Buscar

AVALIAÇAO FINAL DESCRITIVA - FISICA INSTRUMENTAL

Prévia do material em texto

1.
	A aquisição de dados é uma das etapas mais importantes do procedimento experimental. Nessa fase, será determinada a qualidade da medição pelo operador e que resultará em um nível de erro, sendo admissível ou não. Acerca dos erros experimentais, diferencie e caracterize os diferentes tipos de erros: grosseiros, sistemáticos e aleatórios.
	Resposta Esperada:
Os erros grosseiros caracterizam-se pelo engano na leitura, engano de unidade, erro de cálculo e deficiência técnica, como o manuseio inábil do instrumento.
Os erros sistemáticos caracterizam-se pelo erro de calibração do instrumento, deslocamento do zero da escala, consequências de variações térmicas e paralaxe. Os erros sistemáticos são causados por fontes identificáveis e, em princípio, podem ser eliminados ou compensados. Erros sistemáticos fazem com que as medidas feitas estejam consistentemente acima ou abaixo do valor real, prejudicando a exatidão da medida. Os erros aleatórios caracterizam-se pela avaliação do algarismo duvidoso, condições flutuantes, como, por exemplo, a temperatura do ambiente e a natureza da grandeza a ser medida.
	2.
	Um automóvel de massa 1600 kg parte do repouso e após percorrer 10 s apresenta uma velocidade de 72 km/h. Considerando o movimento como uniformemente variado, calcule a força resultante que atuou sobre esse móvel.
	Resposta Esperada:
Vo=0
V = 72km/h = 20 m/s
t = 10 s
m=1600 kg
a=?
F?
V = Vo + a x t
20= 0 + a x 10
a = 2 m/s²
Aplicando a Segunda Lei de Newton, temos:
F = m x a
F = 1600 x 2
F = 3200 N

Continue navegando