A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
PROVA RELAÇÕES DO TRABALHO GRAU 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

João se retirou do quadro societário da empresa ABC Ltda em 18/03/2020. Hoje, um ex-funcionário ajuizou reclamatória trabalhista cobrando horas extras decorrentes do período. Neste caso,
REPOSTA - João responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, observada a seguinte ordem de preferência: a empresa devedora; os sócios atuais; e João. 
São subprincípios do Princípio da Proteção ao Trabalhador, os
REPOSTA - Princípios da Condição mais Benéfica e “In dubio pro operário”
Em relação ao contrato de trabalho é incorreto dizer que:
REPOSTA - Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com ou sem a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, se constituam como trabalho externo. 
João Ricardo, por não entender nada sobre o Direito do Trabalho, lhe questiona se é possível postular judicialmente o pagamento de adicional de horas extras previsto na Convenção Coletiva de sua Categoria, tendo em vista que o seu empregador lhe paga o Adicional de horas extras previsto no Acordo Coletivo de Trabalho assinado entre seu empregador e o Sindicato de sua Categoria Profissional? Assinale a alternativa de resposta correta:
REPOSTA - Não, pois as condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.
Antônio, deficiente físico, é estudante de Direito e realiza estágio não obrigatório no Foro da Comarca de Canoas. Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta:
Antônio pode exceder mais de dois anos em seu estágio na mesma parte concedente. 
A partir da publicação da Lei Complementar nº 150 de 2015, os trabalhadores domésticos tiveram acesso a outros direitos já assegurados aos trabalhadores urbanos e rurais, pela Constituição Federal de 1.988. Com base na afirmação acima, avalie as afirmações a seguir,
REPOSTA - III. Poderá ser dispensado o acréscimo de salário e instituído regime de compensação de horas, mediante acordo escrito entre empregador e empregado, se o excesso de horas de um dia for compensado em outro dia.
IV. Em relação ao empregado responsável por acompanhar o empregador prestando serviços em viagem, serão consideradas apenas as horas efetivamente trabalhadas no período, podendo ser compensadas as horas extraordinárias em outro dia.
Considerando as normas que regulamentam o Contrato de Trabalho Intermitente, previstas na CLT, assinale a alternativa incorreta:
REPOSTA - Aceita a oferta para o comparecimento ao trabalho, caso o trabalhador venha a descumprir, sem justo motivo, pagará ao empregador, no prazo de trinta dias, multa de 50% (cinquenta por cento) da remuneração que seria devida, permitida a compensação em igual prazo. O mesmo não ocorre em relação ao empregador, caso desista da convocação
Luiz Henrique é professor de Direito Constitucional e, durante o período letivo, precisará se afastar por dois meses para submeter-se a uma delicada cirurgia de emergência. Em razão disso, a faculdade contratou um professor substituto por esse período, valendo-se de uma empresa de contrato temporário. Diante da situação apresentada, considerando a jurisprudência consolidada do TST, assinale a afirmativa correta.
REPOSTA - A contratação é válida, pois o contrato temporário pode ser usado para substituição de pessoal relacionado à atividade-fim.
Eduarda trabalha informalmente para determinado empregador de forma pessoal, não eventual e recebendo determinado valor pelos serviços prestados. De acordo com as informações, assinale a alternativa correta:
REPOSTA - Eduarda pode postular o vínculo empregatício, mas deve comprovar também a subordinação.
Pato Donald foi contratado pela Empresa ABC Ltda. Informaram-lhe que seu contrato de experiência seria de 90 dias. Quando do vencimento, seu empregador resolve prorrogar apenas uma vez, por mais 30 dias. Com base na legislação trabalhista vigente,
REPOSTA - o contrato passou a ser por prazo indeterminado.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.