Buscar

PROJETO INCENTIVANDO A LEITURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROJETO INCENTIVANDO A LEITURA
				ROTA DO SABER
Movidos pelo propósito de investir na melhoria da qualidade da educação, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), criou o programa Rota do Saber que é gerido de forma Inter setorial, envolvendo a empresa, o Instituto Ramacrisna e a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria da Educação do município. O projeto, que tem como beneficiários profissionais e alunos do ensino fundamental, promove a qualificação dos educadores e oferece conteúdos e atividades direcionadas aos estudantes.
 
Dentre as atividades educativas e culturais voltadas para os alunos, um dos destaques é a Mala de Leitura, que funciona como uma biblioteca itinerante e estimula nas crianças a curiosidade em saber o que acontece no mundo dos livros. O termo Mala de Leitura foi pensado não somente para possibilitar o transporte dos livros em segurança, mas também como forma de configurar um método, sem fronteiras, que promove a redescoberta da relação entre o educador, o leitor e a leitura. A mala, que está sendo entregue a todas as 69 escolas participantes do programa, se transforma em estante expositora, comporta 40 livros de literatura infanto-juvenil e encanta crianças e adolescentes.
 
Histórico
Desde 2010 fazendo parte dos projetos do Ramacrisna, a Mala de Leitura já ganhou diversos prêmios como o Leitura do Bem, Concurso Cultural, realizado pela TV Alterosa e pelo jornal Estado de Minas, em parceria com a Livraria Leitura no final de 2017 e a Menção Honrosa, na 18ª edição do concurso "Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura Junto a Crianças e Jovens de Todo o Brasil" que aconteceu em 2013 durante o 15º Salão FNLIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, no Rio de Janeiro.
 
A Mala de Leitura faz parte do projeto de incentivo à leitura, Jornada Literária, da Secretaria Municipal da Educação de Betim. Para a superintendente do Ensino Fundamental, Elizabete Aparecida Ribeiro Silva, tem como principal objetivo incentivar a leitura e ampliar o acervo das bibliotecas. "A palavra mala remete a viagem, exatamente o que queremos propiciar aos nossos alunos, uma viagem no mundo das letras, dos sonhos, do conhecimento e do encantamento pelos livros", ressalta.
 
Juntamente com a entrega das malas, os alunos são incentivados, por meio de contrações de histórias, a encontrar o que foi, é e será contado nos livros. Participam das ações as contadoras de histórias Cleide Moura, coordenadora da Biblioteca Ramacrisna, a professora Cristiane Muniz e a escritora e musicista Bruna Bernardes, Nana, que também trabalha com pesquisas de brincadeiras antigas e oficinas para crianças e educadores há mais de 8 anos. As histórias vão desde contos e fábulas a lendas e crônicas.
 
Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna, acredita no incentivo à leitura que a instituição oferece aos futuros leitores. "Por meio da leitura, as pessoas adquirem o saber e aprendem novas palavras. O livro é uma fonte inesgotável de conhecimento e por meio dele as crianças conseguem aprender sobre história, arte, enfim uma bagagem cultural muito importante para a formação do cidadão", conta.
 
Para Luciana Costa, coordenadora de Sustentabilidade da FCA, o grande desafio é incentivar crianças e adolescentes a desenvolverem o hábito de ler por prazer, não por obrigação. "Ações como a Mala da Leitura despertam o gosto pela leitura e pelo livro. Em um contexto em que equipamentos eletrônicos são cada vez mais acessíveis, a mala de leitura promove o contato com o livro, através de histórias que aguçam a curiosidade dos alunos", afirma Luciana.
 
Sobre o Rota do Saber
O objetivo do programa é promover a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, ao realizar a qualificação dos educadores, com métodos de ensino mais eficazes e a integração da escola com a comunidade.
 
Cursos de formação, oficinas e seminários são as ferramentas para engajar professores, diretores, pedagogos, alunos e pais, irradiando para toda a comunidade o compromisso com a qualidade do ensino. Com duração de 15 meses, o Rota do Saber abrange todas as 69 escolas municipais dos 189 bairros da cidade, beneficiando cerca de 1.200 educadores, entre diretores, vice-diretores, pedagogos, professores de 4º e 5º ano e professores de 6º ao 9º ano de português e matemática, que irão impactar 30 mil alunos diretamente.
 
A partir de um amplo diagnóstico, que avaliou as principais demandas e potencialidades de ensino nas escolas do município, uma nova metodologia foi traçada, com novas possibilidades de conteúdo e abordagens. Os resultados do programa serão mensurados pelos sistemas de avaliação do Ensino Fundamental, que são o IDEB do Ministério da Educação (MEC), o PROEB da Secretaria de Estado de Educação, e o Avalia Betim da Secretaria Municipal de Educação.

Outros materiais