Buscar

Texto Teatral Escrito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto Teatral Escrito
Convivemos, enquanto usuários da língua, com diferentes situações comunicativas, posicionando-nos na qualidade ora de emissores, ora de receptores. Assim, com base nessa realidade, sempre afirmamos que tais circunstâncias se materializam naquilo que chamamos de gêneros textuais.
Como primeiro aspecto, façamos uma volta aos conhecimentos de que dispomos acerca do texto narrativo, no qual podemos verificar a presença dos personagens, tal como ocorre no texto teatral; os fatos ocorrem em um determinado lugar, em um certo tempo. Contudo, em se tratando desse tempo, digamos que ele somente dura enquanto dura a apresentação da peça, diferentemente do que ocorre no texto narrativo. Em relação ao narrador, importante é estarmos cientes de que na linguagem teatral esse elemento não se faz presente, visto que a característica principal que demarca essa modalidade de linguagem em evidência é justamente o diálogo encenado pelos próprios personagens, portanto, a história não é contada, mas sim representada.
Outras características, não menos importantes, dizem respeito a alguns elementos que compartilham da representação da linguagem teatral, como é caso do figurino, do cenário, da iluminação, trilha sonora, entre outros. Outro ponto faz referência ao tamanho em que a peça se apresenta demarcada, ou seja, se muito extensa, costuma ser dividida em partes, consideradas atos, os quais podem ser subdivididos em cenas.
As rubricas, demarcadas por aqueles elementos que no texto escrito aparecem em destaque, em itálico, por exemplo, atuam como indicadores que orientam o diretor e os personagens acerca das características relativas ao cenário, bem como sobre o modo de proceder desses mesmos personagens. Antes delas, como podemos constatar no exemplo de uma peça demarcada pela linguagem teatral (abaixo citada), aparece o nome do personagem. 
Exemplo: João Grilo (chamando o patrão à parte) — Se me dessem carta branca, eu enterrava o cachorro.
No exemplo, o termo em itálico e entre parênteses é a rubrica que indica como o personagem vai agir em cena.
Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/portugues/linguagem-teatral.html. Acesso em: 24/06/2020
Características do texto teatral ou dramático
· É escrito para ser representado por atores;
· É organizado por meio de diálogos entre os personagens;
· Contém os elementos básicos da narrativa (fatos, personagens, tempo e lugar), porém dispensa o narrador;
· Exige, durante a encenação, um cenário, música, luz, figurino, maquiagem, gestos, movimentos, etc.;
· Apresenta rubricas que são escritas com letras de tipo diferente. Elas indicam como as personagens devem falar (rubrica de interpretação) e como devem se movimentar (rubrica de movimento);
· Apresenta um conflito, elemento da história que se opõe a outro, criando uma tensão que organiza os fatos narrados, e, consequentemente, prende a atenção do leitor ou da plateia.
· Identifica o nome da personagem antes de sua fala;
· O nível de linguagem é adequado à personagem e ao contexto (nível social e cultural);
· Quando a peça teatral é longa, ela costuma ser divida em partes, que são chamados atos.
Fonte:http://planetaarteelza.blogspot.com/2013/09/caracteristicas-do-texto-teatral.html.Acesso em: 24/06/2020

Outros materiais