Buscar

estudo de caso ciencias biologicas LP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO: MODULO B FASE I
Tema: Desenvolvimento Biotecnológico e Agrário em Sobral (CE): 
QUESTÕES ORIENTADORAS:
a) Os organismos geneticamente modificados ocupam, hoje, grande abordagem no cenário mundial. Como ocorre a produção dos organismos geneticamente modificados (OGMs)? Explique, citando uma aplicação no cotidiano. (1,0 pontos)
Resposta: De acordo com as pesquisas bibliográficas realizadas, um dos exemplos mais conhecidos na atualidade é o uso da Biotecnologia. Segundo a Embrapa, sua utilização ocorre por meio dos processos da engenharia na modificação de produtos na agricultura, nos processos industriais ou na medicina. O exemplo mais corriqueiro na agricultura ocorre na modificação das plantas geneticamente modificadas- plantas transgênicas.
_______
b) No Brasil, a Lei de Biossegurança 11.105/2005, estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização para as atividades que envolvem organismos geneticamente modificados. Faça um resumo dos pontos mais importantes desta Lei, descrevendo o relevante papel de sua aplicabilidade e conhecimento. (1,0 pontos)
Resposta: Os dispositivos descritos na Lei de Biossegurança (11.105) de 2005, estabelecem diretrizes que acarretam uma série de consequências ambientais, jurídicas, sanitárias, econômicas, sociais, agrícolas e culturais para a país brasileiro. A proposta foi regulamentar a sua administração e o controle sobre os riscos adjuntos à utilização e liberação de organismos vivos modificados resultantes da Biotecnologia. Além disso, sua responsabilidade de preservação do patrimônio existente, para a segurança de toda essa riqueza natural, da sociedade e do meio ambiente como um todo.
_______
c) Na sua cidade, como é o desenvolvimento da Biotecnologia e da Engenharia Genética? Pesquise possíveis atividades relacionadas à essas áreas, sejam industriais ou acadêmicas, citando-as. Caso não haja nenhuma atividade nesse sentido, você julga importante o desenvolvimento da Engenharia Genética em sua cidade? Justifique. Com suas palavras, descreva de que forma ela poderia contribuir para o desenvolvimento e crescimento socioeconômico local? (1,5 pontos)
Resposta: No Estado de Santa Catarina, o uso da Biotecnologia encontra-se presente em diversas pesquisas realizadas por universidades locais. Podemos citar os estudos realizados pelos alunos das UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), com a publicação de trabalhos de extrema relevância. Dentre os temas se destacam: Estudo de enzimas de interesse industrial, como celulases, beta glicosidases, lacases, amilases, lipases, proteases e lactases; Produção de anticorpos e peptídeos com ação biológica; Produção de biomarcadores em saúde e ambiente pela técnica de Phage Display; Estudos de interações entre proteínas por Phage Display; Avaliações toxicológicas de peptídeos contra fungos patogênicos de interesse em fruticultura, dentre outros. 
 Vale ressaltar que esses estudos contribuem de forma substancial para o crescimento econômico e social, com o aprimoramento de técnicas em vários setores da sociedade (indústria, saúde, meio ambiente etc.).
_____
Referências Bibliográficas:
Transgênicos. https://www.embrapa.br/tema-transgenicos/perguntas-e-respostas, acesso em 07 de julho 2020.
Lei de biossegurança (Lei n° 11.105/2005). https://jus.com.br/artigos/14113/lei-de-biosseguranca-lei-n-11-105-2005. Acesso em 07 de julho 2020.
Centro de Ciências Agro veterinárias. https://www.udesc.br/cav/laboratoriodebiotecnologiadepeptideos. Acesso em 07 de julho 2020

Mais conteúdos dessa disciplina