Buscar

Apol de Epistemologia Genetica - Psicopedagogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“No período sensório-motor Piaget problematiza o conhecimento que não pode ser concebido como algo predeterminado nas estruturas internas do indivíduo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da.; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 42.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre o período sensório-motor, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O sujeito constrói a si mesmo e a realidade externa a partir de sua ação prática, com a qual sua consciência se confunde.
	
	B
	A inteligência sensório-motora aparece antes da linguagem e se caracteriza por ser essencialmente prática, quando a criança visa somente ao êxito ou à utilização prática.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A inteligência sensório-motora é a inteligência anterior ao aparecimento da linguagem e caracteriza-se por ser essencialmente práticas quando a criança visa somente ao êxito ou à utilização prática [...]" (livro-base, p. 42).
	
	C
	Somente o ser humano apresenta duas grandes tendências (ou invariantes) funcionais: organização e adaptação.
	
	D
	Conseguimos separar a organização da adaptação, pois são dois processos que não se complementam em um mecanismo único.
	
	E
	Ao estudar o desenvolvimento da inteligência sensório-motora, Piaget encontrou características que possibilitaram dividi-la em duas fases, separadas em dois blocos.
Questão 2/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Para Piaget [...], a ação constitui um conhecimento, um saber fazer autônomo, cuja conceituação somente se efetua por tomadas de consciência posteriores de acordo com uma lei de sucessão, que conduz da periferia para o centro, ou seja, partindo das zonas de adaptação ao objeto para atingir as coordenações internas das ações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da.; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 135.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a tomada de consciência, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A tomada de consciência é descartada como um processo de conceituação que reconstrói e depois ultrapassa, nos planos da semiotização e da representação, o que foi adquirido no plano dos esquemas de ação.
	
	B
	A tomada de consciência parte das regiões centrais da ação quando procura alcançar o mecanismo interno dela e se orienta para a periferia, isto é, para os objetivos e resultados.
	
	C
	A tomada de consciência passa por três níveis: ação material sem conceituação; conceituação; e abstrações refletidas.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A tomada de consciência, que é caracterizada pela evolução da ação em relação à sua conceituação, passa por três níveis: 1) ação material sem conceituação, mas cujo sistema de esquemas já constitui um saber muito elaborado; 2) conceituação, que tira seus elementos da ação em virtude de suas tomadas de consciência, mas a eles acrescenta tudo o que o conceito comporta de novo em relação ao esquema; 3) abstrações refletidas, constituídas por operações de segunda potência, portanto, operações novas, mas realizadas sobre as operações anteriores [...]" (livro-base, p. 137-138)
	
	D
	O conhecimento envolvido na tomada de consciência é diretamente proporcional ao grau de pensamento reflexivo exigido.
	
	E
	A interiorização leva à construção das explicações físicas e a exteriorização conduz à elaboração das estruturas lógico-matemáticas e todo progresso de um acarreta no progresso do outro  
Questão 3/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“A noção de equilíbrio mecânico exige a constituição preliminar desse instrumento do pensamento adaptado especialmente aos possíveis, ou seja, do pensamento formal [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 116.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a noção de equilíbrio mecânico no pensamento formal, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	É um esquema operatório amplo que aparece no início do período formal.
	
	B
	É um esquema de natureza concreta que refere-se a presença dos agrupamentos.
	
	C
	É um conceito que se refere à equilibração da inversão e da reciprocidade.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A noção de equilíbrio supõe, simultaneamente, a distinção entre a  coordenação íntima de duas formas complementares da reversibilidade: a inversão e a reciprocidade” (livro-base, p. 116).
	
	D
	Uma compensação entre as transformações virtuais de um sistema.
	
	E
	Noções que procedem da noção de probabilidade e de uma estrutura próximas à das proporções.
Questão 4/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“O conhecimento não procede somente a partir do sujeito nem somente do objeto, mas da interação entre os dois”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da, MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 27.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, assinale a alternativa que apresenta corretamente a explicação de Piaget sobre a gênese dos conhecimentos:
Nota: 10.0
	
	A
	Representa uma síntese dialética entre inatismo e construtivismo.
	
	B
	Representa uma síntese dialética entre empirismo e construtivismo.
	
	C
	Representa uma síntese dialética entre empirismo e inatismo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A explicação de Piaget sobre a gênese dos conhecimentos representa uma síntese dialética entre o empirismo e o inatismo" (livro-base, p. 27).
	
	D
	Representa uma síntese dialética entre construtivismo e interacionismo.
	
	E
	Representa uma síntese dialética entre interacionismo e inatismo.
Questão 5/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Os reflexos hereditários de sucção e preensão não preveem hereditariamente essa coordenação, visto que não existe o instinto de chupar o dedo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da.; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 52.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, assinale a alternativa que apresenta corretamente quais são as etapas presentes no desenvolvimento de preensão nos bebês:
Nota: 10.0
	
	A
	Movimentos impulsivos e reflexo puro; reações circulares das mãos; coordenação entre preensão e sucção; noção de objeto e enquanto realiza a preensão; e preensão do que é visto no espaço.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A preensão junto com  a sucção, marca o início dos comportamentos complexos e na preensão estão presentes cinco etapas: Movimentos impulsivos e reflexo puro; reações circulares das mãos; coordenação entre preensão e sucção; noção de objeto e enquanto realiza a preensão; e preensão do que é visto no espaço (livro-base, p. 52).
	
	B
	Movimentos impulsivos; reflexo puro; coordenação entre preensão e sucção; noção de objeto; e preensão do que é visto no espaço
	
	C
	Movimentos reflexos; reações circulares das mãos; coordenação entre preensão e sucção.
	
	D
	Movimentos impulsivos e reflexo puro; noção de objeto e enquanto realiza a preensão; e preensão do que é visto no espaço.
	
	E
	Movimentos impulsivos puros; reações circulares; coordenação; sucção; noção de objeto e preensão.
Questão 6/10 - Epistemologia Genética
Atente para a citação:
“Grandes são as questões de ordem filosófica, sobre a natureza e quanto à validade do conhecimento, que moveram o pensador para
desenvolver tal epistemologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da, MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 20.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, a epistemologia genética é uma área do conhecimento que foi desenvolvida quase inteiramente por um único pensador. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome desse pensador:
Nota: 10.0
	
	A
	Lev Vygotsky.
	
	B
	Jean Piaget.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A epistemologia genética é a área do conhecimento que foi quase inteiramente desenvolvida por um único pensador: Jean Piaget" (livro-base, p. 20).
	
	C
	Robert Sternberg.
	
	D
	Françoys Gagné.
	
	E
	Henry Wallon.
Questão 7/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“A epistemologia genética é uma área do conhecimento que foi quase inteiramente desenvolvida por um único pensador: Jean Piaget”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da.; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 20.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a epistemologia genética e Jean Piaget é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Os problemas que interessavam o jovem Piaget eram próprios da filosofia, porém ele recorreu à psicologia para desenvolver um método científico para abordar esses problemas filosóficos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Embora os problemas que interessavam o jovem Piaget fossem próprios da filosofia (por exemplo, como se passa de um nível elementar de conhecimento para um nível superior) o pensador suíço não estava contente com as soluções meramente especulativas que a filosofia lhe apresentava. Dessa forma, ele recorreu à psicologia para desenvolver um método científico capaz de abordar esses complexos problemas filosóficos [...]" (livro-base, p. 22).
	
	B
	A epistemologia criada por Piaget foi intitulada estágios de desenvolvimento humano.
	
	C
	Epistemologia genética é um campo interdisciplinar do conhecimento que estuda a gênese do pensamento humano desde o nascimento até os dez anos.
	
	D
	Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, na Suíça, em 1896 e desde muito cedo interessou-se pela filosofia.
	
	E
	O primeiro trabalho científico de Jean Piaget foi aos quinze anos de idade e sobre um pardal albino.
Questão 8/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Entre as noções ou operações que o sujeito constrói, aparentemente, da mesma forma, deduzindo-as ou inventando-as durante a pesquisa e após combinações experimentais, há algumas que retornam nas mais diversas situações e diante dos mais variados problemas e que, por meio de análise, apresentam algumas características um pouco diferentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 111.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre as proporções no pensamento formal, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	São um esquema operatório amplo que aparece no início do período formal.
	
	B
	São um esquema de natureza concreta que se referem à presença dos agrupamentos.
	
	C
	São a transição entre os esquemas derivados do reticulado e os que participam da estrutura do grupo.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “As proporções matemáticas insistem em relações duplas x/y = x´/y´. O esquema das proporções representa a transição entre os esquemas derivados do reticulado e os que participam da estrutura do grupo” (livro-base, p. 113).
	
	D
	É uma compensação entre as transformações virtuais de um sistema.
	
	E
	São noções que procedem da noção de probabilidade e de uma estrutura próxima à das proporções.
Questão 9/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Inhelder e Piaget [...] eu destacam que um esquema pode ser tanto uma maneira de proceder quanto um método adotado espontaneamente na ausência de uma decisão consciente ou explícita, ou empregado intencional mente em problemas cuja solução exige um quadro sistemático de combinações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 112.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre as operações combinatórias no pensamento formal, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	É um esquema operatório amplo que aparece no início do período formal.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] as operações combinatórias constituem um esquema operatório muito geral a partir do início do período formal” (livro-base, p. 112).
	
	B
	É um esquema de natureza concreta que se refere à presença dos agrupamentos.
	
	C
	Relações duplas que representam a transição entre os esquemas derivados do reticulado e os que participam da estrutura do grupo.
	
	D
	É uma compensação entre as transformações virtuais de um sistema.
	
	E
	Noções que procedem da probabilidade e de uma estrutura próxima à das proporções.
Questão 10/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Para abordar o complexo problema do conhecimento, que tem interessado filósofos há centenas de anos, Piaget recorreu à biologia. à psicologia, à filosofia, à epistemologia e à lógica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 40.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre o problema do conhecimento, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender como o conhecimento se desenvolve de um nível inferior para um nível mais desenvolvido.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "O objetivo central na obra de Piaget foi resolver o problema do conhecimento, ou seja, como ocorre a 'passagem de um conhecimento inferior ou mais pobre a um saber mais rico (em compreensão e em extensão)' [...]" (livro-base, p. 40).
	
	B
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender a relação do conhecimento com o comportamento adquirido.
	
	C
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender como a linguagem faz a mediação entre a aprendizagem e as relações sociais.
	
	D
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender como o conhecimento é mediado pelo comportamento e pela linguagem.
	
	E
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender como o ambiente controla a aprendizagem.
Questão 1/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Embora os problemas que interessavam o jovem Piaget fossem próprios da filosofia, o pensador suíço não estava contente com as soluções meramente especulativas que a filosofia lhe apresentava”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 22.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a epistemologia genética, de Piaget, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É um campo interdisciplinar do conhecimento que estuda a gênese do pensamento humano desde o nascimento até a idade adulta.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "[...] ele [Jean Piaget] recorreu à psicologia para desenvolver um método científico capaz de abordar esses complexos problemas filosóficos (Piaget 1983). Assim surgiu a epistemologia, criada por Piaget e intitulada epistemologia genética, um campo interdisciplinar do conhecimento que estuda a gênese do pensamento humano
desde o nascimento até a idade adulta" (livro-base, p. 22).
	
	B
	Baseia-se na ideia de que o ser humano tem um período específico para o melhor desenvolvimento de habilidades e características da personalidade.
	
	C
	É um processo dinâmico que engloba avaliação e acompanhamento abrangentes e contínuos.
	
	D
	É um campo que demonstra a mediação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
	
	E
	É um processo que faz parte do cotidiano do ser humano e está ligada à reprodução de fatos vivenciados anteriormente.
Questão 2/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Para abordar o complexo problema do conhecimento, que tem interessado filósofos há centenas de anos, Piaget recorreu à biologia. à psicologia, à filosofia, à epistemologia e à lógica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 40.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre o problema do conhecimento, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender como o conhecimento se desenvolve de um nível inferior para um nível mais desenvolvido.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "O objetivo central na obra de Piaget foi resolver o problema do conhecimento, ou seja, como ocorre a 'passagem de um conhecimento inferior ou mais pobre a um saber mais rico (em compreensão e em extensão)' [...]" (livro-base, p. 40).
	
	B
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender a relação do conhecimento com o comportamento adquirido.
	
	C
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender como a linguagem faz a mediação entre a aprendizagem e as relações sociais.
	
	D
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender como o conhecimento é mediado pelo comportamento e pela linguagem.
	
	E
	O objetivo de Piaget ao desenvolver sua teoria foi entender como o ambiente controla a aprendizagem.
Questão 3/10 - Epistemologia Genética
Atente para a citação:
“Grandes são as questões de ordem filosófica, sobre a natureza e quanto à validade do conhecimento, que moveram o pensador para desenvolver tal epistemologia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da, MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 20.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, a epistemologia genética é uma área do conhecimento que foi desenvolvida quase inteiramente por um único pensador. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome desse pensador:
Nota: 10.0
	
	A
	Lev Vygotsky.
	
	B
	Jean Piaget.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A epistemologia genética é a área do conhecimento que foi quase inteiramente desenvolvida por um único pensador: Jean Piaget" (livro-base, p. 20).
	
	C
	Robert Sternberg.
	
	D
	Françoys Gagné.
	
	E
	Henry Wallon.
Questão 4/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Por volta dos 7 anos de idade, ocorre um fato decisivo no desenvolvimento da inteligência na criança: [de acordo com o Piaget,] 'as ações interiorizadas ou contextualizadas com as quais o sujeito tinha até aqui de se contentar adquirem o lugar de operações enquanto transformações reversíveis que modificam certas variáveis e conservam as outras a título de invariantes' [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da, MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 65.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, assinale a alternativa que apresenta o período no qual a criança percebe se algo foi acrescentado ou retirado, se há compensação pela altura ou largura e se há reversibilidade por inversão:
Nota: 10.0
	
	A
	Período operatório formal.
	
	B
	Período pré-operatório
	
	C
	Período sensório-motor
	
	D
	Período pré-operatório concreto
	
	E
	Período operatório concreto
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque, no período operatório concreto, a criança percebe no conjunto se algo foi acrescentado ou retirado, se há compensação pela altura ou largura e se há reversibilidade por inversão. De acordo com o livro-base: “Tomando como exemplo o transvasamento das pérolas citado na seção anterior, que trata do período pré-operatório, observa-se que a criança desse período percebe a conservação do conjunto e apresenta três argumentos: 1) nada foi acrescentado ou retirado (operação idêntica); 2) a largura do novo copo é compensada pela altura (reversibilidade por reciprocidade das relações); 3) a operação da passagem das pérolas do recipiente A para B pode ser corrigida pela operação inversa (reversibilidade por inversão) [...]” (livro-base, p. 66).
Questão 5/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“O conhecimento não procede somente a partir do sujeito nem somente do objeto, mas da interação entre os dois”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da, MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 27.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, assinale a alternativa que apresenta corretamente a explicação de Piaget sobre a gênese dos conhecimentos:
Nota: 10.0
	
	A
	Representa uma síntese dialética entre inatismo e construtivismo.
	
	B
	Representa uma síntese dialética entre empirismo e construtivismo.
	
	C
	Representa uma síntese dialética entre empirismo e inatismo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A explicação de Piaget sobre a gênese dos conhecimentos representa uma síntese dialética entre o empirismo e o inatismo" (livro-base, p. 27).
	
	D
	Representa uma síntese dialética entre construtivismo e interacionismo.
	
	E
	Representa uma síntese dialética entre interacionismo e inatismo.
Questão 6/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Inhelder e Piaget [...] comentam que não é suficiente assinalar as diferenças entre as operações concretas e formais, mas compreender o que leva o sujeito, por volta de 11 ou 12 anos, a construir efetivamente os conjuntos das partes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 86.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a transição das operações concretas para as operações formais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ocorre de maneira gradual por meio de múltiplas transições.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Inhelder e Piaget [...] destacam que a passagem das operações concretas para as formais não ocorre por um salto brusco, mas por múltiplas transições pelas quais o sujeito vai passar [...]” (livro-base, p. 87).
	
	B
	Ocorre de maneira brusca e abrupta.
	
	C
	Ocorre de maneira simultânea às transformações de pensamento.
	
	D
	Ocorre de maneira controlada pelo ambiente.
	
	E
	Ocorre de uma maneira aleatória ao período.
Questão 7/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Inhelder e Piaget [...] eu destacam que um esquema pode ser tanto uma maneira de proceder quanto um método adotado espontaneamente na ausência de uma decisão consciente ou explícita, ou empregado intencional mente em problemas cuja solução exige um quadro sistemático de combinações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 112.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre as operações combinatórias no pensamento formal, assinale a alternativa correta:
Nota:
10.0
	
	A
	É um esquema operatório amplo que aparece no início do período formal.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] as operações combinatórias constituem um esquema operatório muito geral a partir do início do período formal” (livro-base, p. 112).
	
	B
	É um esquema de natureza concreta que se refere à presença dos agrupamentos.
	
	C
	Relações duplas que representam a transição entre os esquemas derivados do reticulado e os que participam da estrutura do grupo.
	
	D
	É uma compensação entre as transformações virtuais de um sistema.
	
	E
	Noções que procedem da probabilidade e de uma estrutura próxima à das proporções.
Questão 8/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“A epistemologia, criada por Piaget e intitulada epistemologia genética, é um campo interdisciplinar do conhecimento que estuda a gênese do pensamento humano desde o nascimento até a idade adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da.; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 31.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, por que a epistemologia genética de Piaget não pode ser considerada uma disciplina filosófica? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Porque se afasta da especulação quando analisa a gênese das estruturas e dos conceitos científicos e busca esclarecer, por meio processos fundamentais para a formação do conhecimento.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A epistemologia genética criada Piaget não é uma disciplina filosófica como a epistemologia tradicional porque se afasta da especulação quando analisa a gênese das estruturas e dos conceitos científicos e busca esclarecer, por meio processos fundamentais para a formação do conhecimento" (livro-base, p. 30).
	
	B
	Porque é uma ciência como as outras e analisa a gênese das estruturas e dos conceitos científicos.
	
	C
	Porque não é considerada  uma matéria interdisciplinar que se ocupa de todas as ciências e busca esclarecer, por meio de processos fundamentais, a formação do conhecimento.
	
	D
	Porque não está entre as teorias filosóficas, pois não retira delas os grandes problemas em que irá se debruçar.
	
	E
	Porque descarta a possibilidade de se enquadrar entre as teorias científicas que fornecem a metodologia científica para abordar os problemas.
Questão 9/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Os estudos de Piaget sobre a evolução dos possíveis na criança mostram que, no início, há uma indiferenciação entre o real, o possível e o necessário”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da.; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 143.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a evolução dos possíveis, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os objetos de conhecimento inicialmente surgem à criança como a realidade = necessidade = inúmeras possibilidades.  
	
	B
	Piaget denomina pseudonecessidades ou pseudoimpossibilidades a indiferenciação entre o real, o possível e o necessário, acrescentando que são exclusivas das crianças.
	
	C
	Piaget informa que, para atingir novos possíveis é suficiente imaginar processos que visam a um objetivo qualquer com otimização ou redução a uma busca de variações.
	
	D
	Piaget identifica dois estágios do desenvolvimento das necessidades: as pré-necessidades e as conecessidades.
	
	E
	Para compreender as relações entre a necessidade e a integração, Piaget distingue três dimensões possíveis da necessidade: determinação, aprofundamento e amplificação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Para compreender as relações entre a necessidade e a integração, é útil distinguir as três dimensões possíveis da necessidade, conforme exposto no Quadro 3.5, a seguir:
"
(livro-base, p. 153).
Questão 10/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“A chamada experiência física e a lógico-matemática representam a experiência com os objetos, e foram utilizadas para explicar o desenvolvimento de um período ao outro, através de quatro fatores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 156.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro fatores que explicam o desenvolvimento de um período ao outro:
Nota: 10.0
	
	A
	Equilibração, atenção, transmissão emocional e aprofundamento.
	
	B
	Maturação do sistema nervoso, experiência com objetos, transmissão social e equilibração.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Para explicar o desenvolvimento de um período ao outro, Piaget se utilizou de quatro fatores: maturação do sistema nervoso, experiência com os objetos, transmissão social e equilibração ou autorregulação” (livro-base, p. 155).
	
	C
	Maturação do sistema límbico, transmissão emocional, aprofundamento e autorregulação.
	
	D
	Experiências externas, integração, maturação cognitiva e lógica.
	
	E
	Maturação do sistema óptico, experiência emocional, transmissão latitudinal e desequilíbrio.
Questão 1/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Assim, ressaltamos que o andaime não deve ser fixo, mas ajustado ao grau dc competência do aprendiz, ao qual vai se adequando à medida que o aluno constrói seu conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da, MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 174.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, com base nas teorias de Piaget, assinale a alternativa que apresenta o corretamente quais são os papéis de ajuda e suporte desempenhados pelo professor:
Nota: 10.0
	
	A
	Disponibilizar modelos prontos de aprendizagem.
	
	B
	Recompensar os alunos mais inteligentes.
	
	C
	Atrair o interesse do aluno, dividir as tarefas em passos, simplificando-os e controlar a frustração do aluno durante as resoluções das tarefas.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] indicamos algumas características da ajuda e do suporte que o professor oferece: atrair o interesse do aluno para a atividade; simplificar a tarefa em passos e subpassos; [...] oferecer um modelo idealizado das ações a serem concretizadas, indicar discrepâncias críticas entre a atuação do  aluno e esse modelo; controlar a frustração e o risco do processo de resolução da tarefa” (livro-base, p. 175).
	
	D
	Reforçar a dependência dos alunos na relação com o professor.
	
	E
	Oferecer modelos prontos de aprendizagem.
Questão 2/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“A prova de seriação é uma importante prova piagetiana. Seriar significa ordenar as diferenças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 206.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a prova de seriação, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O principal objetivo da prova de seriação é verificar se houve mudança de critério na seriação.
	
	B
	O principal objetivo da prova de seriação é analisar se há quantificação de inclusão de classes.
	
	C
	O principal objetivo da prova de seriação é elaborar estratégias de mudança de pensamento.
	
	D
	O principal objetivo da prova de seriação é observar se o sujeito utiliza um método operativo para ordenar diferenças.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Seriar significa ordenar as diferenças. [De acordo com o exposto Figura 5.6
– Provas de seriação: mapa conceitual:] [...] As provas de seriação tem como objetivo]observar se o sujeito utiliza um método operatório para construir a seriação, por exemplo: [a] construção de uma escada de palitos]” (livro-base, p. 206).
	
	E
	O principal objetivo da prova de seriação é verificar se diante da resposta certa o participante muda a resposta.
Questão 3/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Com suas pesquisas, Piaget concluiu que existem diferenças quanto ao respeito às regras em crianças de idades diferentes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 183.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a teoria do juízo moral, quando o propósito e as consequências das regras são consideradas pela criança, e a obrigação é baseada na reciprocidade, é correto afirmar que isso se chama de:
Nota: 10.0
	
	A
	Heteronomia.
	
	B
	Anomia.
	
	C
	Autonomia moral.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Na fase da autonomia moral, o propósito e as consequências das regras são consideradas pela criança, e  a obrigação é baseada na reciprocidade. A criança se caracteriza pela moral da igualdade ou de reciprocidade, percebendo as regras como estabelecidas e mantidas pelo consenso social. Nesse sentido, Piaget constatou que, por volta dos 10 anos, ela passa a perceber a regra como o resultado de uma livre decisão digna de respeito, a qual pode ser modificada, desde que seja mutuamente consentido [...]" (livro-base, p. 183). 
	
	D
	Construtivismo pós-piagetiano.
	
	E
	Empirismo.
Questão 4/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Segundo Grossi e Bordin [...], o construtivismo pós-piagetiano é um novo e sólido paradigma sobre aprendizagem o qual acrescenta aos dois polos clássicos (sujeito e meio) o meio social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 181.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre o construtivismo pós-piagetiano, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O construtivismo pós-piagetiano é uma junção dos estudos de Piaget e de Chomsky.
	
	B
	A interação social é vista como peça-chave na construção do conhecimento.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "[...] a interação social exerce um importante papel para a construção do conhecimento" (livro-base, p. 181).
	
	C
	O conflito sociocognitivo é desprezado pelo construtivismo pós-piagetiano.
	
	D
	O construtivismo pós-piagetiano não incorpora contribuições de outras fontes como o lugar de desejo.
	
	E
	A aprendizagem humana é resultado de uma construção empírica, desconsiderando relações sociais.
Questão 5/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Cabe o professor, ainda, conduzir a criança na transição da anomia para a heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 184.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a teoria do juízo moral, de Piaget, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Auxilia o educador a compreender que deve desenvolver as mesmas atividades para todas as faixas etárias.
	
	B
	Auxilia o educador a priorizar o controle disciplinar das crianças no momento da atividade desenvolvida.
	
	C
	Auxilia o educador a retirar os suportes dados aos alunos independentemente da faixa etária ou do estágio de aprendizagem.
	
	D
	Auxilia o educador a entender que há determinadas formas de lidar com crianças de diferentes faixas etárias.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[A teoria do juízo moral explica como as crianças de diferentes idades assimilam regras;] [...] cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e faixas etárias” (livro-base, p. 183-184).
	
	E
	Auxilia o educador a desconsiderar o espaço utilizado para as atividades com as crianças.
Questão 6/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Para Santos [...], o método clínico piagetiano é um método de livre conversação sobre um tema dirigido pelo interrogador, que orienta o curso do interrogatório e é dirigido pelas respostas do sujeito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 196.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética, relacione cada método clínico piagetiano aos seus respectivos objetivos:
1. Pergunta exploratória.
2. Pergunta justificativa.
3. Pergunta contra-argumentativa.
( ) Tem como objetivo saber o ponto de vista e a legitimidade das ideias do investigado.
( ) Tem como objetivo aflorar a estrutura do sujeito.
( ) Tem como objetivo verificar se as respostas são variáveis ou não.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 1 – 3. De acordo com o livro-base: “1. Exploratórias: têm como objetivo fazer aflorar a estrutura do sujeito por meio das perguntas que o interrogador lhe faz; 2. justificativas: objetivam saber o ponto de vista e a legitimidade das ideias do investigado; 3. contra-argumentativas: buscam descobrir se as respostas obtidas são variáveis ou não, bem como qual é o grau de equilíbrio entre a ação e a reação do sujeito diante de uma problemática” (livro-base, p. 196).
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	3 – 1 – 2.
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	1 – 2 – 3.
Questão 7/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Uma ideia captura a essência dos postulados do construtivismo piagetiano: o andaime de aprendizagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 173.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre o exemplo do andaime da aprendizagem que captura a essência do construtivismo piagetiano, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O aluno é o pedreiro que, ao construir a parede do conhecimento, apoia-se no andaime que é o professor.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Ao se pensar o papel do professor como um mediador entre o aluno e o conteúdo a ser aprendido, é possível metaforizar essa relação da seguinte forma: o aluno como um pedreiro que constrói uma parede (conhecimento), sendo que apoiado por um suporte (andaime), que, nessa concepção, seria o professor” (livro-base, p. 173).
	
	B
	O professor é o pedreiro que se apoia no andaime, que é o aluno, para construir o muro do conhecimento.
	
	C
	O aluno e o professor são os pedreiros que constroem em conjunto o muro.
	
	D
	O aluno é o pedreiro e o professor é o muro, sendo que o andaime do conhecimento é uma forma de o aluno alcançar o mesmo nível que o professor.
	
	E
	O aluno é, ao mesmo tempo, pedreiro e andaime na construção de seu conhecimento.
Questão 8/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Piaget alerta para o fato de que não se deve pensar a aplicação das provas visando à classificação dos sujeitos, mas para descobrir a organização de seu pensamento em dado momento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da; MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 207.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre as provas piagetianas, assinale a alternativa
correta:
Nota: 0.0
	
	A
	O profissional, ao utilizar as provas, deve conversar com os responsáveis da criança que passará pelo procedimento.
	
	B
	O profissional, ao utilizar as provas, deve preparar um momento de relaxamento antes de iniciá-las.
	
	C
	O profissional, ao utilizar as provas, deve encontrar pontos conectivos de aprendizagem.
	
	D
	O profissional, ao utilizar as provas, deve verificar se a resposta do participante se alterna durante a prova.
	
	E
	O profissional, ao utilizar as provas, deve preparar bem o material que será utilizado, preferencialmente realizando primeiro um estudo-piloto.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Para a aplicação das provas, primeiramente, é necessário preparar bem o material que será utilizado em cada avaliação. [...] Antes da aplicação das provas é interessante fazer um estudo-piloto com poucos sujeitos” (livro-base, p. 207-208).
Questão 9/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
“Com suas pesquisas, Piaget concluiu que existem diferenças quanto ao respeito às regras em crianças de idades diferentes, distinguindo as fases de anomia, heteronomia e autonomia moral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da, MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 183.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia Genética sobre as formas como as crianças relacionam-se com as regras entendidas em cada fase, relacione as fases às formas de compreendê-las:
1. Fase de anomia.
2. Fase de heteronomia.
3. Fase de autonomia moral.
( ) As regras são reconhecidas pela criança como absolutas e imutáveis.
( ) As regras não são um conceito já desenvolvido na criança.
( ) As regras são estabelecidas a partir de um consenso social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	2 – 3 – 1.
	
	B
	1 – 2 – 3.
	
	C
	2 – 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 1 – 3. De acordo com o livro-base: “[1] Na fase de anomia, a criança está  fora do universo moral e não tematiza a moral em seu dia a dia. [2] Na fase de heteronomia, a criança percebe as regras como absolutas e imutáveis, como se tivessem origem divina. Isto é, ela julga a ação como boa ou não com base nas  consequências dos atos, e não nas intenções do autor da ação [...]. Nesse sentido, tende a considerar que sempre que alguém é punido, é porque deve ter feito algo de errado, assumindo uma conexão entre a punição e o erro. Uma criança de 6 anos dirá, provavelmente, que alguém que quebrou dez copos acidentalmente é mais culpado do que alguém que quebrou um copo de propósito [...]. [3] Na fase da autonomia moral, o propósito e as consequências das regras são consideradas pela criança, e a obrigação é baseada na reciprocidade. A criança se caracteriza pela moral da igualdade ou de reciprocidade, percebendo as regras como  estabelecidas e mantidas pelo consenso social. Nesse sentido, Piaget constatou que, por volta dos 10 anos, ela passa a perceber a regra como o resultado de uma livre decisão digna de respeito, a qual pode ser modificada, desde que seja mutuamente  consentido [...]” (livro-base, p. 183).
	
	D
	3 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 3 – 2.
Questão 10/10 - Epistemologia Genética
Leia o fragmento de texto:
"Ao se pensar o papel do professor como um mediador entre o aluno e o conteúdo a ser aprendido, é possível metaforizar essa relação da seguinte forma: o aluno como um pedreiro que constrói urna parede (conhecimento), sendo apoiado por um suporte (andaime), que, nessa concepção, seria o professor".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, W. da, MOCELIN, M. R. Epistemologia genética. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 173.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia genética sobre a prática orientada, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Responsabilidade total do professor no ensino.
	
	B
	Responsabilidade total do aluno no aprendizado.
	
	C
	Responsabilidade compartilhada entre aluno e escola.
	
	D
	Responsabilidade compartilhada entre escola e professor.
	
	E
	Responsabilidade compartilhada entre professor e aluno.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. A prática orientada é desenvolvida quando aluno e professor partilham a responsabilidade na tarefa escolar. De acordo com o livro-base: “Salientamos que, ao considerar a proporção da responsabilidade referente à realização de uma tarefa escolar, é possível pensar em duas situações: responsabilidade total do professor — o que se denomina ensino, modelagem ou demonstração; responsabilidade  total do aluno — o que se denomina prática ou aplicação. No entanto, entre esses extremos, há uma terceira situação: responsabilidade compartilhada por professor e  aluno — o que se denomina prática orientada” (livro-base, p. 177).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando