Buscar

Avaliação Discursiva - Didática e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jessica Silva dos Passos (1984532)
	Disciplina:
	Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LED01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649079) ( peso.:4,00)
	Prova:
	25312470
	1.
	Os portugueses foram os nossos colonizadores. Sendo assim, eles trouxeram consigo sua cultura e, com ela, a língua portuguesa. Podemos afirmar que, até o século XVIII, o português não era a língua oficial, e durante os dois primeiros séculos da nossa colonização,  não fazia parte do currículo. Já nas décadas de 50 e 60, do século XX, o ensino passa por grandes transformações, que ocorreram, principalmente, pela abertura das escolas para todas as classes sociais. Sendo assim, disserte sobre o contexto educacional da época. ( * Máximo 4000 caracteres )
O nível de escolarização dos brasileiros ainda era baixíssimo no início do século XX. Somente a partir das décadas de 50 e 60 do século XX o ensino passa por transformações. Mas isso não significou uma mudança na forma de conceber o ensino da língua portuguesa no ambiente escolar e social. Este mesmo seguiu oferecendo o estudo das normas, das regras gramaticais, da forma culta da língua que, de certo modo, até hoje é tida como "correta" e "adequada" para alguns. É importante salientar também que, naquele período, o professor era considerado o "dono do saber" e não um mediador do aprendizado. 
Ainda neste período houve uma depreciação da função docente. Os salários diminuíram, o prestígio que antes esses profissionais possuíam foi consideravelmente reduzido (nada muito diferente dos dias atuais), as salas ficaram lotadas (o que hoje se observa de modo contrário, pois há uma grande evasão escolar) e não havia recursos para ampliar os espaços ou para o incremento de escolas, deixando as condições de trabalho difíceis quando não precárias. Então, para "compensar" estas perdas, aqueles profissionais passaram a buscar formas de facilitar o trabalho. Uma dessas formas foi apoiar o processo de ensino e aprendizagem no livro didático, usando-o, exclusivamente, sem complementar ou ampliar o que lá estava.
	2.
	A avaliação deve nortear o trabalho do docente, ela deve ser utilizada para orientar a aprendizagem escolar dos alunos. Assim, alguns instrumentos são utilizados para que a avaliação possa ser aplicada de maneira adequada. Os instrumentos de avaliação devem ser escolhidos de acordo com o objetivo do professor no momento de avaliar. Disserte sobre instrumentos de avaliação. ( * Máximo 4000 caracteres )
Os instrumentos de avaliação possibilitam o acompanhamento da aprendizagem do aluno, visto que expressam o que o aluno aprendeu, deixou de aprender ou ainda precisa aprender. Os instrumentos apresentam registros de diferentes naturezas: expresso pelo próprio aluno (provas, cadernos, textos e outros) ou expresso pelo professor (pareceres, registro de observação, fichas e outros). Há instrumentos de avaliação que são mais utilizados e precisam ser refletido quanto a sua elaboração; adequação aos objetivos, conteúdo e metodologia; aplicabilidade; correção e devolução dos resultados.

Continue navegando