Buscar

Redação modelo: É fundamental o combate ao tráfico de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: É fundamental o combate ao tráfico de pessoas
	
Émile Durkheim defendeu a ideia de que a sociedade deve ser comparada a um “corpo biológico”. Em sua teoria, o pensador afirmou que a sociedade é formada por segmentos que atuam de moto mútuo, assim como um organismo. Dessa forma, para que haja equilíbrio e coesão, é essencial que os direitos de todos os indivíduos sejam garantidos. No entanto, quando se observa a questão do tráfico de pessoas, percebe-se certa desarmonia no corpo social, haja vista a violação dos direitos humanos recorrente de tal crime. Para tanto, é necessário compreender as causas e buscar combater o tráfico de pessoas.
	De fato, indivíduos em situação de desamparo econômico são mais vulneráveis ao tráfico humano. Segundo relatório da ONU, as regiões mais pobres do país, em destaque a região Norte, apresenta a maior concentração de rotas de tráfico de pessoas. Nesse sentido, grupos de pessoas são atraídos por ofertas e promessas enganosas que, certamente, apresentam-se como uma saída da realidade em que se encontram. Assim, essa fragilidade situacional – escassez de empregos, pobreza, falta de informações – as coloca em um cenário lamentável de exploração e de difícil libertamento, além de emprega-las como um objeto com fins lucrativos a essa rede criminosa. É fundamental, portanto, que a fiscalização e informação acerca do problema seja direcionada, principalmente, às regiões mais pobres.
	Outrossim, é evidente a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate. Nessa perspectiva, a série televisiva “Grey’s Anatomy” atentou para essa questão, elucidando um tipo de treinamento que os médicos possuíam para capacitá-los a identificar pacientes vítimas de tráfico humano, os quais apresentavam determinadas características comportamentais. De modo semelhante, é essencial a divulgação ampla de informações sobre o tráfico de pessoas, por meio de campanhas midiáticas, desenvolvidas pelo Ministério dos Direitos Humanos, com orientações aos cidadãos sobre como reconhecer estratagemas enganosas de criminoso, a fim de mitigar essas situações e despertar o cuidado dos indivíduos. Logo, é substancial que os órgãos competentes priorizem a garantia, por intermédio da informação, dos direitos humanos da população brasileira.
	O tráfico de pessoas representa um desafio hodierno e seu combate e fundamental, por conseguinte, medidas devem ser adotadas. Para tanto, além do papel do Poder público junto à mídia na divulgação de campanhas, cabe ao Ministério da Segurança, por meio do policiamento reforçado e contínuo em regiões com rotas de tráfico conhecidas, intensificar o trabalho de fiscalização e de recebimento de denúncias, com a construção de postos de segurança e atendimento especializado desses crimes, a fim de que os casos de tráfico humano no país, com destaque a regiões mais afetadas, sejam identificados e mitigados. Com essas medidas, o equilíbrio e a harmonia do “corpo biológico”, idealizado por Durkheim, será concretizado na prática.

Continue navegando