Buscar

História do Direito Anotações

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO
Introdução à História do Direito
Direito Arcaico
· Clãs e tribos. Parentesco: Regra dos humanos contra as regras dos Deuses, que consiste em sanções religiosas e ira dos Deuses, ou seja, o Direito nasce da moral e da religião.
· Conflitos – Sociedade Primitiva;
· Direito, fato social e religião e moral
· O Direito arcaico e primitivo não era legislado, as pessoas não conheciam o aspecto formal.
· Cada organização possui um direito único, cada comunidade tinha suas próprias regras, tendo autonomia e pouco contato com outros povos.
· Grande diversidade dos direitos não escritos, especificidades dos costumes jurídicos
· Profunda influência religiosa
· Usa da lei de talião, na qual temos proporcionalidades
· Inexistência de um conjunto de leis escritas
· Fragmentado e difuso
· Transição entre o homem e o mito. O direito deixa de ser divino e passa a ser feito pelo homem – o homem é visto como o protagonista do direito.
· Nas cidades gregas, nas Pólis as discussões acerca da vida pública se dava em praça pública, para possibilitar o debate.
· Poder da Oratória. Legisladores:
Dracon – 600 a.C. Missão para codificar leis orais, praticadas pelos juízes
Direito Romano
Os costumes vão cedendo espaço à jurisdição ou ao Direito Jurisprudencial
Lei das XII tábuas – 45 a.C. Primeiro código escrito do Direito Romano. Regras Costumeiras.
Atividade dos Juízes e dos pretores queos romanos – Jus civile, primeiro, privativo dos romanos, e o jus gentiuns, de caráter mais amplo (Direito Costumeiro Internacional)
Renascimento – Razão humana. Descoberta de novos continentes.
Desenvolvimento da indústria, da ténicca, do costumeiro
Sentido da Palavra Direito -
Justo.
O poder de se exercer uma faculdade.
O estudo de um aspecto de norma jurídica.
Algo que designa o próprio saber jurídico.
Direito é sempre uma ciência, então podemos estudá-lo e estudar suas leis, para entender como funciona o Direito, pode também ser visto como um norma jurídica, como leis, decretos e normas. Pode ser visto como um fato social, pois necessita de um fato para justificar e criar a norma, também temos Direito como Justiça, o que é justo, o que é certo.
Aula do dia 15/09/2020.
O que é História? O que é Direito? O homem sempre esteve na história, e o Direito sempre esteve no homem, e conforme o tempo, eles vão se evoluindo.
História – Ciência, não se deve pensar que é um achismo, pois possui metodologia e a teoria etc.
A História do Direito é uma Disciplina Jurídica Autônoma, pois não depende de outros ramos do Direito para fazer uma análise, e sim apenas um local e um tempo.
Direito na sociedade primitiva e oriental - Na história, sabe-se que havia direito pois os primeiros homens, Pedra Polida e Pedra Lascada, desenvolveu algum tipo de escrita. E foi na pedra polida, num meio agrário, que o ser humano começou a viver em grupo. Considera-se como uma sociedade primitiva os grupos que não desenvolveram uma escrita, e é assim que diferenciamos.
Toda cultura possui seu aspecto normativo, que foram passados de gerações e moldaram uma conduta.
As primeiras formulações do direito escrito, temos que ter em mente a sociedade que criou o tipo de direito, pois é preciso perceber a que este grupo cultua, neste caso, são uma tribo de parentesco (Deuses criando sansões para organizar a sociedade), tendo Deuses e seres míticos para os guiarem, acreditavam que acaso não cumprissem as leis, teriam que enfrentar a fúria dos Deuses. Tem um respeito aos mortos, trabalham com ancestralidade, e suas religiões também se baseiam nisto, tal como grandes faraós que se tornaram Deuses, estes que possuem uma característica Antropozoomórfica.
Direito e sociedade no oriente antigo: Mesopotâmia e Egito – É no Egito que nasce o primeiro tipo de escrita, a escrita Cuneiforme, mais antigas condições legais, na mesopotâmia, que é uma região do crescente fértil, entre o rio tigre e Eufrates, um lado é mais fértil e do outro é mais seco, um vinculado à agricultura e o outro à guerra. Neste meio, existem diversas sociedades vivendo juntas. Nele foi desenvolvido a escrita cuneiforme, tinham como principal direito o ramo penal, então foi aí que foi criado o código de Hamurabi, um rei Amorita, que se baseou na lei de Talião.
No código, há 281 leis talhadas, feitas para unificar o reino através do código, e ele mandou fazer copias para todas as cidades. No código, volta-se totalmente para o lado penal, como por exemplo: Se alguém difamar outrem, enganando a pessoa, e não puder provar, aquele que enganou deverá ser morto.
Direito Assírio e Direito Fenício – Na região Árida da Mesopotâmia, com os Assírios, um povo guerreiro, o Direito baseava-se no terror e na violência, com penas cruéis como o empalamento.
Já os Fenícios criaram os primeiros contornos do direito comercial, comerciavam no mar mediterrâneo, criaram as primeiras versões do que viria gerar o alfabeto latino, para que os outros comerciantes pudessem entender quanto custavam seus produtos, e assim criaram ricas Pólis, cidades estado, criando então a primeira versão de Direito Comercial.
O poder era centralizado nas mãos do faraó, que era a justiça divina.
A cultura Egiptica antiga floresceu através da tradição, assim como o seu sistema legal, que estavam em proposições legais em vigor no Egito, já o período Pré-Dinástico, e continuaram a se desenvolver.
Maat – Deusa da Verdade e Justiça
THOTH – Deus da Escrita e Sabedoria
Arqueologia: Exemplos: contratos, decisões judiciárias, atos administrativos.
Desenvolvimento do Direito Penal Civil.
Vizir – É o Juiz supremo, mas muitos dos casos judiciais era tratado por magistrados inferiores. Os casos, em diversas vezes, envolvia assuntos como disputas de propriedade após morte do patriarca ou matriarca da família, pois não haviam testamentos no egito antigo, mas uma pessoa podia escrever um documento de transferência, deixando claro as partes e os objetos de valor que deveria se receber, e como agora, os membros da família, por muitas vezes, se submetiam ao tribunal para contestar a posse de tais bens para eles.

Continue navegando