Buscar

Análise de Pesquisas com Resíduos


Prévia do material em texto

Análise de Pesquisas com Resíduos
Maria Cristina Pereira dos Santos
Resumo
A análise dos fenômenos que intervêm na transferência de umidade no interior dos materiais de construção tem uma grande importância para a caracterização de seu comportamento no que se refere à estanqueidade de paredes à água de chuva. O presente trabalho propôs-se apresentar a avaliação das propriedades físicas - higrotérmicas dos elementos constituintes de paredes (argamassa de revestimento, blocos) que influenciam no transporte de umidade que permitirá traduzir a interação da água - sólido para todo o domínio de atividade da água com o objetivo de introduzir novos parâmetros de caracterização que contribuam no entendimento sobre o desempenho à estanqueidade exigido para paredes das edificações, uma vez que o procedimento estabelecido na presente norma prevê uma identificação de parâmetros meramente qualitativos. 
Neste estudo foi realizada uma primeira fase a caracterização das propriedades dos materiais constituintes como: a porosidade aberta, as isotermas de adsorção, o ângulo de molhamento, absorção capilar e condutividade térmica para seis tipos de argamassas com cinza pesada; a taxa inicial de absorção, a absorção de água livre ao longo do tempo analisando a sorptividade no caso de dois tipos de blocos de concreto com diferentes densidades e ensaios de capilaridade e uma segunda fase de avaliação do desempenho à estanqueidade utilizando sensores de umidade e temperatura (Hobbos) assim como técnica de obtenção de imagem através de termografia de infravermelho como na alvenaria para avaliar a cinética de evolução da umidade. Como resultados foram obtidos o grau correlação dos parâmetros físicos e higrotérmicos das argamassas de revestimento e do bloco assim como a influência da estrutura porosa dos materiais, a importância dos diversos fenômenos no processo de migração de água com o ensaio de penetração de água nas paredes, contribuindo para estimativa do comportamento das paredes a serem ensaiadas e à introdução de novos parâmetros quantitativos de avaliação no ensaio da estanqueidade.
Objetivos geral e específico(s)
Os objetivos específicos do trabalho são: Avaliar as propriedades físicas dos materiais que permitam caracterizar experimentalmente a estrutura porosa das argamassas e dos blocos na transferência de umidade; avaliar as propriedades higrotérmicas dos elementos constituintes das paredes para: ♦ Quantificação do fenômeno de sorção de vapor de água nos materiais mediante a determinação experimental das curvas de adsorção; ♦ Determinação do coeficiente de sorptividade das argamassas ensaiadas em função do teor de cinza incorporada e após sua aplicação em diferentes substratos com diferentes porosidades;
♦ Análise do grau de molhabilidade dos materiais através do ângulo de molhamento aparente; ♦ Avaliação da influência da temperatura no processo de transferência de umidade nos dois tipos de blocos e nas argamassas; Analisar as propriedades químicas das argamassas que permitam caracterizar o grau de hidratação das argamassas e dos blocos na transferência de umidade; Estimativa de comportamento das paredes em relação ao ensaio de estanqueidade a partir da comparação dos resultados obtidos na caracterização das propriedades dos elementos construtivos com os resultados obtidos na avaliação do desempenho das paredes.
Ensaios de caracterização para agregado e para argamassas (identificar às normas técnicas)
Neste estudo foi realizada uma primeira fase a caracterização das propriedades dos materiais constituintes como: a porosidade aberta, as isotermas de adsorção, o ângulo de molhamento, absorção capilar e condutividade térmica para seis tipos de argamassas com cinza pesada; a taxa inicial de absorção, a absorção de água livre ao longo do tempo analisando a sorptividade no caso de dois tipos de blocos de concreto com diferentes densidades e ensaios de capilaridade e uma segunda fase de avaliação do desempenho à estanqueidade utilizando sensores de umidade e temperatura (Hobbos) assim como técnica de obtenção de imagem através de termografia de infravermelho como na alvenaria para avaliar a cinética de evolução da umidade. Para a realização do ensaio, foram utilizados três corpos de prova de cada uma das seis argamassas e as etapas de ensaio conforme NBR 13279/1995
Resultados
Como resultados foram obtidos o grau correlação dos parâmetros físicos e higrotérmicos das argamassas de revestimento e do bloco assim como a influência da estrutura porosa dos materiais,a importância dos diversos fenômenos no processo de migração de água com o ensaio de penetração de água nas paredes.
Aspectos positivos e negativos 
Conclusão
Contribuindo para estimativa do comportamento das paredes a serem ensaiadas e à introdução de novos parâmetros quantitativos de avaliação no ensaio da estanqueidade.
Bibliografia
MUSTELIER,Niubis Luperon. Estimativa do comportamento de paredes no ensaio de penetração de água de chuva através das propriedades de transferência de umidade dos materiais constituintes. 2008. 353 fls. Tese (Doutor em Engenharia Civil). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina, 2008