Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – DEFE
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO  GERAL
PROFESSOR: JURANDIR GONÇALVES LIMA
 
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA 
DISCENTE: KARYNA JESUS ALVES DE LIMA
Atividade Individual / Aplicar rigor teórico-metodológico na elaboração das respostas / Entregar dia 14/12/ 2020.
2 – Quais elementos nos ajudam a compreender que nas “Sociedades da Antigüidade Oriental”, a educação era (é) tradicionalista?
A educação tradicionalista Nas sociedades orientais, ao se criarem segmentos privilegiados, a população, composta por lavradores, comerciantes e artesãos, não tem direitos políticos nem acesso ao saber da classe dominante. Nas civilizações orientais não havia propostas propriamente pedagógicas. As preocupações com educação apareceram nos livros sagrados, que ofereceram regras ideais de conduta e o enquadramento das pessoas nos rígidos sistemas religiosos e morais.
“(...) As sociedades tradicionalistas, por serem conservadoras, pretendem perpetuar os costumes e evitar a transgressão das normas (...)”. (ARANHA, 2006). Há de semelhante o ponto de vista da educação, e o caráter estático, com mudanças lentas e grande representatividade religiosa.
3 – Quais elementos nas ajudam a compreender porque “historicamente” a educação tem sido tomada (sido apropriada) pelas camadas mais abastadas da sociedade, como, por exemplo, em algumas sociedades da antiguidade oriental ou mesmo na Grécia e Roma antiga?
A princípio o conhecimento da escrita é bastante restrito, devido ao seu caráter sagrado e esotérico. Tem início, então, o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários. A grande massa é excluída da escola e restringida à educação familiar informal. Além disso, a maioria das atividades culturais exercidas na época eram relacionadas ao ócio, “tempo livre” que a sociedade elitista realizava ações satisfatórias ao estado, caçadas, guerrear e práticas escolares, tais funções eram permitidas apenas para quem demandava de tempo e poder.
Claramente um dos princípios para a continuação da desigualdade existente até os tempos atuais.
4 - Reconstrua historicamente os conceitos de “Paidéia” e de “Humanitas” no contexto da educação na sociedade grega e romana na antiguidade.
Inicialmente a Paidéia tem significado simples de: criação de meninos, mas o conceito vai bem mais além na antiguidade grega. Como diz Jaeger (1995), os gregos deram o nome de paidéia a "todas as formas e criações espirituais e ao tesouro completo da sua tradição, tal como nós o designamos por Bildung ou pela palavra latina, cultura." Daí que, para traduzir o termo Paideia "não se possa evitar o emprego de expressões modernas como civilização, tradição, literatura, ou educação; nenhuma delas coincidindo, porém, com o que os Gregos entendiam por Paideia. Cada um daqueles termos se limita a exprimir um aspecto daquele conceito global. Para abranger o campo total do conceito grego, teríamos de empregá-los todos de uma só vez." (Jaeger, 1995: 1). A Paidéia era o berço de cultura e educação dos cidadãos. Com integração cultural social que visava o desenvolvimento completo físico, mental, corporal, moral e sentimental. 
 Já o termo humanitas distingue-se dela por se tratar de uma cultura predominantemente humanística e, sobretudo cosmopolita e universal, buscando aquilo que caracteriza o homem, em todos os tempos e lugares. Concepção que não se restringe ao ideal de homem sábio, mas se estende à formação do homem virtuoso, como ser moral, político e literário. Degeneração do termo humanitas = acontece com o tempo e restringe-se ao estudo das letras e descuido das ciências.
5 - Que elementos nos ajudam a compreender a “Grécia Clássica” como berço da pedagogia/educação formal?
 A Grécia serviu de berço da cultura, da civilização e da educação ocidental. O desenvolvimento cultural dos gregos, com sua visão universal e reflexão sobre o mundo e a existência, produziu uma maneira original de lidar com a educação, cuja ênfase era dada na formação integral, que consistia na integração entre a cultura e a sociedade. Os gregos colocam a educação como problema essencial da humanidade, produzindo uma reflexão filosófica sobre sua importância na formação humana.
6 - Qual o significado original na palavra “paidagogos” no contexto educacional Grego na antiguidade?
 A palavra paidagogos significa literalmente aquele quem conduz a criança(pais, paidós, criança; agogós, que conduz, mas na Grécia Antiga, os ''Paidagogos'' eram escravos que acompanhavam os filhos de seus senhores em diversos locais, os aprendizes sentavam-se aos seus pés para ouvirem seus ensinamentos.
8 – Diferencie as sociedades tribais das sociedades orientais no contexto do estudo da antiguidade de acordo com ARANHA (2006).
De maneira geral, as sociedades tribais são predominantemente míticas e de tradição oral. Não há dominação de um indivíduo sobre o outro, e apesar dos indivíduos realizam funções diferentes, os trabalhos e produtos são coletivos. Já nas orientais eles são divididos em classes. A administração burocrática do Estado controlava a produção agrícola, arrecadava impostos, recrutava mão de obra para construção de vários templos, túmulos, palácios, monumentos e sistemas de irrigação. E assim a pirâmide constituída na época classificava obrigações de acordo com a classe que o indivíduo ocupava, e as riquezas que tinha.
10 - Diferencie os papéis (contributo) de “Filósofos” e dos “Sofistas” na educação Grega antiga.
O filósofo é aquele que procede com a sabedoria e reflexão. Segue a maneira de viver e trabalha com o debate de ideias. Os sofistas eram educadores por profissão ensinavam o homem grego a arte da oratória e da retórica(ou seja, falar bem, com eloquência e saber argumentar). Os homens da Aristocracia precisavam de bons sofistas porque na maioridade iam as Assembleias populares. O homem bem preparado pelos sofistas propunha um argumento e convencia outros a votarem a favor do seu argumento. Seus projetos obviamente beneficiavam a si mesmo e não aos interesses de seu povo. Sofistas trabalhavam com a persuasão, eram vistos como impostor, atleta da fala, malabarista de argumentos, mais verosímeis do que verdadeiros. Mas, nem todo sofista age de má fé.
13 – Caracterize ou diferencie: “educação heroico-patrícia” e “educação cosmopolita” no contexto da sociedade romana antiga.
 Educação cosmopolita é o desenvolvimento do comércio, enriquecimento de uma camada de plebeus e início da expansão romana tornaram mais complexa a sociedade romana, exigindo outro modo de educar. Já a educação heroico-patrícia: ser voltada para a formação intelectual, visando participar da estrutura imperial do governo romano. ser voltada para a formação moral, fundamentada na vivência cotidiana e pela imitação, tendo como exemplos o pai, o paterfamilias e os antepassados.
15 - Quais as consequências da segregação na educação das sociedades orientais, grega e romana antiga?
A diferença no tipo de ensino dentre a sociedade e os filhos dos funcionários por conta do “dualismo escolar”, nisso, a grande massa é excluída a educação escolar e sofre restrições da educação familiar tambem.
16 – Aponte elementos que nos ajude a compreender o processo de “modernização” da sociedade grega ainda durante o período Arcaico.
Caracterizado principalmente pelo fim da comunidade gentílica, que se formou no Período Homérico, e pelo fortalecimento da organização dos membros da sociedade em torno das pólis, as cidades-Estado, comandadas por uma aristocracia proprietária de terras. A formação da aristocracia (a classe social proprietária de terras) ocorreu em razão do fim das comunidades gentílicas comandadas por um páter, um homem que dominava os grupos familiares, pois os parentes mais próximos, os eupátridas, passaram a dispor das melhores terras da comunidade. Aliado a esse processo de formação de um grupo social superior, com a aristocraciadominando e explorando o trabalho das demais pessoas da sociedade, houve a consolidação da propriedade privada das terras e dos instrumentos de trabalho, criando uma situação diferente do período anterior, quando havia a propriedade coletiva.
Teresina, PI, 14 de dezembro de 2020.
Universidade Federal do Piauí
Karyna Jesus Alves de Lima
História da Educação
1° Avaliação

Mais conteúdos dessa disciplina