A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Representação descritiva I

Pré-visualização | Página 1 de 3

Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650529) ( peso.:4,00)
	Prova:
	26482525
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Biblioteca de Alexandria, criada em 280 a.C., no Egito, por Ptolomeu I Sóter (o Salvador), foi um dos mais importantes centros de informação para o desenvolvimento embrionário do que se estuda até hoje sobre a área da biblioteconomia e são dessa biblioteca as primeiras notícias do controle bibliográfico na antiguidade. Disserte sobre as principais contribuições da referida Biblioteca para o desenvolvimento dos catálogos.
	Resposta Esperada:
*Um dos mais importantes catálogos de que se tem história é o da Biblioteca de Alexandria. *O bibliotecário responsável por esta biblioteca organizou um catálogo, que era mais propriamente uma lista, contendo todos os autores das obras existentes na biblioteca e os organizou obedecendo a ordem alfabética. *Esse catálogo, sem dúvida, é considerado um dos marcos históricos mais expressivos para o início do registro e controle de procedimentos com o extremo objetivo de organização e armazenamento de dados. *A referida biblioteca englobava procedimentos necessários e disponíveis à época de sua existência, para organização e recuperação de seu acervo. *Alguns procedimentos são utilizados até os dias de hoje, tais como classificação e catalogação.
	2.
	A Catalogação Cooperativa, contextualizada nos estudos e esforços de Charles Coffin Jewett, tem sido um dos temas com relevância no contexto atual da atuação do bibliotecário, em especial, potencializada com o advento das TICs e da internet. Disserte sobre as implicações das TICs e da internet na Catalogação Cooperativa.
	Resposta Esperada:
O advento tecnológico impactou de maneira expressiva as várias esferas da sociedade e, em especial, as formas de lidar com o fluxo informacional. Desde então, as tecnologias e a internet passaram a estar presentes em todos os contextos de vida de milhares de pessoas e demais rotinas organizacionais, empresariais e culturais. Atualmente, não se é possível viver sem a praticidade e agilidade inerentes da tecnologia e tudo está conectado o tempo todo e a qualquer lugar do mundo.
As Tecnologias de Informação e Comunicação, TICs, implicaram e continuam a influenciar nas formas de pensar e fazer a Representação Descritiva da informação, em especial, no final do século XXI e no decorrer do século XX. Atualmente, está cada vez mais contundente os esforços para que as bibliotecas se unam e façam a integração das atividades relativas ao processamento técnico da informação para potencializar a disseminação da informação e do registro bibliográfico, afim de evitar esforços na atividade de catalogação de uma obra quando ela já tenha sido catalogada por outro profissional em outra biblioteca. Ainda motivados pelas ideias de Jewett, as ferramentas e padrões elaborados para o tratamento técnico da informação têm como um de seus objetivos principais o de evitar o retrabalho, valorizando o tempo dos profissionais envolvidos na catalogação, aliado a redução de custos e insumos.
Desse modo, estudos para as melhorias nas práticas e o desenvolvimento de tecnologias e novos modelos conceituais para a redefinição das regras e conceitos relativos à catalogação, de maneira direta e indireta, potencializam cada vez mais a efetividade da Catalogação Cooperativa.
Evidencia-se a importância de se participar de maneira ativa dos estudos e readequações dos pressupostos que direcionam as normativas e regras de catalogação para que se possa atribuir a estes uma aceitação, por exemplo, em contexto brasileiro, dessas novas realidades.
Parte inferior do formulário
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650531) ( peso.:3,00)
	Prova:
	26482523
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O processamento técnico da informação, de maneira mais ampla, tem como processos: a catalogação, que abarca a representação descritiva e a representação temática; e a indexação, que em certa medida não deixa de estar relacionada com a representação temática e a classificação. Todos esses processos possuem suas características, normas, regras e códigos próprios. Referente aos procedimentos, processos e normas envoltos no tratamento técnico da informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A catalogação implica na utilização de normas e regras delimitadas em instrumentos como AACR2, RDA e ABNT.
(    ) O uso de tesauros com linguagem documentárias controladas ou não controladas faz parte do processo de classificação e indexação da informação.
(    ) Uma tabela de códigos que indica a autoria de uma obra literária, denominada Tabela de Cutter, é um dos instrumentos amplamente utilizados para a classificação da informação.
(    ) Os tesauros, com linguagens documentárias controladas ou não controladas, são produtos inerentes ao processo de indexação da informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	A profissão do Bibliotecário foi sancionada no Brasil em junho de 1962 pela Lei n. 4.084, e seu exercício só é permitido para bacharéis em biblioteconomia. No contexto atual, essa normativa legal tem seu fundamento com maior efetividade, visto que se faz necessário todo um aparato teórico e técnico especializado para se dar conta de toda a vigente complexidade que permeia o tratamento da informação. Sobre as funções e atividades exercidas por um bibliotecário, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950-1969/L4084.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%204.084%2C%20DE%2030%20DE%20JUNHO%20DE%201962.&text=Disp%C3%B5e%20s%C3%B4bre%20a%20profiss%C3%A3o%20de%20bibliotec%C3%A1rio%20e%20regula%20seu%20exerc%C3%ADcio. Acesso em: 16 jun. 2020.
	 a)
	Apreendem processos técnicos para tratar a informação e desenvolvem recursos informacionais.
	 b)
	Disseminam a informação com o principal objetivo de facilitar e potencializar o acesso e a geração do conhecimento.
	 c)
	Os bibliotecários, por possuírem uma caracterização profissional técnica, não estão aptos para prestar serviços de assessoria e consultoria.
	 d)
	São habilitados para organizar acervos em quaisquer suportes, bibliográficos ou não.
	3.
	No site da Biblioteca Nacional, no decorrer dos anos, desde 1998, são disponibilizados cerca de 21 catálogos diferenciados que abrangem uma série de obras. Destes, citam-se, em especial, pela abrangência que assumem no auxílio ao tratamento técnico especializado de bibliotecários em todo o Brasil, os catálogos da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e o catálogo relativo a Obras Intelectuais Registradas. Sobre os referidos catálogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
II- Obras Intelectuais Registradas.
(    ) Os dados dos associados dessa Instituição são incluídos no catálogo para servir como um instrumento para tomada de decisão e auxílio aos demais pesquisadores e bibliotecários.
(    ) Os textos de autores cadastrados na referida Instituição também são disponibilizados pela Biblioteca Nacional.
(    ) Por meio deste catálogo, efetiva-se a missão e a responsabilidade de manter o direito do autor, difundir a dramaturgia e estimular a atividade autoral, realizando plenamente sua vocação de centro cultural da dramaturgia no país.
(    ) Este catálogo disponibiliza para consulta as obras que foram registradas pela Biblioteca Nacional desde 1899.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - II - I.
	 b)
	II - I - I - II.
	 c)
	I - II - I - II.
	 d)
	I - I - I - II.
	4.
	É evidente que a utilização de computadores e de redes de telecomunicações, bem como a automatização dos processos de catalogação,