Buscar

BIOGRAFIA DE FERDINAND TONNIES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NILTON LINS
Biografia de Ferdinand Tönnies
Manaus
2018
ANDREZA DE SOUZA BRASIL
Biografia de Ferdinand Tönnies
Trabalho para obtenção de nota parcial da 2ª Avaliação, do Curso de Serviço Social da Universidade Nilton Lins, da disciplina de Sociologia.
Orientador: Prof° Walderney Gomes
Turma: LCO021
Manaus
2018
Biografia de Ferdinand Tönnies
 Ferdinand Tönnies (1855-1936) foi um sociólogo alemão. Sua obra principal “Comunidade e Sociedade”, publicada em 1887, tornou-se no século XX de importância fundamental para o desenvolvimento da Sociologia na Alemanha. Ferdinand Tönnies (1855-1936) nasceu em Oldenswort, Schleswig, Alemanha, no dia 26 de julho de 1855. Dedicou-se grande parte e sua vida aos estudos, foi aluno das universidades de Estrasburgo, Jena, Bonn, Leipzig e Tübongen. Doutorou-se em Filosofia Clássica em Tubinga, em 1877. Estudou Filosofia Política e Social em Londres e Berlim.
Em 1881 habilitou-se como livre-docente de Filosofia na Universidade de Kiel. De 1891 em diante, foi professor de Ciência Política na mesma universidade. Em 1891 publicou “Comunidade e Sociedade”, que não despertou interesse no começo, mas no século seguinte, foi de fundamental importância para o desenvolvimento da Sociologia na Alemanha. Foi especialmente sua concepção de comunidade que exerceu profunda influencia sobre a maioria dos sociólogos contemporâneos. Tönnies representa a comunidade como forma de convivência natural, orgânica, ao passo que a sociedade se lhe afigura como forma de vida social mecânica, artificial. A tendência do desenvolvimento social vai, no entender do sociólogo, da comunidade para a sociedade, da cultura para a civilização. Em 1909, junto com Georg Simmel, Werner Sombart e Max Weber, fundou da Sociedade Alemã de Sociologia. A partir de 1920 passa a lecionar Sociologia na Universidade de Kiel. Foi o presidente da Sociedade Alemã durante 24 anos. PUBLICIDADE Por Dilva Frazão Em 1931 publicou “Introdução à Sociologia”, onde abandonou a rigidez da distinção entre a sociologia e a comunidade, fazendo acrescer outras noções como a relação social, unidade social e corporação, definindo doze tipos de sociabilidade.
Ferdinand Tönnies coordenou a edição de duas obras do teórico político Thomas Hohhes: Behemoth or the Long Parliamente e The Elementes of Law, Natural and Polític (1928). Em 1933 foi demitido e detido da Universidade de Kiel por se posicionar contra o nazismo e o antissemitismo. Ferdinand Tönnies faleceu em Kiel, Alemanha, no dia 9 de abril de 1936.

Continue navegando