Buscar

IMPORTANCIA DA MICROPIPETA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biomedicina- SJC- Noturno- 1º Semestre.
A importância da Micropipeta 
 Os instrumentos de medição são fundamentais em laboratórios que necessitem de aferições exatas de volumes, o que garante a qualidade dos resultados das análises. Dentre os mais utilizados, têm destaque as pipetas, que têm por função a transferência de volumes de um recipiente para outro. A pipeta é um instrumento de uso diário nos laboratórios. Sem ela seria inviável realizar os processos de análise devido aos volumes de reagentes e de amostra envolvidos.
1- As micropipetas são equipamentos indispensáveis em qualquer tipo de laboratório, sua principal funcionalidade é realizar medição de líquidos com precisão, os laboratórios clínicos necessitam de alto precisão por isso as micropipetas tem alta importância.
2- É de grande importância o uso de uma ponteira com filtro pois evitar contaminação de materiais durante as etapas do processo, e que aerossóis e líquidos sejam aspirados para dentro do corpo da pipeta.
3- Após manutenção e troca das peças, quando sofre algum dano, de acordo com a informação do fabricante, se apresentar erro na amostra de volume, vazamento ou mau colocação das ponteiras, mau encaixe, mudanças na qualidade.
4- Micropipeta tipo monocanal, tipo multicanal, micropipeta eletrônica padrão e multicanal.
5- 
1- Encaixe a ponteira:
Use a ponteira correta de acordo com o volume, certifique-se está firme e encaixada. 
2- Ajuste o volume:
Destrave a trava de proteção de mudança de volume, selecione o volume desejada girando o botão, trave a trava mas não o trave completamente. 
3- Aspire a amostra:
Pressione o botão da pepitagem até o primeiro estágio, segure a pipeta verticalmente e mergulhe a ponteira no liquido, deixe o botão voltar suavemente e deixe a ponteira submersa por alguns segundos até o liquido alcançar a posição final.
4- Dispense a amostra:
Pressione a ponteira contra a parede do recipiente no angulo de 30-45°, pressione o botão da pipitagem suavemente até o primeiro estágio e segure, enquanto estiver realizando o sopro, deslize a ponteira na parede do recipiente, remova a ponteira da parede do recipiente e só então deixe o botão de pipetagem retornar à sua posição original.

Continue navegando