Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os Desafios do Século XXI
 Essa crítica é baseada em estudos de artigos de diferentes autores para mostra o principal ponto de vista dos desafios de século XXI e o quanto o mundo deverá mudar radicalmente tendo em vista sua de hoje.
 Para entendermos melhor a questão dos desafios é preciso entender o planejamento ambiental que hoje é um dos principais assuntos tratados pelos chefes de estado para o futuro, e é nesse entendimento que falaremos dos principais pontos.
 Globalização; Aquecimento global; Aumento do volume de informações; Sustentabilidade. 
Desafio número 1: Globalização:
 Em nossa pesquisa vimos que a globalização é vista como um processo económico, político, social e cultural ela marcou as últimas décadas do século XX e o início do século XXI, através daí foi gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo que permitia expandir mercados dos países centrais desenvolvidos pois os mercados internos já estavam saturados.
 Com essa necessidade levou as nações a, aos poucos, começarem a abrir-se para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia económica do liberalismo. Porem uma contrapartida veio afetando todas as a areais da sociedade, principalmente as comunicações, o comércio internacional e a liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do mundo.
Desafio número 2: Aquecimento global
 Sem dúvida nenhuma o aquecimento global é um dos mais preocupantes desafios e ao falar desse problema é possível afirmar que que a humanidade está caindo em decadência pelos principais fatos que podemos citar como: o efeito estufa, as chuvas ácidas e a destruição da camada de ozônio. Juntos, esses fenômenos podem ocasionar a intensificação do Aquecimento Global e provocar sérios danos às sociedades e à natureza.
Desafio número 3: Aumento do volume de informações;
 Para esse desafio uma pergunta muito importante analisamos para entender o aumento do volume de informações: vamos sobreviver a sobrecarga de informações?
 Devido à grande utilização pela internet hoje um fator crítico é visto com peso de preocupação a sociedade. Isso é ocasionado pelo avanço tecnológico, gerando maior interatividade e dinamização nos fluxos de informação no mundo, rompendo o limite próprio aos meios de comunicação de massa e promovendo a participação ao acesso de produtos e informações. Por consequência, desencadeou-se um estado caótico devido ao grande volume de informações, trazendo impactos significativos no processo de busca e recuperação da informação.
Desafio número 4: Sustentabilidade.
 Todos os desafios citados acima se agregam a um ponto principal a sustentabilidade talvez esse seja a principal chave de entendermos que se ligarmos os principais desafios do Século XXI chegaremos a conclusão que a sustentabilidade é a solução para todos os erros cometido pela humanidade e entender que precisamos seguir os mandamentos que ela nos ensina (Minimizar os efeitos da mudança climática no Planeta, Reduzir o consumo de energia para garantir o fornecimento futuro, Eliminar desperdício e preservar os recursos naturais, Garantir saúde e bem-estar.
 E para finalizar essa crítica gostaria se citar o texto de (Mônicra Christi) um simples texto que se paramos para pensar em tudo que estamos vivendo podemos concluir que temos a resposta, temos a os estudos necessários mais nos falta algo muito importante, a iniciativa a boa vontade, ler entender e colocar em pratica .
“Com boa vontade é possível associar sustentabilidade e economia à promoção de qualquer vida”. (Mônicra Christi) Pedagoga, Artista Plástica,Escritora, Poetisa.