Buscar

Prova AV1 - Desenvolvimento de Produtos e Marcas e Formação de Preços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS E FORMAÇÃO DE PREÇOS
PROVA AV
	 1.
	Ref.: 820400
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Um hotel, com serviços simples, mas bem estruturados, pode ser considerado um:
		
	
	Produto Ampliado.
	
	Produto Inovador.
	 
	Produto Esperado.
	
	Benefício Central.
	
	Produto Potencial.
	
	
	 2.
	Ref.: 75702
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	No campo da gestão do desenvolvimento de produtos e marcas, a criatividade tem um papel fundamental para o profissional da área. Entre as fontes de geração de ideias, estão, exceto:
		
	
	Geração de ideias dos consumidores, utilizadas pelos profissionais do setor.
	 
	Geração de ideias que provém das autoridades e das comunidades localizadas no entorno.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Geração de ideias que provém de atividades de pesquisa, com o benchmarking.
	
	Geração de ideias espontâneas, que surgem de colaboradores e são utilizadas pelos profissionais da área.
	
	
	 3.
	Ref.: 28017
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Assim como nós, seres humanos, os produtos também têm ciclos de vida. O objetivo do acompanhamento do ciclo de vida de um produto ou serviços é olhar para o futuro. Como esse ciclo está cada vez menor, ou seja, o tempo de maturidade de um produto diminui a cada dia, a idéia é inovar e buscar novos segmentos de mercado. Para cada fase desse ciclo é necessário o desenvolvimento de estratégias diferenciadas. É correto afirmar que:
		
	
	No Descarte há grande queda nas vendas e nos lucros
	
	Na Maturidade o produto passa a ter aceitação de mercado e as vendas e a concorrência aumentam
	 
	A fase de Introdução exige investimento e o crescimento das vendas é lento
	
	No Declíniosão são adotadas ações de logística reversa para o produto
	
	No Crescimento o produto experimenta a estabilização das vendas e do lucro
	
	
	 4.
	Ref.: 176526
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Dentro das etapas de inovação sugerida pelo Kotler e Berkowitz, a etapa teste de conceito ou teste preliminar o produto ou serviço devem ter suas especificações detalhadas. Kotler menciona cinco questões que devem ser respondidas no testes de conceito. Assinale a alternatica CORRETA:
		
	
	Este produto satisfaz uma necessidade? Você compraria este produto? Com que frequência você usaria esse produto? O preço do produto não é razoável em relação ao seu valor? Atualmente outros produtos satisfazem essa necessidade? Você compraria esse produto?
	
	Este produto satisfaz uma necessidade? Você compraria este produto? Com que frequência você usaria esse produto? O preço do produto é razoável em relação ao seu valor? Atualmente outros produtos satisfazem essa necessidade? Você compraria não esse produto?
	 
	Este produto satisfaz uma necessidade? Você compraria este produto? Com que frequência você usaria esse produto? O preço do produto é razoável em relação ao seu valor? Atualmente outros produtos satisfazem essa necessidade? Você compraria esse produto?
	
	Este produto satisfaz uma necessidade? Você compraria não indicaria este produto? Com que frequência você usaria esse produto? O preço do produto é razoável em relação ao seu valor? Atualmente outros produtos satisfazem essa necessidade? Você compraria esse produto?
	
	Este produto satisfaz uma necessidade? Você compraria este produto? Com que frequência você usaria esse produto? O preço do produto é razoável em relação ao seu valor? Atualmente outros produtos satisfazem essa necessidade? Você não indicaria esse produto?
	
	
	 5.
	Ref.: 32302
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	"Ao planejar sua oferta ao mercado, o profissional de marketing precisa pensar em cinco níveis de produto. Cada nível agrega mais valor, e os cincos constituem uma hierarquia de valor para o cliente (KOTLER,2000, p.416). Esta hierarquia tem início com o:
		
	
	produto esperado
	
	produto genérico
	 
	benefício central
	
	produto básico
	
	benefício esperado
	
	
	 6.
	Ref.: 32207
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Se os indivíduos possuem desejos e necessidades, então produtos são qualquer coisa disponível para atender esses desejos e necessidades. Assim, podemos dizer que um produto é aquele benefício que um consumidor está disposto a comprar. Porque o Produto é a essência de toda organização e inclui as decisões estratégicas em relação aos atributos físicos do produto. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	as duas afirmações são falsas
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	
	
	 7.
	Ref.: 46012
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Para agregar valor a um produto, é preciso executar uma ou mais atividades a um menor custo ou de uma forma melhor do que os concorrentes. Como uma organização dificilmente terá domínio sobre todas as competências necessárias, as alianças estratégicas compensam essas lacunas ao longo de sua cadeia de valor. São várias as razões pelas quais as empresas decidem desenvolver uma aliança como:
(I) acesso a novos mercados, redução de custos;
(II) redução de riscos;
(III) redução de custos;
Estão corretas as seguintes afirmações:
		
	
	I e II
	
	II e III
	 
	I, II e III
	
	Apenas a III
	
	Apenas I
	
	
	 8.
	Ref.: 60913
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Pedro, um pequeno empresário, observou que os usuários de seus produtos tinham dificuldade na abertura das embalagens. Irritavam-se com o tempo perdido nessa operação, embora comprassem o produto por seu agradável sabor e por sua embalagem atrativa. Pedro, então, decidiu envolver os já sobrecarregados departamentos de engenharia e produção para solucionar o problema. O objetivo era facilitar o processo de retirada da embalagem pelo usuário sem onerar os custos do produto. A nova embalagem foi implementada para maior satisfação dos clientes. Qual das situações abaixo reflete a ação de Pedro?
		
	
	   Centraliza decisões, impondo sua opinião junto aos funcionários e direcionando os recursos da empresa para situações não relevantes para o negócio.
	
	   Desafia e sobrecarrega seus funcionários, exigindo um esforço adicional em assuntos não centrais para o negócio, o que provoca um desgaste necessário.
	
	Solicita tarefas desnecessárias e sobrecarrega os funcionários porque a estrutura organizacional da empresa, atualmente funcional, não está direcionada para as novas necessidades da firma.
	 
	   Busca criar valores nos produtos, atendendo às necessidades dos clientes e aumentando o nível de satisfação desses consumidores, sem perder, no entanto, a visão da empresa.
	
	   Busca atender às necessidades de seus clientes, de forma a mantê-los satisfeitos, sem se preocupar com a motivação dos funcionários nem com os custos da empresa
	
	
	 9.
	Ref.: 28074
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	"O lançamento de um novo produto no mercado exige por parte da empresa estabelecer os procedimentos de acompanhamento da evolução das vendas e dos objetivos e metas estabelecidas para os produtos, de forma a possibilitar a detecção e correção de rumos, caso necessárias, no momento certo e com a intensidade correta. Medidas periódicas de desempenho devem ser coletadas e comparadas com as metas e objetivos desejados, e ações corretivas devem ser desenvolvidas quando os resultados estiverem distantes dos previstos." (MATTAR; SANTOS, 2003, p.344).
Nessa afirmação, Mattar e Santos, em seu livro Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso, fazem referência ao desenvolvimento do:
		
	
	diagnóstico ambiental
	 
	Plano de Marketing
	
	Plano Estrategico empresarial
	
	Plano de indicadores de desempenho
	
	Projeto do produto
	
	
	 10.
	Ref.: 576578
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Alguém aí se lembra do jurássico ¿Pense Bem¿, computador educativo de perguntas e respostas? Bem, o Macintosh Portable nada tinha a ver com ele, a não ser pelo visual, sutilmente parecido. Só que o projeto foiuma má ideia da Apple. A começar pelo preço: US$ 12 mil! E isso em 1989. As falhas técnicas em hardware comprometeram o Macintosh Portable antes da hora. As baterias, por exemplo, não podiam descarregar totalmente. Se isso acontecesse, elas eram danificadas e poderiam ser prejudiciais ao funcionamento do produto. Ou seja: o usuário tinha de ficar eternamente preocupado com a carga delas. Consultado em 22/08/14, disponível em http://www.tecmundo.com.br/apple/47897-ninguem-e-perfeito-veja-8-produtos-fracassados-da-apple.htm De acordo com o texto acima, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA sobre fatores podem gerar fracassos no desenvolvimento de novos produtos e marcas:
		
	
	Quando o produto não é alvo de um trabalho de comunicação realizado de forma eficaz.
	
	Quando o produto não é bem concebido e não é posicionado adequadamente no mercado.
	
	Quando alto escalão da organização impõe uma idéia em detrimento de constatações colhidas em uma pesquisa de marketing.
	
	Quando encontramos uma boa idéia, mas o tamanho do mercado é superestimado.
	 
	Quando o preço é definido a partir de um estudo bem fundamentado.

Outros materiais