Buscar

História do Ano Novo com atividades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME_____________________________________SALA______SÉRIE_____DATA___/___/___
 
(HI02A) Identificar a importância das fontes históricas para a produção do saber histórico. Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.
(EF07GE09) Identificar padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.
OBJETIVOS
(GE) Desenvolver no aluno o entendimento da leitura e interpretação mais aprofundada.
(HI) O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam a história e origem do Ano Novo e compreendam a importância das fontes históricas na construção e produção do conhecimento.
HISTÓRIA DO ANO NOVO
O Réveillon ou Ano-Novo é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “acordar”, em referência à nova etapa de vida que se inicia. O 1º de janeiro consolidou-se como Ano-Novo somente no século XVI.
A festa de Ano-Novo já é uma tradição no Brasil e em boa parte do mundo, assumindo, em muitos casos, um caráter religioso cristão. No entanto, a origem do Réveillon é muito anterior ao cristianismo, sendo geralmente atribuída à Mesopotâmia, em 2000 a.C., remetendo a algo como o “Festival de Ano-Novo” Aos povos Persas, fenícios, assírios e gregos, desde tempos remotos, também realizavam suas celebrações de passagem de ano
.
No Brasil, assim como na maior parte dos países de tradição ocidental, o Réveillon é comemorado no 1º de janeiro. O mês de janeiro foi criado pelos romanos, no século VIII a.C., e seu nome era uma homenagem a Jano, deus romano das mudanças e das transições. No entanto, os romanos ainda celebravam a passagem de ano no início da primavera, que se dava em março.
Acredita-se que os romanos teriam passado a comemorar a passagem de ano a partir do século II a.C. Atribuiu-se essa mudança aos conflitos da época. Essa antecipação tinha relação com questões burocráticas e logísticas que envolviam o exército romano e foi aprovada pelo Senado, em 153 a.C.
Complete a cruzadinha com os Desejos de Ano Novo
Ano-Novo em outras partes do mundo
Muitos povos diferentes possuem celebrações de Ano-Novo acontecendo em outras datas que não o 1º de janeiro. Vejamos alguns exemplos:
· Judeus: o Ano-Novo judaico é conhecido como Rosh Hashaná e é celebrado entre o final de setembro e o início de outubro. As festas de Ano-Novo para os judeus são ocasiões de reunião familiar, mais privadas.
· Muçulmanos: o Ano-Novo muçulmano é celebrado no mês de maio. A passagem de ano para os muçulmanos celebra a Hégira, a ida de Muhammad de Meca para Medina.
· Chineses: o Ano-Novo dos chineses é determinado pelo calendário chinês e acontece entre janeiro e fevereiro do calendário gregoriano. Os chineses costumam fazer grandes celebrações durante seu Ano-Novo.
O ano letivo vai chegando ao fim e por um lado fico muito feliz em ver o quanto cada um dos meus alunos cresceu neste período de aulas sem a presença do professor, m vocês conseguiram, ultrapassaram essa barreira, mostrando o quanto você é capaz, basta querer!
Ao longo do ano mesmo a distância fui conhecendo melhor cada um de vocês e acompanhando pelas devolutivas das atividades, sei quem copiou, quem fez para o colega, quem se esforçou e dedicou, e até aquele que deixou fazer por não estar 100%.
Contudo, essa época sempre me traz uma certa tristeza, pois é um momento de despedida.
Aproveitem o descanso para em 2021 voltarmos com as energias recarregadas, porque a estrada do conhecimento é infinita!
Que Deus abençoe cada um de vocês!
Professora:

Continue navegando

Outros materiais