Logo Passei Direto
Buscar

prova final de historia

User badge image
Zaninha L.

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Dentro das fontes históricas, encontramos as fontes escritas e visuais, além das orais, também chamadas de história oral. Estas fontes são de extrema importância para estudos dentro da História.
Com relação às fontes orais, assinale a alternativa CORRETA:
a) Elas são registros de análise de pessoas com nenhum envolvimento com o grupo étnico estudado, dando margem a falsas histórias.
b) Elas são o registro da história de vida das pessoas, que, ao falar sobre suas memórias, constroem e descobrem o funcionamento da trajetória do grupo social.
c) Elas são o registro de pesquisas não científicas, pois as histórias orais não são consideradas a nível científico, dando margem a criações individuais e sem caráter técnico.
d) Elas são o registro de histórias desenvolvidas por contadores de história, que buscavam iludir a população com relação à sua chegada a estas.

Vivemos em sociedades com inúmeras complicações, das mais diversas áreas, que levam nações e governos a buscar e analisar estas situações de forma integrada e inter-relacionada. Assim sendo, na aprendizagem, também se espera que ocorram articulações.
Sobre essas articulações, classifique as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Busca-se articular as dimensões científicas e históricas.
( ) Busca-se articular as dimensões da individualidade e do autoritarismo.
( ) Busca-se articular as dimensões étnicas e culturais dos indivíduos.
( ) Busca-se articular as dimensões do raciocínio, política e integral.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - V.

Na disciplina de História, são utilizadas diversas formas ou fontes históricas. Estas fontes são relevantes no desenvolvimento dos trabalhos para a construção do pensamento histórico de cada aluno.
Sobre as fontes escritas, analise as sentenças a seguir:
I- As fontes escritas são as mais comuns e as que tradicionalmente têm sido menos usadas pela História ao longo dos anos.
II- No ensino de História, uma quantidade de documentos escritos podem ser utilizados, tais como certidões de nascimento, poesias, cartas, romances, jornais e impressos dos mais diversos tipos.
III- Os livros didáticos, muitas vezes, acrescentam documentos escritos ao conteúdo, com o objetivo de apenas ilustrar o tema estudado, não apreendendo nenhuma possibilidade de análise desta fonte para a relação de ensino e aprendizagem.
IV- As informações contidas em textos jornalísticos, por exemplo, não devem ser consideradas como informações neutras ou imparciais.
V- As fontes escritas revelam acontecimentos, fatos, personagens, lugares e ideias carregadas de historicidade.
a) As sentenças II, IV e V estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e V estão corretas.

De acordo com Bitencourt "a história do 'lugar' como objeto de estudo ganha, necessariamente, contornos temporais e espaciais. Não se trata, portanto, de proporem conteúdos escolares da história local, de entendê-los apenas na história do presente ou de determinado passado, mas de procurar identificar a dinâmica do lugar, as transformações do espaço, e articular esse processo às relações externas, a outros lugares" (2004, p. 172).
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
I- A história do 'lugar' e do 'local' leva o professor e o aluno a conhecer o seu entorno, identificando o passado, o presente e o futuro, levando a história local a um dos eixos de trabalho, levando a experiência do aluno a contextos mais amplos.
II- O papel do ensino de História na relação identitária do aluno deve levá-los mesmos a limitar-se a conhecer a história do poder local e das classes dominantes, em que o aluno conheça somente personagens do setor político de outras épocas, prefeitos e demais autoridades.
a) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
b) A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
c) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
d) As duas asserções são proposições falsas.

No período Contemporâneo, os historiadores passam a perceber que a Europa já não poderia mais ser vista como o centro do mundo, assim eles entendem que é necessário olhar os outros povos, as outras partes do globo terrestre.
Frente a isso, sobre a visão que os historiadores passaram a ter a partir dessa mudança de foco, analise as seguintes sentenças:
I- Os historiadores passam a verificar que a História precisa ser observada a partir do mundo ocidental, isso na metade do século XIX.
II- No período Contemporâneo passa-se a ter influência dos historiadores na visão materialista e na visão histórica das civilizações.
III- No período Contemporâneo, em meados de 1970, o ensino de História passa a ter a influência das tendências marxistas.
IV- Neste período, o materialismo histórico deixou de ser utilizado, abrindo mão da elaboração de diversos materiais didáticos.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Quando tratamos de História, nos relacionamos com os estudos culturais e com o multiculturalismo. Esses movimentos são determinantes na linha dos trabalhos desenvolvidos dentro da disciplina de História.
Sobre essa definição, classifique as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Multiculturalismo, movimento preocupado com a multiplicidade de conteúdos referentes à disciplina de História e Geografia.
( ) Multiculturalismo, movimento que busca preparar gerações futuras para lidar com as desigualdades da sociedade.
( ) Multiculturalismo, movimento que utiliza documentos que auxiliam na decisão da presença de estrangeiros nas escolas.
( ) Multiculturalismo, movimento teórico e político que busca respostas para os desafios da pluralidade cultural na educação.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - V.

Leia a sentença e assinale a alternativa CORRETA. No final do século XIX, quando a História recebeu o estatuto de ciência, a fonte de pesquisa para quem escrevia a História era:
a) História enquanto ciência considera qualquer vestígio produzido pelo homem uma fonte de pesquisa.
b) Documento escrito, principalmente, o documento emanado do Estado, produzido pelas instituições governamentais.
c) Vestígios arqueológicos que revelavam informações das civilizações antigas.
d) Fotografias, pinturas, documentos e objetos pessoais que estavam expostos nos grandes museus.

A concepção de mundo conhecida como histórico-crítica concebe a história humana de maneira heterogênea. Dentro desta concepção, a história passa a ter nova roupagem a cada movimento histórico.
Assim sendo, podemos dizer que a história humana é:
a) Um cenário onde as ações humanas são representadas pelos personagens principais da história.
b) Um palco de muitos conflitos, que são a fonte de transformações sociais.
c) Um cenário onde os personagens encontram-se estáticos, sem mobilidade social, política e isso possibilita a reprodução da história.
d) Um lugar de muita harmonia, onde tudo o que foi produzido pelo homem é validado como conhecimento para a história.

A humanidade encontra-se envolta por diversos conflitos, sejam eles pessoais, de segurança, econômicos, dando margem a várias interpretações e tentativas de acerto. No que diz respeito à educação, também temos diversos conflitos ocorrendo neste meio, como a falta de segurança dos professores ao adentrar em algumas salas de aula, o desrespeito com o processo ensino-aprendizagem, dentre outros fatores.
Então, na concepção de mundo conhecida como histórico-crítica, o professor e o aluno são compreendidos como:
a) Sujeitos de sua própria história, o conhecimento serve para a busca de libertação e autonomia dos seres envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
b) Sujeitos e objetos. Os alunos são os objetos do trabalho do professor, que é compreendido, por esta abordagem, como o sujeito que detém o conhecimento e o repassa ao objeto (aluno). Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido do sujeito para o objeto.
c) Objetos que estão inseridos no contexto escolar e que devem memorizar a aprendizagem em História.
d) Sujeitos compreendidos como construtores de história. O conhecimento produzido por estes atores do processo de ensino e aprendizagem deve ser utilizado para situações em que o conhecimento seja reproduzido e condicionado.

O ensino de História, no decorrer dos séculos XIX e XX, aconteceu de maneira que a população deve total obediência por meio de seus deveres à Pátria e seus governantes.
Diante do exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Neste período, eram utilizados para leitura textos referentes à Constituição do Império de 1824 e da História do Brasil, conseguindo assim, desenvolver um senso de patriotismo, moral e civismo.
II- O interesse dos governantes estava na manutenção de ideias de que o ensino de História estivesse voltado à moral cívica, vinculada a uma moral religiosa, em que as histórias de vida dos santos fossem vistas como exemplo de caráter, moral e de fé.
a) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
b) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
c) As duas asserções são proposições falsas.
d) A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.

(ENADE, 2014) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo na história do mundo.
Sobre o período da Guerra Fria, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A configuração do cenário internacional apresentava o mundo dividido entre as duas superpotências, com exceção da África, cuja situação de pobreza tornava uma região sem importância em termos geoestratégicos.
II- O domínio soviético sobre o leste europeu e a separação desta região do resto da Europa ficaram conhecidos como "Cortina de Ferro", caracterizando um modelo socialista, de economia planificada e representação política unipartidária.
III- Diversos movimentos políticos na América Latina sofreram influência de uma política ligada aos ideais norte-americanos, que buscava impedir a ascensão do comunismo em países latino-americanos, como o Brasil.
a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III.
d) III, apenas.

(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a Natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade.
Tendo em vista o que se afirma no trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a Natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Dentro das fontes históricas, encontramos as fontes escritas e visuais, além das orais, também chamadas de história oral. Estas fontes são de extrema importância para estudos dentro da História.
Com relação às fontes orais, assinale a alternativa CORRETA:
a) Elas são registros de análise de pessoas com nenhum envolvimento com o grupo étnico estudado, dando margem a falsas histórias.
b) Elas são o registro da história de vida das pessoas, que, ao falar sobre suas memórias, constroem e descobrem o funcionamento da trajetória do grupo social.
c) Elas são o registro de pesquisas não científicas, pois as histórias orais não são consideradas a nível científico, dando margem a criações individuais e sem caráter técnico.
d) Elas são o registro de histórias desenvolvidas por contadores de história, que buscavam iludir a população com relação à sua chegada a estas.

Vivemos em sociedades com inúmeras complicações, das mais diversas áreas, que levam nações e governos a buscar e analisar estas situações de forma integrada e inter-relacionada. Assim sendo, na aprendizagem, também se espera que ocorram articulações.
Sobre essas articulações, classifique as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Busca-se articular as dimensões científicas e históricas.
( ) Busca-se articular as dimensões da individualidade e do autoritarismo.
( ) Busca-se articular as dimensões étnicas e culturais dos indivíduos.
( ) Busca-se articular as dimensões do raciocínio, política e integral.
a) F - V - V - F.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - V.

Na disciplina de História, são utilizadas diversas formas ou fontes históricas. Estas fontes são relevantes no desenvolvimento dos trabalhos para a construção do pensamento histórico de cada aluno.
Sobre as fontes escritas, analise as sentenças a seguir:
I- As fontes escritas são as mais comuns e as que tradicionalmente têm sido menos usadas pela História ao longo dos anos.
II- No ensino de História, uma quantidade de documentos escritos podem ser utilizados, tais como certidões de nascimento, poesias, cartas, romances, jornais e impressos dos mais diversos tipos.
III- Os livros didáticos, muitas vezes, acrescentam documentos escritos ao conteúdo, com o objetivo de apenas ilustrar o tema estudado, não apreendendo nenhuma possibilidade de análise desta fonte para a relação de ensino e aprendizagem.
IV- As informações contidas em textos jornalísticos, por exemplo, não devem ser consideradas como informações neutras ou imparciais.
V- As fontes escritas revelam acontecimentos, fatos, personagens, lugares e ideias carregadas de historicidade.
a) As sentenças II, IV e V estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e V estão corretas.

De acordo com Bitencourt "a história do 'lugar' como objeto de estudo ganha, necessariamente, contornos temporais e espaciais. Não se trata, portanto, de proporem conteúdos escolares da história local, de entendê-los apenas na história do presente ou de determinado passado, mas de procurar identificar a dinâmica do lugar, as transformações do espaço, e articular esse processo às relações externas, a outros lugares" (2004, p. 172).
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
I- A história do 'lugar' e do 'local' leva o professor e o aluno a conhecer o seu entorno, identificando o passado, o presente e o futuro, levando a história local a um dos eixos de trabalho, levando a experiência do aluno a contextos mais amplos.
II- O papel do ensino de História na relação identitária do aluno deve levá-los mesmos a limitar-se a conhecer a história do poder local e das classes dominantes, em que o aluno conheça somente personagens do setor político de outras épocas, prefeitos e demais autoridades.
a) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
b) A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
c) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
d) As duas asserções são proposições falsas.

No período Contemporâneo, os historiadores passam a perceber que a Europa já não poderia mais ser vista como o centro do mundo, assim eles entendem que é necessário olhar os outros povos, as outras partes do globo terrestre.
Frente a isso, sobre a visão que os historiadores passaram a ter a partir dessa mudança de foco, analise as seguintes sentenças:
I- Os historiadores passam a verificar que a História precisa ser observada a partir do mundo ocidental, isso na metade do século XIX.
II- No período Contemporâneo passa-se a ter influência dos historiadores na visão materialista e na visão histórica das civilizações.
III- No período Contemporâneo, em meados de 1970, o ensino de História passa a ter a influência das tendências marxistas.
IV- Neste período, o materialismo histórico deixou de ser utilizado, abrindo mão da elaboração de diversos materiais didáticos.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

Quando tratamos de História, nos relacionamos com os estudos culturais e com o multiculturalismo. Esses movimentos são determinantes na linha dos trabalhos desenvolvidos dentro da disciplina de História.
Sobre essa definição, classifique as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Multiculturalismo, movimento preocupado com a multiplicidade de conteúdos referentes à disciplina de História e Geografia.
( ) Multiculturalismo, movimento que busca preparar gerações futuras para lidar com as desigualdades da sociedade.
( ) Multiculturalismo, movimento que utiliza documentos que auxiliam na decisão da presença de estrangeiros nas escolas.
( ) Multiculturalismo, movimento teórico e político que busca respostas para os desafios da pluralidade cultural na educação.
a) V - V - V - F.
b) F - F - V - F.
c) V - F - F - F.
d) F - V - F - V.

Leia a sentença e assinale a alternativa CORRETA. No final do século XIX, quando a História recebeu o estatuto de ciência, a fonte de pesquisa para quem escrevia a História era:
a) História enquanto ciência considera qualquer vestígio produzido pelo homem uma fonte de pesquisa.
b) Documento escrito, principalmente, o documento emanado do Estado, produzido pelas instituições governamentais.
c) Vestígios arqueológicos que revelavam informações das civilizações antigas.
d) Fotografias, pinturas, documentos e objetos pessoais que estavam expostos nos grandes museus.

A concepção de mundo conhecida como histórico-crítica concebe a história humana de maneira heterogênea. Dentro desta concepção, a história passa a ter nova roupagem a cada movimento histórico.
Assim sendo, podemos dizer que a história humana é:
a) Um cenário onde as ações humanas são representadas pelos personagens principais da história.
b) Um palco de muitos conflitos, que são a fonte de transformações sociais.
c) Um cenário onde os personagens encontram-se estáticos, sem mobilidade social, política e isso possibilita a reprodução da história.
d) Um lugar de muita harmonia, onde tudo o que foi produzido pelo homem é validado como conhecimento para a história.

A humanidade encontra-se envolta por diversos conflitos, sejam eles pessoais, de segurança, econômicos, dando margem a várias interpretações e tentativas de acerto. No que diz respeito à educação, também temos diversos conflitos ocorrendo neste meio, como a falta de segurança dos professores ao adentrar em algumas salas de aula, o desrespeito com o processo ensino-aprendizagem, dentre outros fatores.
Então, na concepção de mundo conhecida como histórico-crítica, o professor e o aluno são compreendidos como:
a) Sujeitos de sua própria história, o conhecimento serve para a busca de libertação e autonomia dos seres envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
b) Sujeitos e objetos. Os alunos são os objetos do trabalho do professor, que é compreendido, por esta abordagem, como o sujeito que detém o conhecimento e o repassa ao objeto (aluno). Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido do sujeito para o objeto.
c) Objetos que estão inseridos no contexto escolar e que devem memorizar a aprendizagem em História.
d) Sujeitos compreendidos como construtores de história. O conhecimento produzido por estes atores do processo de ensino e aprendizagem deve ser utilizado para situações em que o conhecimento seja reproduzido e condicionado.

O ensino de História, no decorrer dos séculos XIX e XX, aconteceu de maneira que a população deve total obediência por meio de seus deveres à Pátria e seus governantes.
Diante do exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Neste período, eram utilizados para leitura textos referentes à Constituição do Império de 1824 e da História do Brasil, conseguindo assim, desenvolver um senso de patriotismo, moral e civismo.
II- O interesse dos governantes estava na manutenção de ideias de que o ensino de História estivesse voltado à moral cívica, vinculada a uma moral religiosa, em que as histórias de vida dos santos fossem vistas como exemplo de caráter, moral e de fé.
a) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
b) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
c) As duas asserções são proposições falsas.
d) A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.

(ENADE, 2014) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo na história do mundo.
Sobre o período da Guerra Fria, avalie as afirmacoes a seguir:
I- A configuração do cenário internacional apresentava o mundo dividido entre as duas superpotências, com exceção da África, cuja situação de pobreza tornava uma região sem importância em termos geoestratégicos.
II- O domínio soviético sobre o leste europeu e a separação desta região do resto da Europa ficaram conhecidos como "Cortina de Ferro", caracterizando um modelo socialista, de economia planificada e representação política unipartidária.
III- Diversos movimentos políticos na América Latina sofreram influência de uma política ligada aos ideais norte-americanos, que buscava impedir a ascensão do comunismo em países latino-americanos, como o Brasil.
a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III.
d) III, apenas.

(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a Natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade.
Tendo em vista o que se afirma no trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a Natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Prévia do material em texto

29/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/3
isciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639220) ( peso.:3,00)
Prova: 21220108
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Dentro das fontes históricas, encontramos as fontes escritas e visuais, além das orais, também chamadas de história oral. Estas fontes são de ext
importância para estudos dentro da História. Com relação às fontes orais, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Elas são registros de análise de pessoas com nenhum envolvimento com o grupo étnico estudado, dando margem a falsas histórias.
 b) Elas são o registro da história de vida das pessoas, que, ao falar sobre suas memórias, constroem e descobrem o funcionamento da trajetória d
grupo social.
 c) Elas são o registro de pesquisas não científicas, pois as histórias orais não são consideradas a nível científico, dando margem a criações indivi
e sem caráter técnico.
 d) Elas são o registro de histórias desenvolvidas por contadores de história, que buscavam iludir a população com relação à sua chegada a estas 
2. Vivemos em sociedades com inúmeras complicações, das mais diversas áreas, que levam nações e governos a buscar e analisar estas situações
integrada e inter-relacionada. Assim sendo, na aprendizagem, também se espera que ocorram articulações. Sobre essas articulações, classifique 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Busca-se articular as dimensões científicas e históricas.
( ) Busca-se articular as dimensões da individualidade e do autoritarismo.
( ) Busca-se articular as dimensões étnicas e culturais dos indivíduos.
( ) Busca-se articular as dimensões do raciocínio, política e integral.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - F - V - F.
 c) V - V - F - F.
 d) F - F - V - V.
3. Na disciplina de História, são utilizadas diversas formas ou fontes históricas. Estas fontes são relevantes no desenvolvimento dos trabalhos para a
construção do pensamento histórico de cada aluno. Sobre as fontes escritas, analise as sentenças a seguir:
I- As fontes escritas são as mais comuns e as que tradicionalmente têm sido menos usadas pela História ao longo dos anos. 
II- No ensino de História, uma quantidade de documentos escritos podem ser utilizados, tais como certidões de nascimento, poesias, cartas, roma
jornais e impressos dos mais diversos tipos. 
III- Os livros didáticos, muitas vezes, acrescentam documentos escritos ao conteúdo, com o objetivo de apenas ilustrar o tema estudado, não apre
nenhuma possibilidade de análise desta fonte para a relação de ensino e aprendizagem.
IV- As informações contidas em textos jornalísticos, por exemplo, não devem ser consideradas como informações neutras ou imparciais. 
V- As fontes escritas revelam acontecimentos, fatos, personagens, lugares e ideias carregadas de historicidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II, IV e V estão corretas.
 b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e V estão corretas.
4. De acordo com Bitencourt "a história do 'lugar' como objeto de estudo ganha, necessariamente, contornos temporais e espaciais. Não se trata, po
de proporem conteúdos escolares da história local, de entendê-los apenas na história do presente ou de determinado passado, mas de procurar id
dinâmica do lugar, as transformações do espaço, e articular esse processo às relações externas, a outros lugares" (2004, p. 172). Sobre o exposto
asserções a seguir:
I- A história do "lugar" e do "local" leva o professor e o aluno a conhecer o seu entorno, identificando o passado, o presente e o futuro, levando a s
história local um dos eixos de trabalho, levando a experiência do aluno a contextos mais amplos.
PORQUE
II- O papel do ensino de História na relação identitária do aluno deve levá-los mesmos a limitar-se a conhecer a história do poder local e das class
dominantes, em que o aluno conheça somente personagens do setor político de outras épocas, prefeitos e demais autoridades.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BITTENCOURT, C.M.F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
 a) A primeira é uma proposição verdadeira , e a segunda é falsa.
 b) A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
 c) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
 d) As duas asserções são proposições falsas.
5. No período Contemporâneo, os historiadores passam a perceber que a Europa já não poderia mais ser vista como o centro do mundo, assim eles
que é necessário olhar os outros povos, as outras partes do globo terrestre. Frente a isso, sobre a visão que os historiadores passaram a ter a pa
mudança de foco, analise a seguintes sentenças:
I- Os historiadores passam a verificar que a História precisa ser observada a partir do mundo ocidental, isso na metade do século XIX.
II- No período Contemporâneo passa-se a ter influência dos historiadores na visão materialista e na visão histórica das civilizações.
III- No período Contemporâneo, em meados de 1970, o ensino de História passa a ter a influência das tendências marxistas.
IV- Neste período, o materialismo histórico deixou de ser utilizado, abrindo mão da elaboração de diversos materiais didáticos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença III está correta.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_2%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_5%20aria-label=
29/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/3
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças II e III estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
6. Quando tratamos de História, nos relacionamos com os estudos culturais e com o multiculturalismo. Esses movimentos são determinantes na linh
dos trabalhos desenvolvidos dentro da disciplina de História. Temos conhecimento que os estudos culturais têm sua origem em 1964, a qual é o c
teorização e investigação. Frente a isso, outro movimento apresentado é o multiculturalismo, que possui uma definição. Sobre essa definição, clas
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Multiculturalismo, movimento preocupado com a multiplicidade de conteúdos referentes à disciplina de História e Geografia.
( ) Multiculturalismo, movimento que busca preparar gerações futuras para lidar com as desigualdades da sociedade.
( ) Multiculturalismo, movimento que utiliza documentos que auxiliam na decisão da presença de estrangeiros nas escolas.
( ) Multiculturalismo, movimento teórico e político que busca respostas para os desafios da pluralidade cultural na educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) F - F - V - F.
 c) V- F - F - F.
 d) F - V - F - V.
7. Leia a sentença e assinale a alternativa CORRETA. No final do século XIX, quando a História recebeu o estatuto de ciência, a fonte de pesquisa p
quem escrevia a História era:
 a) História enquanto ciência considera qualquer vestígio produzido pelo homem uma fonte de pesquisa.
 b) Documento escrito, principalmente, o documento emanado do Estado, produzido pelas instituições governamentais.
 c) Vestígios arqueológicos que revelavam informações das civilizações antigas.
 d) Fotografias, pinturas, documentos e objetos pessoais que estavam expostos nos grandes museus.
8. A concepção de mundo conhecida como histórico-crítica concebe a história humana de maneira heterogênea. Dentro desta concepção, a história
passa a ter nova roupagem a cada movimento histórico. Assim sendo, podemos dizer que a história humana é:
 a) Um cenário onde as ações humanas são representadas pelos personagens principais da história.
 b) Um palco de muitos conflitos, que são a fonte de transformações sociais.
 c) Um cenário onde os personagens encontram-se estáticos, sem mobilidade social, política e isso possibilita a reprodução da história.
 d) Um lugar de muita harmonia, onde tudo o que foi produzido pelo homem é validado como conhecimento para a história.
9. A humanidade encontra-se envolta por diversos conflitos, sejam eles pessoais, de segurança, econômicos, dando margem a várias interpretações
tentativas de acerto. No que diz respeito à educação, também temos diversos conflitos ocorrendo neste meio, como a falta de segurança dos prof
adentrar em algumas salas de aula, o desrespeito com o processo ensino-aprendizagem, dentre outros fatores. Com tudo isso, a relação professo
muitas vezes torna-se difícil, demonstrando suas fragilidades. Então, na concepção de mundo conhecida como histórico-crítica, o professor e o al
compreendidos como:
 a) Sujeitos de sua própria história, o conhecimento serve para a busca de libertação e autonomia dos seres envolvidos no processo de ensino-
aprendizagem.
 b) Sujeitos e objetos. Os alunos são os objetos do trabalho do professor, que é compreendido, por esta abordagem, como o sujeito que detém o
conhecimento e o repassa ao objeto (aluno). Nessa perspectiva, o conhecimento é transmitido do sujeito para o objeto.
 c) Objetos que estão inseridos no contexto escolar e que devem memorizar a aprendizagem em História.
 d) Sujeitos compreendidos como construtores de história. O conhecimento produzido por estes atores do processo de ensino e aprendizagem dev
utilizado para situações em que o conhecimento seja reproduzido e condicionado.
10.O ensino de História, no decorrer dos séculos XIX e XX, aconteceu de maneira que a população deve total obediência por meio de seus deveres 
Pátria e seus governantes. De acordo com Bittencourt ( 2004, p. 65), "os conteúdos passavam a ser elaborados para construir uma ideia de naçã
associada à pátria, integrada como eixos indissolúveis". Diante do exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Neste período, eram utilizados para leitura textos referentes à Constituição do Império de 1824 e da História do Brasil, conseguindo assim, dese
senso de patriotismo, moral e civismo.
PORQUE
II- O interesse dos governantes estava na manutenção de ideias de que o ensino de História estivesse voltado à moral cívica, vinculada a uma m
religiosa, em que as histórias de vida dos santos fossem vistas como exemplo de caráter, moral e de fé.
FONTE: BITTENCOURT, C.M.F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
 b) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
 c) As duas asserções são proposições falsas.
 d) A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
11.(ENADE, 2014) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo na hi
mundo. A história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o con
confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada Guerra Fria.
Sobre o período da Guerra Fria, avalie as afirmações a seguir:
I- A configuração do cenário internacional apresentava o mundo dividido entre as duas superpotências, com exceção da África, cuja situação de p
tornava uma região sem importância em termos geoestratégicos.
II- O domínio soviético sobre o leste europeu e a separação desta região do resto da Europa ficaram conhecidos como "Cortina de Ferro", caracte
modelo socialista, de economia planificada e representação política unipartidária.
III- Diversos movimentos políticos na América Latina sofreram influência de uma política ligada aos ideais norte-americanos, que buscava impedir
ascensão do comunismo em países latino-americanos, como o Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo : Cia das Letras, 1995, p. 223 (adaptado).
 a) I, apenas.
 b) II e III, apenas.
 c) I,II e III.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_10%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_11%20aria-label=
29/07/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 3/3
 d) III, apenas.
12.(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a Natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa 
do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados
relação dos homens com a Natureza e entre si. Tendo em vista o que se afirma no trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a Natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
 b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
 d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=UEVEMTk3NQ==&action2=U09DMTM=&action3=NjM5MjIw&action4=MjAyMC8x&prova=MjEyMjAxMDg=#questao_12%20aria-label=

Mais conteúdos dessa disciplina