Buscar

Coleta, Preparo e Conservação de Produtos Naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMACOGNOSIA PURA III
Coleta; preparo; conservação de produtos naturais
1. Você pretende pesquisar uma planta para tratamento de diabetes em seu laboratório. Em análise nos canteiros você percebeu que existem mais de 25 espécies diferentes e gostaria de saber qual seria a mais interessante para sua pesquisa. Para coletar a espécie adequada, qual o primeiro passo seria necessário adotar nessa circunstância?
B. Fazer uma boa consulta bibliográfica na literatura científica e popular sobre o material que se deseja utilizar.
2. Em seu laboratório será coletado um lote de uma planta específica para testes envolvendo capacidade antitumoral e antidiabética de algumas frações isoladas. Durante uma reunião de sua equipe para a determinação da melhor forma de coleta, você e sua equipe chegaram a conclusão que a melhor forma de coleta seria:
A. Não coletar após o período de chuvas pois a umidade compromete na quantidade de princípios ativos.
3. A extração de princípios ativos para posterior isolamento tem se tornado a prática mais comum em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. Muitas são as técnicas utilizadas pois cada uma dessas técnicas é capaz de extrair princípios ativos com características químicas diferentes e em concentrações variáveis. Para uma pesquisa atual é necessário que se extraia óleo essencial pois os compostos voláteis da planta de interesse são os mais indicados para a terapia. Assim, qual a melhor técnica extrativa a ser adotada?
C. Hidrodestilação
4. Para melhor controlar a dosagem dos princípios ativos ou dos extratos aquosos obtidos em processos extrativos, é necessário que esse liquido seja convertido na forma de pós pois assim, torna-se mais fácil a dissolução em dosagens controladas de forma eficiente e com maior segurança de doses. Dessa forma, a técnica que melhor atende a essa necessidade é:
D. Liofilização
5. No processo de obtenção de extratos vegetais, é necessário muito cuidado em diversas etapas do processo. O armazenamento desses extratos faz parte de uma das etapas mais complexas pois o armazenamento e escolha inadequadas de embalagens pode causar degradação e consequente perda das atividades biológicas de um extrato. Ao se escolher uma embalagem, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Seu laboratório vai armazenar uma grande quantidade de extratos para testes posteriores, qual o principal cuidado deve ser tomado na escolha da embalagem a ser utilizada a fim de manter as características químicas desse extrato?
E. A embalagem não pode apresentar nenhuma forma de interação com o extrato para não haver nenhuma alteração química ou na concentração do extrato.
Heterosídeos cardiotônicos
1. Os heterosídeos cardiotônicos são assim denominados porque atuam em tecidos cardíacos. Essas moléculas são esteroides glicosilados, nas quais a estrutura química é primordial para a sua classificação. Como podemos definir esses compostos, com base em sua estrutura química?
D. Quimicamente, pode-se definir os heterosídeos cardiotônicos como esteroides glicosilados, nos quais o açúcar está ligado na posição C3 do núcleo esteroidal, com uma lactona presente na posição C-17 do núcleo.
2. Os heterosídeos cardioativos são compostos que contêm um núcleo esteroidal ligado a um açúcar, podendo ser divididos em cardenolídeos e bufadienolídeos. Entretanto, esses compostos podem conter outras moléculas em sua estrutura, gerando duas novas classificações. Quais são elas?​​​​​​​
B. Os heterosídeos cardioativos podem ser classificados em primários e secundários.
3. Os glicosídeos cardiotônicos são compostos que se ligam à bomba Na+/K+, a fim de desempenhar sua atividade cardíaca. A estrutura desses compostos é fundamental para sua ligação no receptor e para a eficácia de sua ação farmacológica. Quais são as características estruturais que favorecem a ação farmacológica desses compostos?​​​​​​​
E. A ação farmacológica dos glicosídeos cardiotônicos é favorecida pela junção cis/trans/cis dos anéis A/B/C/D e pela presença de ligantes como OH em C3, e 6-desoxiaçúcares em posição β.
4. Os glicosídeos cardiotônicos ou cardioativos são substâncias solúveis em água devido à presença de hidroxilas, que determinam a polaridade da molécula. Entretanto, sua concentração nos vegetais é baixa, sendo necessária a utilização de métodos extrativos específicos e a obtenção de extratos concentrados e purificados. Dessa forma, como podemos realizar a detecção dos cardenolídeos? ​​​​​​​
C. Para a detecção dos cardenolídeos, é necessário o uso de técnicas específicas, como a reação de Kedde e de Baljet, devido à presença da γ-lactona α,β-insaturada ligada ao núcleo esteroidal.
5. Os glicosídeos cardiotônicos são compostos conhecidos pela ação inotrópica positiva que exercem sobre os músculos cardíacos por meio da inibição da bomba Na+/K+, o que leva ao aumento dos níveis intracelulares de Na+ e Ca+. Qual a importância clínica desses compostos nos dias de hoje? ​​​​​​​
B. Os glicosídeos cardiotônicos têm importância clínica na terapia de pacientes que estão em ritmo sinusal, mas que continuam a ter sinais e sintomas de comprometimento e insuficiência da função cardíaca, apesar do uso de beta-bloqueadores.

Outros materiais