Buscar

Heterosídeos Cardioativos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esther Milani Ático – 105922 
Heterosídeos Cardioativos 
1a- A estrutura química desses compostos são formadas por oses (resíduos de açúcar) ligadas a genina de natureza esteroidal geralmente com uma hidroxila em C3 e C14. Os resíduos de açúcar podem variar de um a quatro unidos por uma ligação beta 1-4. Por fim, mas não menos importante, formado por um anel lactônico, podendo ser cardenólido ou bufadienólido. 
1b- A porção genina apresenta a atividade cardíaca mesmo quando é isolada. A porção ose confere propriedades de solubilidade ao heterosídeo, que são importantes para a absorção e distribuição da molécula no organismo. Além disso, existem alguns fatores estruturais que podem ser essenciais ou favoráveis à atividade cardíaca desses compostos.
1c- A técnica de extração consiste na extração a quente com misturas hidroalcoólicas, depois a precipitação de moléculas indesejadas com acetato de chumbo e participação de solventes de média polaridade como clorofórmio. Após a extração é realizada a caracterização dos componentes da molécula de acordo com sua natureza. 
1d- Os heterosídeos são compostos que apresentam baixo índice terapêutico, isto é, a dose tóxica é muito próxima a dose terapêutica, sendo compostos que tem uma capacidade alta de causar intoxicações na pessoa que o utiliza. Dessa forma, a dosagem dever ser avaliada experimentalmente para cada indivíduo, com o monitoramento por radioimunoensaio. Além disso, são compostos que apresentam interação com diversos outros fármacos podendo causar sérios problemas de saúde. 
1e- As drogas portadoras desses compostos são o Estrofano, Convalária, Cebola marítima. 
2- O isolamento do princípio ativo ocorreu de um extrato purificado e concentrado do composto, onde foi extraído os heterosideos. A extração foi feita a quente com misturas hidroalcoólicas e a caraterização dos componentes da molécula foi realizada através das Reações de Liebermann-Buchard, Reação de Kedde e Reação de Keller-Kiliani. As estruturas químicas desses compostos são formadas por oses (resíduos de açúcar) ligadas a genina de natureza esteroidal geralmente com uma hidroxila em C3 e C14. Os resíduos de açúcar podem variar de um a quatro unidos por uma ligação beta 1-4. Por fim, mas não menos importante, formado por um anel lactônico, podendo ser cardenólido ou bufadienólido. A porção genina apresenta a atividade cardíaca mesmo quando é isolada. A porção ose confere propriedades de solubilidade ao heterosídeo, que são importantes para a absorção e distribuição da molécula no organismo. Além disso, existem alguns fatores estruturais que podem ser essenciais ou favoráveis à atividade cardíaca desses compostos. 
Estrofano, Convalária, Digitalis e Cebola marítima são exemplos de plantas que contém os heterosídeos cardioativos. São compostos que apresentam baixo índice terapêutico, isto é, a dose tóxica é muito próxima a dose terapêutica, sendo compostos que tem uma capacidade alta de causar intoxicações na pessoa que o utiliza.

Continue navegando