Buscar

Prova - David Pôppe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE BIOESTATISTICA – Turma de Terça Feira - 10/11/2020
ALUNO(A): DAVID JÚNIO DE OLIVEIRA PÔPPE
Analise as informações abaixo e indique para as questões de 1 e 2 os testes estatísticos apropriados e sua justificativa (2,0 pontos)
1- O estudo procura investigar fatores associados à infecção pelo HIV entre adolescentes e adultos jovens, registrados no Centro de Testagem e Aconselhamento/CTA de Feira de Santana, Bahia. Estudo analítico com delineamento transversal, utilizando dados do Sistema de Informação do CTA (SI-CTA) no período de 2007 a 2011. Foram processadas informações de 3.768 indivíduos, considerando como desfecho o status sorológico. No período estudado, 73 jovens estavam infectados pelo HIV (1,94%). Na população feminina, foram identificadas associações, estatisticamente significantes, para soropositividade e consumo de drogas, consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas; estar casada ou em união estável. No sexo masculino, associaram-se com a soropositividade o consumo de outras drogas e orientação homossexual/bissexual. Em ambos os sexos, na categoria com parceiro estável, a soropositividade mostrou associação com companheiro usuário de drogas e/ou portador de DST e/ou HIV. Esses achados sinalizam a necessidade de medidas eficazes no controle e prevenção da infecção pelo HIV, entre jovens.
R: Teste de Qui-Quadrado, pois constitui um teste não-paramétrico (p<0,05, sem distribuição normal) e irá analisar dados nominais (variáveis qualitativas) separados em categorias sem nenhuma ordem específica.
2- Embora muita ênfase tenha sido dada ao estudo do processo inflamatório propriamente dito, poucos relatos na literatura tem documentado as modificações que ocorrem na matriz extracelular de lesões inflamatórias bucais. Objetivo: caracterizar a expressão de fibras elásticas e colágenas nas quatro lesões inflamatórias mais prevalentes da cavidade oral, a saber, hiperplasia fibrosa inflamatória, granuloma piogênico, cisto radicular e granuloma periapical. Metodologia: Neste estudo observacional retrospectivo, todos os casos destas lesões, foram recuperados do arquivo da Disciplina de Patologia Bucal. Após revisão das fichas de biópsia catalogadas, foram obtidas secções teciduais destas lesões e estas foram coradas com Sírius vermelho para análise quantitativa das fibras colágenas e Orceína de Weigert para a caracterização das fibras elásticas. Resultados: Através da análise morfométrica, verificou-se que não houve diferenças estatisticamente significativas na expressão de fibras elásticas presentes na mucosa oral normal e nas lesões inflamatórias (p>0,05). Quanto às fibras colágenas, obteve-se uma maior expressão desta proteína fibrilar apenas no cisto radicular quando comparada àquela presente na mucosa normal (p<0,05).
R: Vai depender se a distribuição é normal (teste paramétrico) ou se não possui distribuição normal (não-paramétrico), o que não dá pra saber pelo resumo. Se for paramétrico pode-se utilizar o ANOVA one-way ou se for não-paramétrico pode-se utilizar o teste de Kruskal-Wallis, pois ambos podem analisar dados contínuos (variáveis quantitativas – expressão de fibras elásticas e colágenas) associadas a três ou mais variáveis preditoras (neste caso quatro variáveis qualitativas).
3- Indique, para cada resumo acima, uma possível hipótese nula e alternativa do estudo. (1,0 ponto)
R: Resumo 1
HO: Em ambos os sexos não há correlação entre soropositividade com companheiro usuário de drogas e/ou portador de DST e/ou HIV e/ou orientação sexual. 
H1: Em ambos os sexos há correlação entre soropositividade com companheiro usuário de drogas e/ou portador de DST e/ou HIV e/ou orientação sexual.
Resumo 2
HO: Não há diferença na expressão das fibras elásticas e colágenas nas quatro lesões inflamatórias mais prevalentes da cavidade oral e na mucosa oral normal.
H1: Há diferença na expressão das fibras elásticas e colágenas nas quatro lesões inflamatórias mais prevalentes da cavidade oral e na mucosa oral normal.
3- O que significa dizer que o teste estatístico utilizou um nível de confiança de 95%? (1,0 ponto)
R: Significa que estabelece um intervalo de valores que inclui o verdadeiro valor em 95% das vezes que o evento ocorrer. Será raro (com uma probabilidade de 5%) que este se encontre fora dos limites do intervalo de confiança. Com isso, pode-se estabelecer uma zona de valores, ao redor de um determinado valor apresentado, onde será encontrado o verdadeiro valor populacional.
4- Quando usar o teste Qui-quadrado e o Exato de Fischer?(1,0 ponto)
R: O teste de Qui-quadrado é utilizado fim de testar a hipótese nula de que não existe relação entre as variáveis categóricas (qualitativas). Neste teste a amostra deve ser aleatória, maior que 20 observações e sua tabela de contingência maiores que 2x2, recomendando-se que cada casela tenha mais que 5 frequências esperadas com pelo menos 10 grupos. Enquanto que o teste exato de Fischer é utilizado em tabelas de contingência de até 2x2 para comparar 2 grupos de duas amostras independentes de variáveis categóricas (qualitativas) com menos de 20 observações. Este teste fornece valor de p exato.
5- A concentração de um poluente em água liberada por uma fábrica tem distribuição N(7; 1,5). Qual a chance, de que num dado dia, a concentração do poluente exceda o limite regulatório de 9 ppm?(1,0 ponto)
R: Fórmula Z = (X - μ)/σ 
Z = (9 – 7)/1,5
Z = 2/1,5
Z = 1,33 
- Na tabela Z = 1,33 corresponde a 0,4082 ou 40,82%, logo 50% - 40,82% é igual a 9,18% de chances da concentração do poluente exceder o limite de 9ppm.
As questões abaixo se referem ao Banco de dados prova.sav (esse é um banco fictício). Essa parte da prova pode ser apresentada em outro arquivo, salvo em pdf com o seu nome. Ex : andreia.pdf
6- Classifique as variáveis: (0,5 ponto)
Sexo - QUALITATIVA
Renda Familiar - QUALITATIVA
Dias de Internamento Prévio na enfermaria - QUANTITATIVA
Medicamentos via oral -QUALITATIVA
Última vez que foi no dentista - QUALITATIVA
Quantidade de vezes que escova em casa - QUANTITATIVA
7- Calcule as frequências e as medidas de tendência central e dispersão para as mesmas variáveis. (1,0 ponto)
R: No arquivo em PDF.
8- Teste a hipótese. Indique o teste e o resultado. (1,0 ponto)
Homens e mulheres apresentam o mesmo índice de placa.
R: Teste de Mann-Whitney. O teste apresentou como resultado valor de p=0,703, portanto a hipótese nula é aceita, não havendo diferença estatística entre os grupos.
*Teste no arquivo em PDF.
9- Teste a seguinte hipótese. Indique o teste e o resultado. (1,5 pontos)
Há diferença entre estar em uso ventilação mecânica e alteração na microbiota. Interprete os resultados. 
R: Teste de Qui-quadrado. O teste apresentou como resultado valor de p=0,000, portanto rejeita-se a hipótese nula e aceita a hipótese alternativa, concluindo que há diferença estatisticamente significante entre a microbiota do grupo de indivíduos que faz uso da ventilação mecânica daquele outro grupo que não faz uso da ventilação mecânica.
*Teste no arquivo em PDF.

Continue navegando