Buscar

Equilíbrio de Mercado e Intervenção Estatal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

teorias gerais de oferta e demanda levam em consideração o preço de bens e serviços. A demanda tem uma relação inversamente proporcional com o preço: quando ele aumenta, a tendência é a redução na demanda. Já a oferta tem uma relação diretamente proporcional com o preço: quando o ele aumenta, a tendência é o aumento da oferta de bens e serviços que tiveram seus preços aumentados.
 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escreva como acontece o equilíbrio de mercado e de que forma o Estado pode intervir. Cite pensadores que estimulam a intervenção do Estado no equilíbrio de mercado e aqueles que desestimulam essa intervenção.
Antes de qualquer coisa, temos que levar em consideração quando trazemos a palavra intervenção o peso que ela trás e o que tem por trás dela. São usadas justificativas para essa intervenção é a correção de supostas desigualdades, são poderes aquisitivos um exemplo é a intervenção para mudanças que interferem na vida de uma classe, como no aumento de tarifas em transportes públicos, escolas sem vagas ou na falta delas em algumas regiões, em uma melhoria na área que sofre que é a da saúde publica ou dificuldade na geração de empregos. Podemos dizer que o equilíbrio de mercado é um dos conceitos mais importantes da economia, se não for o mais importante ele demonstra de uma forma direta a interação da demanda, e nela representada pelos compradores por um outro lado a oferta que tem os produtores de bens e serviços na economia. No modelo clássico, os compradores eles são sensíveis ao preço de uma venda, e desejam sempre adquirir maior quantidade quando o preço é baixo, e quando o preço é alto a quantidade adquirida é baixa. O oposto deste comportamento é dos ofertantes, já que eles desejam vender a um preço alto e altas quantidades, se o preço reduz eles migram de atividade e no mercado a quantidade fica reduzida. A interseção é o ponto de equilíbrio, é o preço que o demandante deseja pagar é o preço que o ofertante, deseja vender, o mesmo vale para a quantidade, então assim ambos eles saíram satisfeitos, Lei da oferta e da demanda preço de qualquer bem ou serviço ajusta-se para trazer a quantidade ofertada e demandada desse bem ao equilíbrio. Adam Smith, é um pensador que não compartilha do pensamento que deva ter a intervenção de um governo, outro é William L. Anderson, usou a seguinte frase: “A vida é incerta, não importa como ela seja vivida.  A ideia de que o processo político, que é uma das coisas mais volúveis da face da terra, pode fornecer as bases para a certeza e para a estabilidade é uma ideia que só pode ser defendida por quem vive em alguma espécie de dimensão paralela.” Frase de Adam Smith: O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.

Mais conteúdos dessa disciplina