Buscar

EXERCÍCIOS DE sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO – 1 ANO. SOCIOLOGIA
01) A sociologia surgiu para suprir a necessidade de se entender os fenômenos sociais e as regras fundamentais pelas quais se baseiam nossas relações. Entretanto, a sociologia contemporânea difere-se da ideia original, na medida em que:
a) entende-se que as sociedades são como organismos vivos, com leis de funcionamento estabelecidas e imutáveis.
b) é amplamente aceito que as diferenças raciais determinam características do convívio do sujeito, uma vez que é a raça que estabelece o comportamento social.
c) entende-se que as sociedades e as relações sociais possuem infinitas variações, não sendo possível traçar leis gerais que justifiquem ou expliquem, em termos absolutos, todas as formas de interação humana no mundo social.
d) deixou de ser uma área do conhecimento válida, uma vez que não é possível estudar uma sociedade em razão da enorme quantidade de diferenças entre os sujeitos que a compõem.
02) O autor considerado “pai” da sociologia, Augusto Comte, acreditava que a nova ciência das sociedades deveria igualar-se às demais ciências da natureza que se pautavam pelos fenômenos observáveis e mensuráveis para que assim fosse possível apreender as regras gerais que regem o mundo social do indivíduo. Essa perspectiva ideológica é chamada de:
a) Iluminismo.
b) Darwinismo.
c) Dadaísmo.
d) Positivismo.
03) 1) O que é Sociologia?
a) ( ) Ciência que estuda a relação do homem com a natureza.
b) ( ) Ciência que estuda o meio ambiente.
c) ( ) Ciência que estuda os grupos, sua organização e sua influencia sobre a vida dos indivíduos.
d) ( ) Ciência que estuda como os homens evoluíram com o tempo.
2) Qual o objetivo da Sociologia?
a) ( ) Descobrir a estrutura básica da sociedade humana.
b) ( ) Analisar como a sociedade se relaciona com a natureza
c) ( ) Descobrir como a sociedade humana evoluiu com o passar do tempo.
d) ( ) Perceber as mudanças do meio ambiente.
3) Quem usou o termo Sociologia pela primeira vez?
a) ( ) Karl Max
b) ( ) Platão
c) ( ) Augusto Conte
d) ( ) Emile Durkheim
4) A sociologia é uma ciência que estuda os fenômenos sociais, tentando explicá-lo, analisando os homens em suas relações de:
a) ( ) pessoais
b) ( ) interdependência
c) ( ) singularidade
d) ( ) dependência.
5) Um dos objetivos da sociologia é:
a) ( ) compreender as diferentes sociedades e culturas.
b) ( ) negar as diferentes sociedades e culturas.
c) ( ) usar as diferentes sociedades e cultura.
d) ( ) analisar as diferentes sociedades e cultura.
6) Os resultados da pesquisa sociológica não são apenas de interesse dos sociólogos. A sociologia cobre todas as áreas do:
a) ( ) convívio psicológico.
b) ( ) convívio político.
c) ( ) convívio familiar.
d) ( ) convívio humano.
7) A sociologia pode interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas áreas do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é:
a) ( ) o povo
b) ( ) o Estado
c) ( ) a nação
d) ( ) a sociedade.
8) A Sociologia no mundo foi se mostrando presente em várias datas importantes desde as grandes revoluções, e foi acompanhando o processo histórico como: Nos anos 20 e 30 estudava a formação da sociedade brasileira, e analisando temas como a abolição de escravatura, êxodo, e estudo dos índios e negros. Nas décadas de 40 e 50 a sociologia voltou para as classes trabalhistas tais como salários e jornadas de trabalho, e também comunidades rurais. Na década de 60 a Sociologia se preocupou com o processo de:
a) ( ) comercialização do país, nas questões de sindicatos e greves.
b) ( ) serviços, o país estava tornando-se mais desenvolvidos.
c) ( ) industrialização do país, nas questões de reforma agrária e movimentos sociais na cidade e no campo.
d) ( ) Todas as alternativas estão corretas.
9) Uma das maiores preocupações da Antropologia brasileira é justamente a possibilidade da destruição das culturas indígenas que ainda resistem, em certa medida, no país. Em certos aspectos, o processo de aculturação, que de várias maneiras culminou na mudança cultural e na assimilação dessas culturas indígenas, pode ser visto na mudança da forma como se vestem, na construção de suas casas ou no gradual abandono de suas línguas. Com base no trecho acima, podemos afirmar que a aculturação é equivalente à destruição completa de uma cultura?
a) Sim, já que as mudanças que uma cultura original sofre tornam-na impura e completamente diferente do que naturalmente era.
b) Não, já que a aculturação equivale à absorção recíproca de traços culturais entre culturas diferentes mediante a convivência.
c) Sim, uma vez que a aculturação só é possível mediante a imposição absoluta e sistemática de uma cultura sobre outra.
d) Não, pois vestimenta, construção de casas e a língua de um grupo não são traços culturais.
10) “O Pacto Mundial para a Migração da ONU é aprovado em conferência no Marrocos (...) Representantes de quase 160 países aprovaram formalmente o Pacto Mundial para migração das Nações Unidas nesta segunda-feira (10), em Marrakech, no Marrocos”(disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/10/pacto-mundial-para-a-migracao-da-onu-adotado-oficialmente.ghtml). Acerca de tal pacto global é incorreto afirmar:
a) O pacto tem por objetivo reforçar a cooperação internacional para uma migração segura, ordenada e regular.
b) O pacto proíbe as detenções arbitrárias e apenas autoriza as prisões como medida de último recurso.
c) O Brasil, ainda representado pelo governo Michel Temer e pelo então ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, assinou o acordo.
d) Os Estados Unidos se retiraram da elaboração do texto em dezembro de 2017 por considerá-lo contrário à política migratória do presidente americano, Donald Trump.
e) O pacto é vinculante e destaca princípios (defesa dos direitos humanos, das crianças, reconhecimento da soberania nacional), mas não enumera propostas para ajudar os países a enfrentar as migrações.
11) A segunda metade do século XIX foi marcada por intenso fluxo populacional planetário. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que:
a) durante todo o século XIX, o tráfico de escravos africanos teve grande contribuição para os contingentes migratórios planetários.
b) apesar de muitos migrantes deixarem sua terra natal por questões materiais (pobreza), problemas relativos a perseguições políticas também tiveram grande peso para a saída de contingentes populacionais da Europa na segunda metade do século XIX.
c) nas três últimas décadas do século XIX, a entrada de contingentes estrangeiros nos Estados Unidos continuou em acelerada expansão, uma vez que a economia do país também vivia um intenso crescimento.
d) a industrialização facilitou os movimentos migratórios, uma vez que trouxe inovações técnicas e tecnológicas que aceleram os transportes e as comunicações. 
e) a maioria dos emigrantes europeus, na segunda metade do século XIX, era de origem urbana. Deixavam sua terra natal fugindo das péssimas condições de vida das cidades industrializadas

Outros materiais