Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota: 90
Questão 1/10 - Geografia Econômica e Política
Atente para o excerto de texto a seguir:
“O território é, junto com a soberania e o povo, um dos três elementos básicos que formam a nação-Estado moderna. Essa concepção, que se reporta às formulações do Estado moderno, acompanhou a formação da Geografia moderna, a partir da proposta de Ratzel (1897) de relacionar sociedade, estado e território. Trata-se de uma visão nascida do contexto pós-medieval europeu, quando uma base patrimonial de origem feudal ajudou a plasmar o território da nação-estado moderna.” 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SANTOS, Carlos. Território e Territorialidade.  Revista Zona de Impacto. Vol. 13, Setembro/Dezembro, Ano 11, 2009.  <http://www.albertolinscaldas.unir.br/TERRIT%C3%93RIO%20E%20TERRITORIALIDADE_volume13.html>  Acesso em 08 fev. 2016. 
Tomando como referência os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política,  analise as proposições que seguem,  no que diz respeito ao conceito de territorialidade:
I. O conceito de territorialidade nos revela o caráter relacional que existe entre os diversos agentes e as formas pelas quais eles estão inseridos e integrados funcionalmente em uma rede de produção de mercadorias.
II. Podemos observar a territorialidade tanto por meio das relações de poder - influência e barganha exercidas pelas indústrias, empresas e firmas em relação aos governos, sindicatos e trabalhadores -, como pelas diferentes formas de apropriação de parcelas do território por parte das empresas.
III. A noção de territorialidade nos permite analisar a dimensão espacial das relações entre as diferentes localidades e os principais agentes envolvidos na produção e na transformação dos territórios.
IV. O conceito de territorialidade revela a característica da subordinação entre as formas pelas quais diferentes agentes estão inseridos e integrados funcionalmente em uma única rede fechada de mercadorias. 
Estão corretas as proposições:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I, II e V, apenas.
	
	C
	I, II, III, apenas.
	
	D
	I, III, IV, apenas.
	
	E
	I, apenas.
Questão 2/10 - Geografia Econômica e Política
Leia o texto abaixo: 
“O Brasil, por exemplo, é dividido em cinco macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) para atender a essa finalidade. Nesse caso, o espaço é “recortado”, para que possamos compreender as partes de um todo, ou, ainda, as especificidades de uma determinada área. Tal esforço de análise permite que possamos refletir sobre a importância do papel do planejamento e da gestão de parcelas do espaço e das relações econômicas, sociais e políticas nelas contidas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro. Geografia Econômica e Geografia Política. Curitiba: InterSaberes, 2015. 
Tendo em vista o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, o conceito geográfico correto descrito no texto acima é sobre:
	
	A
	A Região.
	
	B
	A atmosfera.         
	
	C
	O relevo.                     
	
	D
	O Espaço Geográfico.  
	
	E
	O Continente.
Questão 3/10 - Geografia Econômica e Política
Considere o seguinte trecho:
“Não é possível, pois, situar as reflexões de Milton Santos sobre a região sem situá-lo no paradigma da geografia crítica que se impôs à geografia brasileira a partir dos anos 70. Esta nova corrente realizou uma profunda crítica dos fundamentos positivistas tanto dos pressupostos naturalistas da geografia clássica como das pretensões teoréticas da revolução quantitativa a partir dos anos 60. Com forte influência da economia política de Marx, as divisões e diferenciações do espaço passaram a ser interpretadas como a materialização dos diferentes modos de produção.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, Ina Elias. A região como problema para Milton Santos. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-124e.htm. Acesso em 24/11/2015. 
Considerando o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política e as discussões dos conteúdos em aula, assinale a alternativa correta no que diz respeito às correntes epistemológicas da geografia:
	
	A
	Karl Marx é o pai da geografia quantitativa.
	
	B
	Milton Santos foi um importante autor da geografia crítica.
	
	C
	A geografia quantitativa analisa os modos de produção do trabalho.
	
	D
	O uso de métodos matemáticos e estatísticos era exclusivo da geografia marxista.
	
	E
	A geografia crítica foi um movimento sem repercussão na academia brasileira.
Questão 4/10 - Geografia Econômica e Política
Leia o excerto a seguir: 
“Para Christaller, a noção de centralidade está intimamente ligada à função da cidade, que é a de se constituir no centro de uma região. Entretanto, o que caracteriza a centralidade não é unicamente uma posição geométrica no centro de um círculo, mas sim um conjunto de funções centrais, definidas num sentido mais abstrato.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BREITBACH, Áurea Corrêa de Miranda. Estudo sobre o conceito de região. Fundação de Economia e Estatística.  Porto Alegre/RS, n. 13, ago. 1988. p. 30. 
De acordo com os conteúdos apresentados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, analise as alternativas a seguir, sobre a teoria dos lugares centrais de Christaller. Na sequência, assinale a alternativa que contém a alternativa correta:
	
	A
	A teoria de Christaller trata da localização industrial como foco de análise.
	
	B
	A análise de Christaller utiliza três conceitos principais: centralidade, limite e raio.
	
	C
	Christaller considera que há barreiras para o transporte de mercadorias e matérias-primas.
	
	D
	Christaller considera que a população da superfície está distribuída de forma desigual e aleatória.
	
	E
	Christaller elaborou uma teoria idêntica à teoria de Karl Marx.
Questão 5/10 - Geografia Econômica e Política
Considere o texto a seguir:
“O tema da integração regional — nos seus aspectos comercial, produtivo e financeiro — passou por diversos contextos na América Latina e por diferentes organismos do comércio internacional. Apesar dos esforços históricos e políticos, nem sempre bem-sucedidos, a integração dos mercados sul-americanos ocorre de forma lenta e gradual.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, Eloisa Maieski. A faixa de fronteira sob o contexto da integração econômica. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, UFPR, 2015, p.110. 
De acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, entre os blocos econômicos abaixo, qual é formado apenas por países localizados na América do Sul?
	
	A
	NAFTA
	
	B
	APEC.
	
	C
	UE.
	
	D
	ASEAN.
	
	E
	Mercosul.
Questão 6/10 - Geografia Econômica e Política
Considere o extrato de texto a seguir: 
“A expressão geografia política existe há séculos. Há inúmeros livros dos séculos XVII, XVIII e XIX com esse título. Mas considera-se que a geografia política moderna é um estudo geográfico da política, ou como o estudo das relações entre espaço e poder.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VESENTINI, José Wilian. Geocrítica. <http://www.geocritica.com.br/geopolitica.htm>. Acesso em: 30 nov. 2015. 
Segundo o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, quem criou o termo geopolítica? Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	
	A
	Milton Santos.
	
	B
	Rudolf Kjellén.
	
	C
	Paulo Freire.
	
	D
	Friedrich Ratzel.
	
	E
	Vidal de la Blache.
Questão 7/10 - Geografia Econômica e Política
Considere o trecho a seguir: 
“Toda a vida do Estado tem as suas raízes na terra, numa terra marcada por três elementos fundamentais: a situação (Lage), o espaço (Raum) e a própria Fronteira (Grenze).” Friedrich Ratzel.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele
está disponível em: http://paralelosocial.blogspot.com.br/2008/01/geopoltica-e-geoestrategia.html. Acesso 31/01/2016. 
De acordo com o livro-base da disciplina Geografia Econômica e Geografia Política, assinale a alternativa que aponta quem foi o teórico responsável por estabelecer que o Estado deve ser visto como um organismo (ideia conhecida também como Teoria do Estado Orgânico):
	
	A
	Milton Santos.
	
	B
	Paulo Freire.
	
	C
	Friedrich Ratzel.
	
	D
	Paul Vidal de la Blache.
	
	E
	Martinho Lutero.
Questão 8/10 - Geografia Econômica e Política
Considere a seguinte passagem de texto:
“A primeira linha divisória do Brasil foi o Tratado de Tordesilhas, que delimitava as terras que pertenciam ao reino de Portugal e as do reino da Espanha. Com o passar do tempo, os limites internacionais foram redesenhados conforme os interesses políticos e econômicos vigentes em cada época. Os tratados de Utrecht, de Santo Ildefonso, de Madrid testemunharam a evolução e a expansão do território brasileiro.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  ANTUNES, Eloisa Maieski. A faixa de fronteira sob o contexto da integração econômica. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, UFPR, 2015. 
De acordo com o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, em 1534, a Coroa Portuguesa decide territorializar definitivamente o Brasil e cria um sistema político-administrativo colonial descentralizado. Como se chama esse sistema criado em 1534? Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta:
	
	A
	Cotas indígenas.
	
	B
	Capitanias hereditárias.
	
	C
	Municípios.
	
	D
	Distritos federais.
	
	E
	Território de expansão.
Questão 9/10 - Geografia Econômica e Política
Leia atentamente o fragmento que segue: 
“Em sua obra, Alfredo Weber argumenta que a decisão quanto à localização de atividades industriais decorreria da ponderação de fatores gerais e locais. Os fatores gerais de âmbito regional são os custos de transporte e o custo da mão de obra. Os fatores locais são constituídos por forças de aglomeração e de desaglomeração que podem provocar a concentração ou dispersão da indústria em certa região”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOREZANI, Tomás Amaral, ANDREOTTI, Aline de Queiroz Assis, CAMPOS, Antônio Carlos. Estudo da Dinâmica Agrícola na Microrregião de Paranavaí-PR: um aporte da teoria clássica da localização. REVISTA PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO, Curitiba, v.34, n.124, p. 207, jan./jun. 2013. 
De acordo com os conteúdos apresentados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre o modelo weberiano, analise as seguintes proposições:
I. O modelo adotado por Weber chama a localização do mercado como lugar de consumo.
II. O modelo analisa as mudanças climáticas contemporâneas.
II. Weber considera que a distribuição dos recursos é homogênea.
IV. O modelo weberiano considera a localização e as características (peso ou qualidade) dos insumos como fatores de localização industrial.
V. Weber, diferentemente de Thunen e Christaller, considera que a distribuição dos recursos é heterogênea. 
Estão corretas as proposições:
	
	A
	I, IV, V, apenas.
	
	B
	II, III, IV, apenas.
	
	C
	I, II, III, apenas.
	
	D
	I, III, V, apenas.
	
	E
	II, IV, V, apenas.
Questão 10/10 - Geografia Econômica e Política
Considere o seguinte extrato: 
“O MERCOSUL foi firmado em 1991 com assinatura da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, pelo Tratado de Assunção. O bloco formou-se devido à estabilidade geopolítica na região, observada hoje na redução, a níveis praticamente residuais, dos contenciosos fronteiriços ou de qualquer outra natureza, fato este que não é de pouco significado.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Wanderley Messias. Políticas territoriais brasileiras no contexto da integração sul-americana. Revista Território, Rio de Janeiro, ano IV, n 7, p. 30, jul/dez, 1999. 
De acordo como o livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, qual foi o país que esteve suspenso do Mercosul entre junho de 2012 a julho de 2013, por ter ferido o Protocolo de Ushuaia?
	
	A
	Brasil
	
	B
	Estados Unidos
	
	C
	Uruguai
	
	D
	Republica Dominicana
	
	E
	Paraguai

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?