Buscar

Pratica de ensino a docencia os 13 textos

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Ana Gilda Soares Corrêa – 2064227
Manaus - Amazonas
2020
SUMÁRIO
1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS ...........................................4
1.1 “Educação? Educações: aprender com o índio”..........................................4
Reflexões sobre esse texto................................................................................4
1.2 “O fax do Nirso”............................................................................................5
Reflexões sobre esse texto................................................................................5
1.3 “A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)”.......................5
Reflexões sobre esse texto...............................................................................5
1.4 “Uma pescaria inesquecível”.......................................................................6
Reflexões sobre esse texto................................................................................6
1.5 “A Folha Amassada”....................................................................................6
Reflexões sobre esse texto................................................................................6
1.6 “A Lição dos Gansos”...................................................................................7
Reflexões sobre esse texto................................................................................7
1.7 “Assembleia na Carpintaria”........................................................................7
Reflexões sobre esse texto...............................................................................7
1.8 “Colheres de Cabo Comprido”.....................................................................8
Reflexões sobre esse texto................................................................................8
1.9 “Faça parte dos 5%”.....................................................................................8
Reflexões sobre esse texto.................................................................................8
1.10 “O Homem e o Mundo”...............................................................................9
Reflexões sobre esse texto................................................................................9
1.11 “Professores Reflexivos”............................................................................9
Reflexões sobre esse texto.............................................................................9
1.12 “Um Sonho Impossível”..........................................................................10
Reflexões sobre esse texto............................................................................10
1.13 “Pipocas da Vida”...................................................................................10
Reflexões sobre esse texto............................................................................10
REFERÊNCIAS ...............................................................................................11
1. “Educação? Educações: aprender com o índio”
Todos nós estamos inseridos na educação. A educação faz parte do nosso dia a dia, seja em casa, na qual aprendemos os primeiros passos, ou em nosso meio social a qual estamos incluídos.
Muitas vezes a educação que recebemos em nossa escola, em casa, em nosso meio social ou até mesmo em nosso País, se torna "irrelevante" usada em outro meio a qual não estamos inseridos, pois a educação também é cultural, o exemplo prático foi a resposta dos chefes indígenas a seus colonizadores, pois a educação recebida dos colonizadores, não representava a realidade dos índios.
Muitos povos quando dominavam outros povos, inseriam sua cultura e educação nos colonizados, a fim de exercer controle e influencia, pois continha o saber do seu modo de vida.
"A mesma educação que ensina pode deseducar", pois se formos educados em um povo e inseridos em outro, com conceitos e experiências diferentes, seremos inúteis para a contribuição da sociedade fora do núcleo ao qual foi educado.
No Brasil a educação determinada pela Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional deve ser organizada por cada de nível de governo.
2. O fax do Nirso 
Que o mercado de trabalho tem se tornado muito competitivo isso é fato. No entanto, cada área profissional exige um perfil e qualificação. Passamos anos nos graduando em determinada área de conhecimento, porém aprendemos a teoria do negocio, mas a experiência pratica não vivenciamos e muitas vezes ela é muito diferente do que foi estudado em sala de aula. Um profissional com experiência, mas sem a graduação adequada, tem toda a desenvoltura prática, mas é "deficiente" na teoria. Nem todas as áreas profissionais requer educação regular, o caso de um ajudante ou serviços gerais, o pré requisito inicial é sempre experiências anteriores.
3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Tudo que aprendemos de qualquer fonte e conteúdo é contestável, pois uma verdade absoluta sempre será uma inverdade para alguém, se nos colocarmos apenas como ouvintes e não também como críticos, a educação não seria laica e sim ditadora. 
A educação precisa ser interativa e inclusiva, não somente imposta, cada aluno possui uma realidade diferente e um convívio social muitas vezes inerte ao ensinado nas escolas, por isso a importância da inclusão de conhecimentos.
4. Uma pescaria inesquecível
A ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética não apenas fazer o certo, mas fazer o certo mesmo quando ninguém está vendo. Infelizmente não temos em nossa educação básica a disciplina Ética, em alguns cursos superiores existe nas grades curriculares, porém não é importante, sendo muitas vezes disciplina optativa. A educação moderna está preocupada com o conhecimento científico e tecnológico e não mais com a formação do caráter do individuo.
5. A Folha Amassada
Ser um educador é como uma missão dada a um soldado e que precisa ser cumprida independente das circunstâncias. É muito claro que iremos enfrentar muitos problemas e situações adversas que não aprendemos na graduação, pois o educador lida com seres humanos, imprevisíveis e diferentes em seu modo de pensar, de agir, de se portar, a única maneira de está preparado para desempenhar várias funções além do ensinar é vivenciando dia a dia, ganhando experiência, auto controle e sabedoria.
6. A lição dos gansos
Um bom educador precisa trabalhar em equipe, pois é necessário aliar a sua atividade com a escola, os pais e os alunos. 
Para que os alunos possam progredir é necessária a união dos professores com a família e a comunidade, pois se apenas um elemento se esforçar o avanço será muito menor. Precisamos entender que não se trata apenas de uma formação técnica e tecnológica, mas de seres humanos que precisam aprender a conviver em unidade e respeito, não desmerecendo e fazendo estereótipos dos que tem dificuldade de aprendizado, dos que não se comportam apropriadamente, pois é muito fácil educar os "educados". 
7. Assembleia na Carpintaria 
É importante ressaltar que todos nós seres humanos somos repletos de defeitos e qualidades. Não importa a nossa arvore genealógica, a nossa condição social, as nossas crenças religiosas ou até mesmo a cor de nossa pele, todos nós possuímos defeitos. “No entanto quando destacamos apenas as ‘falhas” do outrem, nos tornamos como políticos que em sua campanha eleitoral, somente destaca os erros e os não feitos do candidato rival, com o intuito de se promover com os pontos negativos do outro candidato.
Como professor precisamos ressaltar as qualidades dos alunos e demonstrar seus defeitos sem constrangimentos, para que possa melhorar os pontos fortes e melhorar os pontos fracos.
8. Colheres de cabo comprido
Percebemos nessa ilustração a grande importânciado trabalho em equipe, se o professor como líder trabalhar em equipe com os alunos, poderá obter sucesso na formação deles. 
Sem o trabalho em equipe, o professor trabalha sozinho e não consegue alcançar o objetivo maior que é formar não só academicamente o aluno, mas também no seu caráter, estimulando o trabalho em equipe e desenvolvendo no aluno o senso de sociabilidade.
9. Faça parte dos 5%
Para vivenciarmos algo diferente, precisamos fazer algo diferente, posso dizer que é como um reflexo no espelho, se não gostamos do que vemos, precisamos mudar para vermos o que gostaríamos. 
Fazer parte dos 5% é uma escolha, nós podemos escolher a que grupo pertencer, pois os vencedores da vida escolheram vencer, não desistiram no meio do caminho diante das dificuldades, mas continuaram. Como um atleta olímpico, existe um grande preparo, físico e emocional para que ele se torne um vencedor, existe muita renúncia e determinação. 
Somente um professor que faz parte dos 5% poderá fazer a diferença na vida do aluno.
10. O homem e o mundo
É preciso que haja conserto no homem para que haja mudança no mundo. A maioria do desastres ocasionados no planeta, são provocados pelo homem, que muitas vezes individualista e egocêntrico, pensa apenas em si e no momento do hoje, esquecendo do tempo vindouro e das futuras gerações.
Todos nós independente de idade podemos ensinar e aprender uns com os outros, basta que tenhamos humildade e resiliência.
11. Professores Reflexivos
Um professor reflexivo ele se importa com pessoas e não com números, ele está preocupado com um ensino de qualidade e não com a porcentagem de aprovação que ele precisar informar para os gestores, infelizmente poucos são os educadores que levam esse quesito em extrema relevância e o que vemos é uma grande quantidade de alunos no ensino médio que não sabe ler e escrever corretamente, por que estão sendo "empurrados" para uma série superior a fim de cumprir a cota de analfabetismo.
12. Um sonho impossível?
Podemos ver com esse exemplo a importância do ensino escolar, o preparo dos indivíduos para a vida, os pais de baixa renda não conseguem acompanhar seus filhos no processo escolar, pois provavelmente recebeu o mesmo ensino que seu filho e por isso não se sente capaz de ajudá-lo, pois entende a limitação do ensino recebido. Infelizmente essa realidade de muitos alunos e ex alunos brasileiros de baixa renda, não tem um ensino competente a fim de obter sucesso no mercado de trabalho.
13. Pipocas da Vida
Todos nós temos o nosso tempo de estourar e nos transformar na flor branca e macia. Nós como educadores precisaremos compreender que cada aluno também terá o seu tempo, que uns florescerão mais depressa e outros nem tanto, também terão aqueles que não estourarão, pelo menos não conosco.
REFERÊNCIAS
https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-1319974-dt-content-rid-2883985_1/institution/Conteudos_AVA/DISCIPLINAS_GERAIS/6530-20_6530-30%20%20Pr%C3%A1tica%20de%20Ensino%20Introdu%C3%A7%C3%A3o%20a%20Doc%C3%AAncia/Livro-Texto%20-%20Unidade%20I.pdf
4

Continue navegando