Buscar

Analise Fílmica Didática Sobre o Longa "Projeto Flórida"

Prévia do material em texto

A ingenuidade e a beleza do olhar infantil:
Acho que foram poucas as vezes que eu vi um elenco infantil tão bem como nesse filme. Não sei como, mas esse elenco tá melhor q o dos "Batutinhas" .
Sobre as atuações não há muito o que falar, todos estão excelentes em seus papéis, principalmente o Willem Dafoe e a Brooklynn Prince
É muito interessante o fato do diretor Sean Baker resolver em muitos momentos pôr a câmera na altura das crianças, isso não só ajuda na construção da atmosfera do filme, como também nos faz olhar o mundo com os olhos delas.
Para potencializar esse último fato, por muitas vezes durante o longa um filtro roxo/lilás é utilizado. O interessante é que esse filtro é majoritariamente usado nos momentos de alegria das crianças (apesar de também ser utilizado em momentos um tanto que "pesados", mas já vamos chegar nessa parte). Esse filtro também ajuda a criar uma atmosfera mágica e lúdica proporcionada pelo hotel (mesmas cores) e geradas pelos pequenos.
Achei interessante o fato de, apesar de as crianças realizarem atos e dizerem coisas um tanto quanto "não infantis", elas não os fazem por maldade e malícia, pelo contrário, elas apenas estão reproduzindo as ações dos adultos que as cercam, também os fazem pela sua inocência e também pela irresistível tentação que o "errado" e o "proibido" causam. (Spoiler) - Sobre a cena do pedófilo, na minha opinião o longa mantém tal filtro devido a inocência das crianças, que veem tal acontecimento sem nenhuma maldade, necessitando da ajuda de um adulto para salvá-las de uma tragédia grotesca de nojenta. - (Fim do Spoiler).
O filme também aborda (indiretamente) a propensão ao caos que o ser humano tem. Por muitos momentos os personagens admiram e exaltam tais atos, inclusive eles os tratam como mero entretenimento e o querem compartilhar com o máximo de pessoas possíveis.
Diferentemente do imaginário (principalmente dos Brasileiros), Orlando (e seus arredores) não é uma terra de "magia e contos de fadas", assim como no mundo todo lá tem pobreza, desespero, e outras coisas mais, e o longa retrata isso de uma maneira ao mesmo tempo natural e extremamente forte.
(Spoiler) No final do longa, após ter sua guarda tomada devido aos atos de desespero total da mãe, Moonee pede ajuda para sua amiga Jancey e juntas elas fogem para o parque da Disney (para o castelo da Cinderela, mais especificamente), na cabeça delas esse local estaria cheio de magia e alegria, o que as ajudaria e permitiria a elas uma saída para todos os seus problemas e tristezas, esse seria um local onde a diversão e a felicidade reinariam, ou seja, elas estariam literalmente no paraíso.

Continue navegando