o início e fim do prazo.
 
Neste sentido, assinale a alternativa que indique qual costuma ser o foco de avaliação quando se trata de produtos e serviços (operacional):
	
	
	formal.
  
	
	
	subjetiva.
	
	
	administrativa.
	
	
	Quantitativa  .
	
	
	qualitativa.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Leia o excerto a seguir.
“Outra forma de exercício da atividade de consultoria está na atuação dos consultores individuais. O consultor individual é, com frequência, o único que pode auxiliar pequenas empresas considerando sua flexibilidade e o investimento que pode ser praticado pela organização contratante. [...] os princípios e os métodos de consultoria aplicam-se indiferentemente tanto às atividades do consultor interno quanto ao externo, tornando a busca da qualificação similar em quase todo o processo de desenvolvimento profissional [...]”.
ANDRADE, A. R. O Curso de Administração, a Empresa Junior e a Formação de Consultores de Organização. In : SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 6., 2009, Rio
de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2009. p. 4-5.
 
A respeito das vantagens da consultoria externa, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Por trabalhar em diferentes empresas e que atuam nos diversos setores da economia, o consultor possui conhecimento e experiência diversificado.
II. ( ) Possui menor acesso e tem menor liberdade a relação de controle e contato com seus colaboradores.
III. ( ) O consultor tem a oportunidade de trabalhar com várias pessoas que atuam em diferentes níveis hierárquicos e possuem status social diverso.
IV. ( ) Faz parte do quadro de colaboradores da empresa, tendo assim menor autonomia e independência para realizar suas atribuições.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
	
	
	V, V, V, V.
	
	
	F, F, F, F.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, F, V, F  
	
	
	V, V, F, F.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. O processo de prestação de serviço de consultoria é realizado por um consultor que não faz parte da equipe de colaboradores da empresa cliente. O trabalho é realizado por meio de três fases, sendo que cada delas demanda dedicação e envolvimento de todas as partes.
Neste sentido, assinale a alternativa que indique qual é a terceira fase do processo de prestação de serviço de consultoria:
	
	
	indireta.  
	
	
	início.
	
	
	formal.
	
	
	 finalização.
	
	
	implementação.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Leia o trecho abaixo:
 
“Claro está que a competência dos consultores é fator preponderante para o sucesso ou insucesso em um projeto de consultoria. E isto realça a importância a ser dada às iniciativas voltadas para a formação de consultores. Mas pode-se perguntar se a efetividade dos projetos de consultoria deve ser reduzida unicamente à performance
do consultor. Se aguçarmos o nosso olho crítico, veremos que a efetividade de um projeto de consultoria depende sobretudo da interação de performance de duas figuras: a do consultor e a do cliente.”
 
Fonte: TOLEDO, E. de. A formação de consultores de organização. Revista de Administração de Empresas , v. 26, n. 1, p.99-102, mar. 1986, p. 99.
 
Neste sentido, assinale a alternativa que indique porque existe um apego entre a empresa com o consultor.
	
	
	segurança por parte da empresa cliente; papel do consultor bem claro e definido; e considerar o consultor responsável por obstáculos e insucesso presentes no processo de implantação e de melhoria contínua.
	
	
	relação conflituosa entre a empresa cliente e o consultor; consultor que possuía liberdade para sugerir o que fosse melhor para a empresa cliente; e considerar o consultor responsável por obstáculos e insucesso da empresa cliente.
	
	
	insegurança por parte dos gestores; confusão por parte da empresa-cliente quanto ao papel do consultor; e considerar o consultor responsável por obstáculos e insucesso presentes no processo de implantação e de melhoria contínua.  
	
	
	tempo longo de prestação de serviço de consultoria para a mesma empresa; limitações na execução do papel de consultor; e considerar o consultor responsável por obstáculos presentes no processo de implantação e de melhoria contínua.
	
	
	segurança por parte da empresa cliente; relação conflituosa entre a empresa cliente e o consultor; e considerar o consultor responsável por obstáculos e insucesso da empresa cliente e pela implementação contínua das melhorias.
 
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. O trabalho do consultor precisa ter respaldo ético. Para isso, no Brasil, o consultor empresarial possui um código de ética elaborado pelo Instituto Brasileiro de Consultores de Organização. Esse código de ética aborda aspectos e diretrizes sobre o comportamento do consultor empresarial.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual o foco do código de ética.
	
	
	Concentra-se no relacionamento entre os membros da empresa e entre a empresa e seus fornecedores.
	
	
	Concentra-se no relacionamento entre consultor e empresa-cliente e entre consultor e a comunidade.  
	
	
	Concentra-se no relacionamento entre os fornecedores e a empresa-cliente e entre os fornecedores e intermediários.
	
	
	Concentra-se nas competências técnicas dos consultores e nos requisitos pessoais necessários para atuar como consultor generalista.
	
	
	Concentra-se nos resultados esperados após a prestação de serviço de consultoria e no feedback da empresa-cliente.
1 pontos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando