Buscar

antropologia

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100955 - ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Um dos fatos históricos que marcaram a história do Brasil e que serve de exemplo de choque cultural e do quanto o etnocentrismo pode ser danoso foi a violência cometida em relação aos negros africanos transformados em escravos. Essa era uma prática comum entre os colonizadores.
PORQUE
Sob o peso do não reconhecimento do outro, essa atitude foi levada ao extremo, pois para os colonizadores aquelas pessoas nem eram consideradas humanas, o que demonstra um exemplo do desrespeito à diferença e a forma como ela era pensada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
 
b )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
c )
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e )
As asserções I e II são proposições falsas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Vivemos em um país marcado pela persistência do racismo. Mas não é mais possível silenciar sobre essa prática na vida de milhões de indivíduos, porque afeta todas as instâncias da vida social e, obviamente, também aparece na escola. Estereótipos diversos estão relacionados aos indivíduos negros, gerando humilhação e constrangimento a quem é vítima dessa situação.
Com base no que aprendeu, assinale a alternativa que apresenta alguma das consequências do racismo no Brasil.
 
a )
Preconceito e desigualdade socioeconômica.
b )
Xenofobia e discriminação.
c )
Exclusão e equidade.
d )
Inclusão e igualdade nas relações étnico-raciais.
e )
Igualdade e preconceito.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
I. Atribuímos significados aos objetos e isso passa pelos valores que são construídos durante nossa vida em sociedade. Esse é um tema importante para a antropologia e para a educação porque vivemos na sociedade na qual o ter é mais importante que o ser. Criamos necessidades de consumo que geram um padrão no qual o descarte é regra. Para termos sempre aquilo que é mais novo, mais moderno e mais atual, descartamos bens que ainda poderiam ser úteis, incentivados pelas campanhas publicitárias que agregam valores aos bens de consumo que não estão relacionados apenas ao seu caráter utilitário.
PORQUE
II. O estilo de vida atual está profundamente marcado por essas relações de consumo, cuja lógica também é cultural. Adquirir bens é muito mais do que apenas comprar coisas; implica em ter aquilo que aquela mercadoria, aquele bem, tem de valor, o que ele representa. Esse valor pode ser simbólico, porque a cultura também é feita de símbolos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
As asserções I e II são proposições falsas.
 
b )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
c )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d )
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e )
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Com relação às relações de gênero, hoje há muita polêmica sobre a pertinência de se discutir esse tema nas escolas e o que se tem visto é que há uma forte resistência em trazer a temática para as salas de aula. E isso compromete o projeto de uma educação que valorize as diferenças e a alteridade. As relações de gênero, bem como a sexualidade, são temas que causam desconforto
PORQUE
Estão cercadas de tabus e preconceitos. Historicamente, a Antropologia tem analisado as relações de gênero em várias culturas do mundo e é recorrente o fato de haver muita desigualdade nessa área, comprometendo as relações sociais, políticas e econômicas. Além disso, universalmente a mulher é inferiorizada e desvalorizada, devendo se colocar em uma posição de submissão em relação ao homem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 
a )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c )
As asserções I e II são proposições falsas.
d )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e )
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Ao lado da discussão em torno do que seja cultura para a antropologia, é preciso que haja o entendimento da forma como ela funciona e interfere na vida social. Um dos pensadores que melhor definiu como opera a cultura foi Roque de Barros Laraia.
Segundo o autor, a cultura opera de diferentes maneiras:
I. A cultura condiciona a visão de mundo do homem.
II. A cultura pouco interfere no plano biológico.
III. Os indivíduos participam da mesma forma de sua cultura.
IV. A cultura tem uma lógica própria.
V. A cultura é dinâmica.
Sobre as formas como opera a cultura, assinale as alternativas corretas.
a )
III e IV.
b )
I, III e IV.
c )
I e II.
 
d )
I, IV e V.
e )
IV e V.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
Leia o texto abaixo e analise as afirmativas.
A escola é vista como espaço de cruzamento de culturas, ainda que tenha dificuldade para lidar com a diferença e a diversidade cultural. Mas não é mais possível aceitar que essas diferenças sejam silenciadas ou neutralizadas e para que essas discussões se concretizem na escola é preciso promover uma educação em direitos humanos. Mas o que são direitos humanos? Referem-se ao direito à vida e a luta contra a tortura e qualquer outro tratamento cruel que comprometa a dignidade humana e a integridade do indivíduo. Incluem-se os direitos sociais, civis, ambientais, e muitos outros que surgiram, e continuam surgindo, como construção histórica.
A partir do que estabelecem as diretrizes educacionais e de forma contextualizada, a educação em direitos humanos deve respeitar todas as características dos educandos e seus professores, independentemente de sua origem, etnia, sexo, religião, orientação sexual. Deve ser um dos pilares orientadores das políticas públicas, da prática pedagógica e das relações sociais estabelecidas dentro e fora da escola, com vistas à formação do cidadão crítico e consciente de seus direitos.
I. Onde houver qualquer tipo de violação aos direitos humanos haverá necessidade de se implementar uma educação em direitos humanos.
II. Violência contra a mulher, crianças e jovens, perseguições e repressão por motivações políticas ou religiosas, violência de motivação socioeconômica, étnico-raciais ou de gênero, são violações contra as quais a escola deve se posicionar concretamente.
III. A elite dominante é a maior interessada em atender às necessidades das camadas mais pobres, que em geral são aquelas cujos direitos são mais desrespeitados.
IV. As desigualdades e a violência decorrentes da omissão do Estado ou dos equívocos em termos de políticas públicas devem ser objeto de crítica para que sejam possíveis todas as transformações que forem necessárias.
Com base no texto e no que aprendeu, assinale as alternativas que melhor resumem essa discussão sobre educação em direitos humanos.
a )
II, III, IV.
b )
I, II, III.
 
c )
I, II, IV.
d )
II, IV.
e )
I, II.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Defina corretamente cada um dos termos completando as lacunas.
Estigma é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação, sendo usado principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo na sociedade*. Já ___________________ é um "juízo" preconcebido, é uma opinião sem julgamento, enquanto _______________________ é qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada na raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozoou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.
Fonte:http://web.unifoa.edu.br/portal/plano_aula/arquivos/04621/Esteriótipo, Preconceito e Disc...
A sequência dos termos para completar corretamente as lacunas é:
a )
discriminação; etnocentrismo.
 
b )
preconceito; discriminação
c )
intolerância; preconceito.
d )
cultura; intolerância.
e )
etnocentrismo; intolerância.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O desenvolvimento da humanidade está marcado por conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de se apropriar dos recursos naturais e transformá-los, de conceber a realidade e expressá-la. Por isso, ao se discutir cultura, deve-se ter sempre em mente a humanidade em toda a sua riqueza e diversidade. São complexas as realidades dos agrupamentos humanos e as características que os unem e diferenciam, e a cultura as expressa. Assim, cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, e grupos humanos. Cada realidade cultural tem sua própria lógica interna, a qual se deve conhecer para que façam sentido as suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam. Entendido assim, o estudo da cultura contribui no combate a preconceitos, oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas.
José Luiz dos Santos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2007, p. 7-8. Adaptado.
De acordo com o texto, a cultura
a )
é adquirida por meio de conflitos entre diferentes nações.
b )
é sempre igual e tem sempre uma mesma lógica interna.
c )
é proporcional ao desenvolvimento econômico dos povos.
d )
contribui para aumentar os preconceitos.
 
e )
expressa diferentes e complexas realidades dos grupos humanos.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Continue navegando