Buscar

Atv 1 - Antropologia e cultura brasileira

Prévia do material em texto

O Brasil foi construído através das misturas de etnias e raças, onde, o índio já colonizado em seu país onde não foi descoberto, pois, já existia e era habitado pelos índios, muito antes mesmo dos primeiros estrangeiros pisarem nessas terras.
Os interesses há princípio não era dos portugueses se tornarem amigos dos índios mas, desbravar as riquezas naturais onde este país ainda desconhecido poderia proporcionar a Portugal (nada diferente dos dias atuais onde outros países a todo custo querem obter a soberania da Amazônia e que o atual presidente defende o óbvio mas para a oposição insensata do Brasil, quem deve obter a soberania das nossas riquezas naturais, são os outros países), daí em diante, foram conquistando a confiança dos habitantes e oferecendo objetos desconhecidos e novos para os índios em troca de seus produtos locais e conhecimentos medicinais de algumas ervas, especiarias, plantas, árvores etc.
Através destas relações, o rei de Portugal viu uma oportunidade de vir para o Brasil e explorar o país, trazendo consigo os escravos africanos, que na realidade não foi o branco que escravizou o preto, foi o negro que escravizou o negro e vendeu pro branco na costa, os escravos vendidos eram em sua grande maioria prisioneiros de guerra. Esses prisioneiros eram geralmente de uma tribo vizinha inimiga, e não eram considerados como “um deles”. No caso em que os escravos eram criminosos, muitos eram vendidos porque dessa maneira não corriam o risco de ele voltar a cometer crimes naquela área, uma vez que esses povos africanos não tinham sequer um sistema prisional, enfim, assim foi sendo construído o povo brasileiro.
Onde cada estado deste país tem um povo que tem influência maior de determinado país, Bahia tem uma forte influência dos africanos, desde a religião até a comida que são considerada uma das melhores gastronomia do país senão até mesmo do mundo, Rio Grande do Sul tem influência dos imigrantes europeus, a arquitetura do Recife tem um influência Holandês. 
Se não houvesse todos esses contrastes históricos de luta, batalha e conquistas, o Brasil não seria o que é hoje, um dos países melhores para se viver mesmo com todas as adversidades que nos deparamos no dia-a-dia, muita ainda tem que ser feito nas questões raciais, de respeitos as religiões seja qual religião for, as conquistas femininas entre outras coisas. O Brasil é o melhor lugar para se viver, pois somos o povo mais acolhedor e sabemos viver bem, esse é o Brasil, o Brasil somos nós.

Continue navegando