Buscar

Sistema Circulatório - Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA GERAL – QUESTÕES DE SISTEMA CIRCULATÓRIO
 1. O sistema cardiovascular é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Ele é responsável por transportar o sangue e os respectivos componentes para os tecidos do corpo, tendo funções diretamente integradas a outros sistemas, especialmente o respiratório. Em relação aos aspectos estruturais e funcionais cardiovasculares, assinale a alternativa correta, CORRIGINDO as assertivas erradas. 
a) Os vasos sanguíneos são de três tipos: artérias, veias e capilares. 
b) A diferença entre artérias e veias está limitada ao aspecto estrutural, no qual aquelas são mais calibrosas que estas. 
c) O coração humano é um órgão involuntário, constituído por quatro cavidades, um aparelho valvular complexo e a parede completamente muscular, formada pelo miocárdio. 
d) A estrutura básica de uma artéria é formada por três túnicas ou camadas, quais sejam: externa ou adventícia, média ou muscular e interna ou endotelial. 
e) A drenagem venosa do miocárdio é feita por meio da veia áziga, que desemboca no óstio do seio coronário. 
a) os vasos sanguíneos são de vários tipos, entre eles: artérias, arteríolas, capilares, veias e vênulas. 
b) Além do aspecto estrutural, artéria com as paredes mais espessas que veias, nas artérias o sangue flui do coração para diferentes partes do corpo. Já nas veias o sangue segue dos tecidos do corpo para o coração. 
c) CORRETA 
d) A túnica intima é constituída pelo endotélio e reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial. Entre a túnica íntima e a média observa-se uma lâmina elástica interna, constituída de lâminas elásticas, porém não muito evidente nas artérias elásticas, pois se confunde com as lâminas elásticas presentes em abundancia na túnica média. A túnica média, camada mais espessa, é constituída principalmente por lâminas elásticas dispostas concentricamente, e entre elas situam-se células musculares lisas. A lâmina elástica externa não pode ser distinguida. A túnica adventícia é constituída de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras colágenas, fibrócitos e fibroblastos, e torna-se gradualmente contínua com o tecido conjuntivo do órgão pelo qual o vaso sanguíneo está passando. 
e) A drenagem venosa do coração é governada primariamente pelo seio coronário, com auxílio secundário das veias cardíacas anteriores, que entram diretamente no átrio direito, e das veias cardíacas menores, que se abrem diretamente no interior das câmaras cardíacas. 
2. Sabendo que o sistema circulatório é composto pelo sistema vascular sanguíneo e pelo sistema vascular linfático, quais são suas funções no organismo e em relação ao gás carbônico e catabólitos? 
 Gás carbônico e catabólitos produzidos pelas células são recolhidos e conduzidos, pelo sistema vascular sanguíneo e linfático, aos locais onde são eliminados. 
3. Danos ou disfunção endotelial tem papel fundamental nas desordens trombóticas. Explique a atuação do endotélio na homeostase. 
 As células endoteliais são funcionalmente diversas de acordo com o vaso que elas revestem. Os vasos capilares são frequentemente chamados vasos de troca, uma vez que é nestes locais que são transferidos oxigênio, gás carbônico, água, solutos, macromoléculas, substratos e metabólitos do sangue para os tecidos e dos tecidos para o sangue. Além de seu papel nas trocas entre o sangue e os tecidos, as células endoteliais executam várias outras funções, como: Conversão de angiotensina I para angiotensina II Conversão de bradicinina, serotonina, prostaglandinas, norepinefrina (noradrenalina), trombina etc., em compostos biologicamente inertes Lipólise de lipoproteínas por enzimas localizadas na superfície das células endoteliais, para transformá-las em triglicerídios e colesterol (substratos para síntese de hormônios esteroides e para a estrutura da membrana) Produção de fatores vasoativos que influenciam o tônus vascular, como as endotelinas, os agentes vasoconstritivos, como óxido nítrico, e os fatores de relaxamento. Fatores de crescimento, como VEGF (fator de crescimento do endotélio vascular), têm papel central na formação do sistema vascular durante o desenvolvimento embrionário, na regulação do crescimento capilar em condições normais e patológicas em adultos e na manutenção da normalidade da vascularização. 
 4. Caracterize histologicamente as três túnicas presentes nos vasos sanguíneos. 
Túnica íntima: Apresenta uma camada de células endoteliais apoiada em uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a camada subendotelial, a qual pode conter, ocasionalmente, células musculares lisas. 
Túnica média: A média consiste principalmente de camadas concêntricas de células musculares lisas organizadas helicoidalmente. Interpostas entre as células musculares lisas existem quantidades variáveis de matriz extracelular composta de fibras e lamelas elásticas, fibras reticulares (colágeno do tipo III), proteoglicanos e glicoproteínas. As células musculares lisas são as responsáveis pela produção dessas moléculas da matriz extracelular. 
Túnica adventícia: A adventícia consiste principalmente em colágeno do tipo I e fibras elásticas. A camada adventícia torna-se gradualmente contínua com o tecido conjuntivo do órgão pelo qual o vaso sanguíneo está passando. 
5. Disserte sobre pericito. 
Os pericitos são células ramificadas alongadas com propriedades de contração que envolvem as células endoteliais. Estão localizados na parede de capilares sanguíneos na região neurovascular. E atuam na manutenção da integridade estrutural do vaso e são importantes na promoção da angiogênese Algumas das funções dos pericitos são: permitir a transferência de nutrientes, mensageiros secundários, servem como coordenadores e efetores em algumas funções neurovasculares. 
6. Descreva os tipos de capilares quanto à sua estrutura, importância funcional e ocorrência. 
Capilar somático: é caracterizado pela ausência de fenestras em sua parede. Este tipo de vaso capilar é encontrado em todos os tipos de tecido muscular, tecidos conjuntivos, glândulas exócrinas e tecido nervoso. Vesículas de pinocitose também ocorrem como vesículas isoladas no citoplasma dessas células e são responsáveis pelo transporte de macromoléculas em ambas as direções, apical e basolateral , das células endoteliais. 
Capilar visceral: é caracterizado por grandes orifícios ou fenestras nas paredes das células endoteliais, as quais são obstruídas por um diafragma que é mais delgado do que a membrana plasmática da própria célula. 
Capilar fenestrado e destituído de diafragma: característico do glomérulo renal. Neste tipo de capilar, na altura das fenestras, o sangue só está separado dos tecidos por uma lâmina basal muito espessa e contínua. 
Capilar sinusoide: Um caminho tortuoso e diâmetro bem maior que o dos demais capilares (30 a 40 mm), o que reduz a velocidade da circulação do sangue. Suas células endoteliais formam uma camada descontínua e são separadas umas das outras por espaços amplos. O citoplasma das células endoteliais exibe fenestrações múltiplas as quais são desprovidas de diafragmas. Há macrófagos entre as células endoteliais. A lâmina basal é descontínua. São encontrados principalmente no fígado e em órgãos hemocitopoéticos (formadores das células do sangue ), como a medula óssea e o baço. 
7. Relacione o papel das artérias de médio e de grande calibres no organismo com a composição da sua túnica média. 
A túnica média das grandes artérias contém várias lâminas elásticas que contribuem para a importante função de tornar o fluxo de sangue mais uniforme. Durante a sístole, a lâmina elástica das grandes artérias está distendida e reduz a variação de pressão. 
 8. Compare os vasos arteriais e venosos de diferentes calibres segundo a sua constituição e espessura. 
Artérias de grande calibre são elásticas e condutoras: possuem túnica íntima ricas em fibras elásticas, a túnica média é a mais desenvolvida e apresenta de 40 à 70 camadas de lâminas elásticas, possui LEE e túnica adventícia com vasa vasorum . artéria de médio calibre são muscularese distribuidoras: possuem túnica íntima (o endotélio é dificilmente observado), túnica média com cerca de 40 camadas musculares, possui LEE e túnica adventícia . 
Veias de grande calibre: íntima endotélio, subendotélio (dificilmente observado), túnica média bastante delgada, músculo liso, pouco desenvolvida, túnica adventícia – espessa e desenvolvida, formado de TCD não modelado + músculo -, sendo o único vaso que tem músculo da adventícia. 
Veias de médio calibre: possui túnica íntima possui válvulas (dobras da intima), túnica média formada por músculo liso fibras colágenas e elásticas e túnica adventícia formada por TC Denso não modelado variando para TC Frouxo. 
Veia de pequeno calibre (vênulas): possui túnica íntima formada apenas de endotélio, túnica média é geralmente ausente, túnica adventícia é em delgada e possui TC.  Todas as veias possuem LEE ausente. 
9. Como explicar a dor sentida em um ataque cardíaco isquêmico? 
A falta de fornecimento de sangue a qualquer tecido é denominada isquemia. Se o fornecimento for reduzido extremamente ou cortado por mais de alguns minutos, o tecido cardíaco morre. Um ataque cardíaco, também denominado infarto do miocárdio (IM), é a morte do tecido cardíaco devido à isquemia. 
10. Quais são as funções do sistema vascular linfático? 
Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório. Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório. Destruição de bactérias e outras partículas por filtração nos linfonodos. Remoção de proteínas e substâncias de alto peso molecular do líquido extracelular. Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos intersticiais para a circulação sanguínea. 
11. O que são e para que servem as válvulas presentes nas veias e nos vasos linfáticos? 
Impulsionar a linfa em um fluxo unidirecional.

Continue navegando