Buscar

PERGUNTA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 3
Compreender a estrutura em dupla-hélice do DNA e relembrar a complementaridade das bases nitrogenadas é fundamental para o processo de duplicação do DNA. A replicação semiconservativa do DNA inicia com a dupla-hélice sendo desenrolada e os filamentos separados. Cada filamento orienta a produção de uma nova fita complementar. A sequência de bases de cada fita parental serve como molde, e as restrições de pareamento de bases na dupla-hélice determinam a sequência das bases na fita recém-formada.
 HARVEY, A. R.; FERRIER, R., D. Bioquímica ilustrada . 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
 A figura a seguir esquematiza a replicação do DNA, bem como seu complexo enzimático. Observe!
Fonte: HARVEY e FERRIER, 2015, p. 400.
 
Assim, com base em nossos estudos a respeito do assunto e a análise da figura anterior, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
 I. ( ) Indicada por 3, a enzima DNA-polimerase pode usar a posição 3’-OH de um nucleotídeo do primer como ponto de inserção do primeiro nucleotídeo no DNA.
II. ( ) Em 5, os fragmentos de Okazaki, sequências de iniciadores de RNA periódicos são necessários para sintetizar a fita contínua.
III. ( ) A estrutura indicada em 4, DNA-helicase, é responsável por romper as ligações de hidrogênio do DNA e separá-las em fitas simples, sendo cada um moldes complementares para replicação.
IV. ( ) Uma sequência de RNA, iniciador ou primer , é sintetizado pela RNA-primase após as ligações de hidrogênio serem desfeitas e originarem fitas simples que são utilizadas como moldes. 
 Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( ) V, V, V, V.
( ) F, F, F, V.
( ) V, V, F, F.
( ) F, V, F, V.
( X ) V, F, V, V.

Outros materiais