Buscar

Análise Fílmica Didática Sobre o Longa "Lazzaro Felice"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Custa fazer uma boa ação sem esperar nada em troca?
De felice esse filme não tem nada, Lazzaro é abusado, usado, enganado, desrespeitado, humilhado e por fim espancado até a morte apenas por querer fazer o bem. Sua inocência serve de plot pra várias situações, todas onde é usado. A diretora e roteirista do longa, Alice cria uma atmosfera melancólica, fantástica (no sentido de fantasia {mas a atmosfera do filme é fantástica de boa tbm}), cômica e dramática ao mesmo tempo em que explora e faz uma análise sobre o comportamento do ser humano, buscando sempre a realização de suas vontades, não se importando com moral e sem um pingo de empatia (infelizmente isso se aplica desde o trabalhador braçal até o patrão, digo, patroa rica e influente).
Alice trabalha Lazzaro com um tom puro (em relação a inocência) e, diria eu, até mesmo messiânico, onde alguns acontecimentos (não apenas o não envelhecimento do protagonista, mas como a bondade infinita e o desejo de "fazer o bem, sem olhar a quem" {e como eu gosto de adicionar, "e sem esperar ganhar nada, hein"} fazem, na minha opinião, alusão a história de Jesus Cristo), tal tom serve, principalmente, para gerar raiva, indignação e tristeza no espectador, potencializando a(s) mensagem(ns) do filme. 
Gostei como a diretora brincou com o ano onde o filme se passa. As relações de trabalho dizem uma data, as ações e falas dos personagens outra, e objetos como determinados modelos de carro, celular e até um walk man mostram outra data (até q uma queda ala Vasco faz um salto temporal para os dias atuais). 
Para mim, em várias ocasiões, Lazzaro tem um burn out, devido ao seu excesso de esforço físico, mental e emocional. Isso, somado com as péssimas condições de higiene e alimentação (diversas vezes ele deixou de comer para oferecer ou dar para a outra pessoa a comida q ele comeria) o fizeram adoecer, resultando em sua hibernação.
Existe um paralelo entre a história do lobo e a história de Lazzaro, o lobo foi expulso da alcateia apenas por ser velho, ou seja, diferente, com Lazzaro acontece algo parecido, TODOS tiram sarro dele devido a suas ações, o fazendo parecer trouxa, idiota ou otário apenas por querer agradar aos outros, ou seja, ele também era diferente e isso quase o fez ser expulso de sua alcateia (naquela parte que a """"""""""""""família"""""""""""""" dele cogita o expulsar de casa/caixa d'água).
O marquês, a pessoa que aparenta querer ajudar os trabalhadores escravizados, o único que vê algo de errado nas ações da mãe, o único que aparenta gostar mesmo e considerar Lazzaro, em literalmente TODAS suas ações explora e usa, advinha, Lazzaro, desde um desejo irrefreável por atenção e companhia até mesmo quando tinha de fazer um simples furo no dedo, ele clama por Lazzaro. 
É triste pensar que provavelmente vários Lazzaros ao longo da história tiveram o mesmo triste fim do nosso protagonista, talvez um fim até mesmo pior. 
Enfim, amei o filme. Excelente. Estava vendo a lista dos vencedores do prêmio de roteiro de Cannes quando me deparei com essa obra prima, a priori fiquei meio meeee de ver esse filme, me parecia mais um daqueles dramas europeus que se passam por inteligente e conquistam facilmente o coração dos críticos. Estava enganado, que bom :)
Vou repetir só mais uma vez, custa fazer uma boa ação sem esperar nada em troca? 
-Por Ruan Souza

Outros materiais