Buscar

- DESENVOLVIMENTO PESSOAL E TRABALHABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISCIPLINA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E TRABALHABILIDADE
	
 AVALIAÇÃO 2.ª CHAMADA
	ALUNO (a)
	 
	MATRÍCULA
	 
	DISCIPLINA
	DESENVOLVIMENTO PESSOAL E TRABALHABILIDADE
	DATA DA PROVA
	26/06/2020
	PROFESSORA
	VIVIANNE MENDONÇA DE LIMA 
	TIPO DE PROVA
	2.ª CHAMADA
	TURMA
	 1.º MA
	CÓDIGO DA TURMA
	 
	NOTA
	 
 ATENÇÃO:
· A avaliação deverá ser feita de forma individual, e terminando a prova deverá ser postada no Microsoft Teams.
· Para os alunos quem fizeram a atividade para AV1 e não fizeram a AV1, a prova VALERÁ 7,0 pontos (já que fizeram a atividade que valia 3,0 pontos). Para os outros alunos valerá 10 pontos.
· A avaliação terá 27h para ser entregue, ou seja, iniciará as 08:00h do dia 26/06/2020 e terminará as 11:00h do dia 27/06/2020.
· Não serão aceitas avaliações entregues depois dessa data e hora determinada. Em caso específico, conversar com a professora.
 
- Utili 
 - Ao aluno flagrado utilizando meios ilícitos ou não autorizados pelo professor para responder a avaliação será atribuída nota. zero e, mediante representação do professor, responderá a Procedimento Administrativo Disciplinar, com base no Código de Ética. 
QUESTÕES
1) Um projeto de vida é mais do que uma ferramenta, trata-se de uma forma de pensar e posicionar-se no mundo, integrando as diversas esferas que constituem o ser humano e que são indissociáveis, pois qualquer alteração em uma delas impacta as outras. Marque a opção CONTRÁRIA à finalidade da construção de um projeto de vida (1,0 PONTO):
a) A elaboração de planos de ação é importante para evitar que nos percamos no caminho e com isso deixemos para traz sonhos, metas pessoais ou profissionais.
b) Em nossa profissão não estão presentes a nossa identidade nem personalidade, entretanto estão nossa visão de mundo e o modo como nos relacionamos com as pessoas. 
c) O projeto de vida tem como finalidades o autoconhecimento, a transformação de nossos sonhos em metas a serem alcançadas, bem como a possibilidade da consonância entre nossos valores e aquilo que vamos realizar a vida.
d) Elaboramos um projeto de vida porque somos seres em constante movimento, desenvolvimento, e precisamos de certa organização e participação nesse processo. 
e) Na execução do projeto de visa é importante realizar uma constante avaliação do plano de ação para verificar se as etapas planejadas estão sendo cumpridas e se é necessária a alteração do plano inicial.
2) Analise as afirmações abaixo (1,0 ponto):
I - A partir das informações sobre o cargo a ser preenchido ou das competências a serem agregadas, o passo seguinte do profissional de RH é a escolha das técnicas de recrutamento e seleção para conhecer, comparar e escolher os candidatos adequados.
II -  A partir das informações sobre as pessoas participantes do processo de seleção, o passo seguinte é a escolha de apenas uma técnica de seleção, para conhecer e escolher a vaga adequada.
III -  A partir das informações sobre o cargo, qualquer técnica de seleção pode ser aplicada e para qualquer tipo de cargo.
É correto o que se afirma em:
1. Apenas no item II
1. Nos itens II e III
1. Nos itens I, II e III
1. Apenas no item III
1. Apenas no item I
3) Analisando-se as afirmações abaixo (1,0 ponto):
CESGRANRIO/TRANSPETRO/ADM/2011) Os executivos de uma rede de agências de turismo “X” ao utilizarem a Análise SWOT no processo de planejamento estratégico se equivocaram ao considerar que os ataques terroristas ocorridos no exterior, naquele ano, representariam uma ameaça ao negócio.
PORQUE
Os clientes da rede de agências de turismo “X”, no ano em que ocorreram os ataques terroristas, passaram a optar por pacotes turísticos nacionais, em detrimento dos internacionais, gerando um crescimento de 50% nas operações e 30% na margem de lucro, dados os custos inferiores nas operações nacionais.
Conclui-se que: 
a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
b) as duas afirmações são falsas.
c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
4) As finanças pessoais tem sido considerada um fator importante para o sucesso profissional, pois o controle, a administração e o entendimento do tema podem refletir em sua atuação. A atenção, acompanhamento às informações pertinentes podem colaborar nesta gestão pessoal. Assim, alguns itens da área precisam ser identificados, exceto (1,0 ponto):
a) Planejamento financeiro e orçamentário, levando em consideração todas as entradas e despesas.
b) Fluxo de caixa, controlando de forma sistemática as entradas e saídas, indicando o saldo de caixa para o período projetado.
c) Aquisição de novos produtos em feiras e eventos promocionais, mesmo que não esteja no planejamento e aproveitar o preço, sem pesquisar.
d) Formas de pagamento, entendendo quando utilizar pagamento em espécie, cartão de crédito, cartão de débito, transferência eletrônica ou cheque.
e) Poupança, parte da renda não utilizada, identificando a melhor forma e melhores rendimentos.
5) De acordo com o que estudamos (1,5 pontos): 
a) Qual a diferença entre Recrutamento e Seleção (0,50 pontos) 
b) Exemplifique um possível processo de Recrutamento (ou busca de um trabalho) de acordo com o que atualmente você deseja como meta de vida profissional e coloque seus respectivos passos (1,0 pontos). 
6) O fardo de se enquadrar no que se espera de um homem, pode ser devastador. “Os homens se matam e matam uns aos outros”. Assim, “O Silêncio dos Homens” é um documentário debate a masculinidade tóxica. Esse filme é parte de um projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas em questões a respeito das masculinidades e desembocou num documentário e num livro-ferramenta baseado nesse estudo com dados públicos por meio de um convênio com o Consórcio de Informações Sociais (CIS) da USP. Agradecemos imensamente à Natura Homem e Reserva (assim como todo o time de pessoas especiais dentro de cada uma delas) pela viabilização e profunda crença no projeto! De acordo com o Documentário brasileiro: “O silêncio dos homens”, presente no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=NRom49UVXCE , discuta (2,0 ponto):
a) Escolha dois personagens do documentário; fale o que você percebe de inteligência emocional em cada um deles. Depois cite e conceitue dois tipos de inteligência emocional (presente na vida deles), para cada um deles. Utilize o conceito de inteligência emocional (IE) de acordo com o Howard Earl Gardner. 
7) Depois que você passou pela disciplina: “Desenvolvimento pessoal e trabalhabilidade”, o que você percebeu que ainda precisa desenvolver (tanto no quesito pessoal e como no profissional) para obter sucesso na Graduação/Carreira escolhida (1,0 ponto)? 
8) De acordo sobre o que estudamos sobre Planejamento Financeiro, cite quatro dicas fundamentais para que um planejamento financeiro pessoal seja bem sucedido (1,5 ponto):

Outros materiais