Buscar

didática e ensino da língua portuguesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LED01)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669084) ( peso.:1,50)
	Prova:
	31999483
	Nota da Prova:
	4,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Quando abordamos o termo "alfabetização" este se apresenta como um conceito bastante conhecido e familiar. É possível que qualquer pessoa responda que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Sobre o método de alfabetização adotado no Brasil durante boa parte do século XX, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A partir dos anos 60 chegam ao Brasil os estudos linguísticos e passa-se a incluir nos cursos de Letras a disciplina de Linguística.
	 b)
	Foi a partir dos anos 60 que surgiu um novo termo associado à alfabetização: o letramento.
	 c)
	Foi o processo de codificação/decodificação responsável por gerar o chamado analfabetismo funcional.
	 d)
	O conceito de analfabetismo funcional, inicialmente, associava-se àqueles que não dominavam a escrita.
	2.
	Com base na inserção da disciplina de língua portuguesa no Brasil, podemos citar que foi Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho) o responsável por realizar várias reformas em Portugal entre os anos de 1750 e 1777. Essas reformas tinham como objetivo modernizar o país e também propiciar maior rendimento das colônias, para que o processo de exploração aumentasse. Baseando-se nessas questões e no período vivenciado, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	No período de 1750 e 1777 não havia a disciplina de língua portuguesa.
	 b)
	No período de 1750 e 1777 havia a disciplina de língua portuguesa para os falantes da colônia, bem como aulas de poética e gramática.
	 c)
	No século XVIII, com algumas reformas já efetivadas, foi criada a disciplina de língua portuguesa.
	 d)
	No século XIX, a disciplina de língua portuguesa estruturava-se em torno do ensino de gramática e retórica e já era ofertada para todos os estudantes.
	3.
	Toda ação que não é planejada, está fadada ao insucesso. O plano de aula é a descrição do que será realizado em sala, justamente para evitar que imprevistos e ocasiões indesejadas ocorram. Portanto, ele é fundamental para o professor. Qualquer que seja o modelo de plano a ser adotado, quatro componentes são indispensáveis. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os procedimentos de avaliação referem-se à previsão dos instrumentos que serão utilizados para a avaliação dos alunos e dos processos como um todo.
	 b)
	Os objetivos são definidos pelo professor depois que a aula finaliza.
	 c)
	Os procedimentos de ensino referem-se à a descrição com detalhes do que será realizado em determinada aula, bem como do material que será utilizado.
	 d)
	Os conteúdos são os itens ou subitens que estão no conteúdo programático. Eles já estão esboçados no plano de ensino.
	4.
	Quando abordamos o termo "alfabetização" este se apresenta como um conceito bastante conhecido e familiar. É possível que qualquer pessoa responda que alfabetizar corresponde à ação de ensinar a ler e a escrever. Sobre o método de alfabetização adotado no Brasil durante boa parte do século XX, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi o processo de codificação/decodificação responsável por gerar o chamado analfabetismo funcional.
(    ) O conceito de analfabetismo funcional, inicialmente, associava-se àqueles que não dominavam a escrita.
(    ) Foi a partir dos anos 60 que surgiu um novo termo associado à alfabetização: o letramento.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	5.
	No processo de colonização, foram os portugueses os nossos conquistadores e, desde o processo de colonização que passamos, eles trouxeram consigo toda a sua cultura. A língua portuguesa chegou ao Brasil por meio do processo de colonização, sendo que antes desse período, no Brasil, havia a predominância de línguas indígenas entre os falantes. Marquês de Pombal foi o responsável por realizar várias reformas em Portugal entre os anos de 1750 e 1777. Essas reformas tinham como objetivo modernizar o país e também propiciar maior rendimento das colônias, para que o processo de exploração aumentasse. No decorrer dessas reformas, a língua portuguesa foi oficializada no Brasil e passou a ser ensinada nas escolas aos falantes e, a partir disso, foi alvo de muito estudo. Sobre o exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Anteriormente aos anos 1960, no Brasil, a língua era pesquisada por dois grupos de estudiosos, sendo eles os gramáticos e os filólogos.
II- Ao estudar a língua, os gramáticos se concentravam em pesquisar a origem e a evolução histórica da língua.
III- Ao estudar a língua, os filólogos se concentravam em estudar as normas que regem a língua falada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Durante o período que compreende os dois primeiros séculos de nossa colonização, a língua portuguesa não fazia parte do currículo. A língua portuguesa era utilizada apenas como um instrumento de alfabetização, sendo que, posteriormente, o latim seria utilizado em ambientes acadêmicos. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta fatores que contribuíram para tal situação:
	 a)
	A língua não tinha muito valor cultural.
	 b)
	A língua promovia satisfatoriamente intercâmbio social.
	 c)
	A língua portuguesa era a língua oficial para os estudos.
	 d)
	Os indivíduos que se escolarizavam não pertenciam à elite.
	7.
	O mundo de hoje sofre muitas transformações todos os dias. São muitas as mudanças, novidades e inovações lançadas a todo o momento. Quando se fala em educação, podemos dizer que as mudanças obedecem a um ritmo mais lento. São vários os fatores que contribuem para tal afirmação. Com base no exposto, analise as opções a seguir e assinale a alternativa CORRETA sobre o que contribui para que as mudanças na educação ocorram em ritmo mais lento:
	 a)
	Os salários dos profissionais da educação é o que mais contribui para que as mudanças na educação ocorram em ritmo mais lento.
	 b)
	Os investimentos do governo demoram a chegar ao seu destino. Além disso, há diversos entraves burocráticos, sendo este um dos entraves para mudanças na educação.
	 c)
	A inclusão dos alunos com deficiência na rede regular de ensino é o que desacelera o processo de mudança na educação.
	 d)
	A falta de formação continuada para os profissionais da educação é o que mais contribui para o crescimento da qualidade da educação.
	8.
	Sabe-se que a alfabetização e o letramento são processos que caminham lado a lado quando se pensa em ensino e aprendizagem de língua. Letramento designa as diferentes práticas sociais mediadas pela língua escrita. São as práticas de leitura e escrita que ocorrem nos mais diversos domínios da sociedade, como no mundo do trabalho, da família, da participação social, da publicidade e, também, da escola, instituição que trabalha intencionalmente com o ensino da língua escrita. A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nos dias atuais, há quem seja alfabetizado e não seja letrado.
(    ) Nos dias atuais, saber ler e escrever é sinônimo de ler o mundo.
(    ) Nos dias atuais, saber ler e escrever significa muito mais que codificar e decodificar signos linguísticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	9.
	A palavra currículo, de maneira simplista, significa curso a ser seguido. No entanto, várias questões filosóficas, sociais, culturais e ideológicas estão relacionadas a este termo.Com o decorrer do tempo, as concepções de currículo também sofreram alterações. A esse respeito, sobre as teorias críticas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Adotam um viés multiculturalista, em que o currículo deve ter como base o reconhecimento das diversas realidades culturais, considerando o "outro" e seus elementos representacionais.
	 b)
	Consideram o currículo um produto, um conjunto de conhecimentos a transmitir e que não podem ser questionados. De acordo com essa concepção, o ensino ocorre de forma mecanicista, desvinculado da realidade e sem considerar as experiências dos alunos.
	 c)
	Passaram a considerar que dentro dos espaços educacionais também havia injustiças e desigualdade social. Assim, as relações de poder e as questões culturais deveriam ser levadas em conta ao selecionar os conteúdos. O currículo, nesta concepção, traduzia as ideologias que circulavam na sociedade em que ele estaria inserido.
	 d)
	São influenciadas pela teoria Taylor-fordista e busca a formação de "operários". A perspectiva do ensino era voltada para a instrumentalização para o trabalho e a escola de certa forma reproduzia o funcionamento da fábrica.
	10.
	Por volta das décadas de 50 e 60 no século XX, o ensino passou por grandes transformações e isso se deve, principalmente, à abertura das escolas para todas as classes sociais. Com base no exposto, podemos afirmar que o perfil do docente sofreu algumas alterações, pois, além de haver falta de docentes para atuar em sala de aula, não havia exigência para a qualidade em sua formação. Assinale a alternativa CORRETA sobre o papel do docente neste período:
	 a)
	Com a perda de prestígio dos professores, ocorre também uma transformação no perfil dos acadêmicos que ingressavam nos cursos de Letras.
	 b)
	O professor nesse período buscou formas de facilitar o seu trabalho, uma delas foi o deixar o livro didático de lado e complementar o que o livro trazia.
	 c)
	O ensino passa a se apoiar cada vez menos nos livros didáticos.
	 d)
	Grande parte dos ingressantes nos cursos de Letras passa a ser oriunda de classes com domínio satisfatório da leitura e da escrita.

Continue navegando