Buscar

Sinalização GmpC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BMC- VIA DE SINALIZAÇÃO DO GmpC
A condução do sinal pelo NO se dá a partir de um segundo mensageiroque é um GmpC. 
Relembrando a via de ativação do AmpC: tenho o receptor metabotrópico que vai se ligar a molécula receptora q pode ser uma epinefrina. Lembrem! Epinefrina ativa a proteína Gs. Essa ativa adenilciclase que transforma ATP em AmpC. Ele ativa a PKA (proteína quinase dependente de AmpC PKA). A PKA pode atuar a nível de citosol modificando proteínas de citoesqueleto, ativando enzimas citosólicas e pode ativar sintese proteica. Ela pode vir no nucleo celular e estimular a síntese proteica. 
Aqui no núcleo a gente o DNA e o gene sendo inibido por uma proteina chamada CREB2, só q quando vc vai ativar a memória de curto prazo a PKA vai ativar a AmpK e as duas vão entrar no núcleo. Essa Ampk vai inibir CREB2 e a PKA vai produzir CREB1 que vai ativar o gene da transcrição gênica. (ex. Neuronal para memória de longo prazo).
Curiosidade: a ativação da memória de curto prazo envolve PKA aqui no citosol, se ela entrar no núcleo ela ativa a memória de longo prazo, ativando a produção de síntese proteica, dessa forma podemos ter memórias de curto prazo virando de longo prazo se tivermos uma PKA q faça isso.. PKA ativando AmpKinase.
Celula endotelial
Nosso organismo tem muito mais molécula receptora do que sinalizadora. A acetilcolina reage de maneira diferente porque são celulas diferentes nos termianis sinápticos quando um neurônio vai ativar o outro, a acetilcolina novamente se liga a um receptor ionotrópico, nicotínico para fazer despolarização da membrana.. aqui no caso essa acetilcolina vai se ligar a um receptor muscarínico, receptor metabotrópico (M3). Quando ela se liga ao receptor metabotrópico ela vai ativar uma outra enzima de membrana que não é a adenilciclase. Acetilcolina ativando Gq, qua vai ativar a fosfolipase C que degrada esse lipidio de membrana, o fosfatilinositol ou fosfolipídio de inositol em DAG(de membrana chamado de Diacilglicerol) e IP3(trifosfato de inositol). Ai a gente tem o núcleo aqui e o reticulo endoplasmático que está cheio de cálcio porque eu tenho uma bomba de cálcio que coloca ele ativamente aqui dentro do RER. O IP3 abre os canais de cálcio para que o cálcio saia para o meio intracelular e extracelular, pq a gente tbm tem bomba de cácil aqui. O DAG ativa a PKC que possui duas vias de ligação, sendo uma ligada ao DAG e outra ao cálcio. (Só que essa via da aula de hj não envolve o PKC e sim Ca-calmodulina). O calcio no citosol tem diversar funções, vasoconstritora. A via de sinalização aqui é via onde o calcio vai se ligar a uma proteína chamada de calmodulina e vai ativar uma enzima chamada de ENOSintase que pega o aminoácido arginina e converte em óxido nítrico. 
A acetilcolina vai se ligar a um receptor metabotrópico que vai ativar Gq e fosfolipaseC, que vai degradar a fosfatilinositol em DAG e IP3. O IP3 abre o canal de cálcio e o cálcio se liga a calmodulina para ativar a sintase de NO. Ela pega o aa arginina e produz o NO. Esse NO entra na célula muscular lisa por difusão se ligando a um receptor intracelular, a guanilciclase que converte a molécula de GTP em GmpC. 
Vcs já devem ter ouvido falar q NO é vasodilatador, q GmpC mantem em estado de vasodilatação, ,mas isso td acontece por causa da ativação da proteína quinase do GmpC que é a PKG. Ela no final das contas que faz a vasodilatação. 
Mesmo quando acaba o NO, acabou a sinalização, não tenho mais acetilcolina.. esse GmpC que foi produzido ele vai ficar lá, e enquanto ele estiver na célula ele vai manter a vasodilatação pprtanto lembrem! Todo sinal que está ligado deve ser desligado. Quem é q desliga o sinal? Quem desliga o sinal da AmpC? A fosfodiesterase. E do GmpC também! Então aqui, eu vou ter uma fosfodiesterase que vai cessar o sinal de vasodilatação porque ela degrada do GmpC, logo eu interrompo a formação de PKG e a vasodilatação. 
· Fosfodiesterase 1- degrada tanto AmpC quanto GmpC (mais afinidade)
· Fosfodiesterase 2- degrada ambas
· Fosfodiesterase 3 e 4- específico do AmpC
· Fosfodiesterase 5 e 8- específico do GmpC. 5- corpo cavernoso. 8- retina
O sildenafil ele é um inibidor dessa fosfodiesterase 5, ele mantem a vasodilatação. 
PKG via atuar em vários lovais da celula para manter a vasodilatação. Como? 
Ela inibe a formação de IP3, por qualquer via que ele surja, pq eu não quero cálcio na minha célula. Desfosforilar a cadeia leve de miosina da musculatura lisa, não é no sarcômero, pq n tem aqui. Essa desfosforilação faz com que seja perdida a afinidade da actina com a miosina e não tem contração local; inibição do influxo de cálcio; ativação de proteina quinase q vai auxilar todo esse processo; estimula as bombas e cálcio a botar o cálcio máximo aqui para dentro; abertura dos canais de potássio, para que? Quando vc hiperpolazira a célula (abertura de canais de potássio) vc inibe os cainais de cálcio dpendente de voltagem, pq esses canais que eu estou falando aqui eles não são dependentes de voltagem não, mas vcs sabem que existem os q dependem de voltagem.
A despolarização da célula abre os canais de cálcio dependente de voltagem, mas os canais de potássio inibem! E é isso que a PKG faz ela abre os canais de K para inibir a abertura dos canais de Ca dependente d evoltagem. A PKG atua de todas as maneiras, impedindo a entrada de cálcio na célula na vasodilatação.

Outros materiais