Buscar

Prova de Clínica em Neuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Católica de Quixadá
Disciplina: Clínica em Neurologia
Profa.: Danielle Santiago da Silva Varela
Aluno (a): Emanuela Rocha dos Santos
01. Sobre a fisiopatologia da Doença de Parkinson é correto afirmar:
a) O tálamo motor aumenta a atividade, ou seja, a excitabilidade sobre o córtex motor levando a uma rapidez do movimento característica da doença de Parkinson.
b) O núcleo pedúnculo pontino (NPP) influencia os tractos reticulo espinhal e vestíbulo espinhal, na doença de Parkinson. A perda da influência inibitória do NPP sobre estes dois tractos gera uma rigidez axial.
c) As alterações causadas pela diminuição de dopamina sobre o tálamo motor e núcleo pedúnculo pontinho explica o surgimento do tremor de repouso característico da doença de Parkinson.
d) A diminuição de dopamina que inicia no Globo Pálido gera influência sobre todo o sistema motor causando rigidez, bradicinesia e tremor.
02. De acordo com a ASIA na avaliação de pacientes com lesão medular. Defina:
a) Nível Motor: é definido como o segmento medular mais inferior cujo músculo-chave apresenta força grau 3, desde que os músculos-chave representados pelos segmentos superiores tenham força normal. O exame motor é completado através do teste muscular manual de 10 miótomos específicos (lado direito e esquerdo do corpo).
b) Nível Sensitivo: O nível sensitivo é definido pelo segmento mais caudal da medula espinal com função sensitiva normal de ambos os lados do corpo. A porção requerida do exame sensitivo (sensibilidade ao toque leve e a agulhada) é preenchida através da avaliação de 28 dermátomos (lado direito e esquerdo do corpo). O teste para a sensibilidade dolorosa é realizado com uma agulha descartável, enquanto o toque leve é testado com algodão.
c) Nível Neurológico: Por definição, o nível neurológico é o segmento mais caudal da medula espinal com funções sensitiva e motora normais de ambos os lados do corpo. De fato, os segmentos nos quais se encontra a função normal frequentemente diferem entre um e o outro lado do corpo e em termos do exame sensitivo e motor. Portanto, até quatro segmentos devem ser identificados para determinar o nível neurológico; por exemplo, D-sensitivo, E-sensitivo, D-mo-tor, E-motor. Em casos como este, recomenda-se muito enfaticamente que cada um destes segmentos seja anotado separadamente e que não se use um único ''nível", já que isso pode conduzir a erros em tais casos. As lesões medulares incompletas ocorrem quando houver alguma função sensitiva e/ou motora abaixo do nível neurológico. A zona de preservação parcial (ZPP) referindo-se aos dermátomos e miótomos localizados abaixo do nível neurológico que se mantêm parcialmente inervados. O nível neurológico estabelecido pela ASIA refere-se ao segmento mais inferior da medula com sensibilidade e função motora normais em ambos os lados do corpo.
03. Sobre Lesão Medular é correto afirmar que:
I) É classificado como ASIA A o paciente que não apresenta contração anal voluntária, nem sensibilidade anal.
II) Pacientes classificados como ASIA B tem mais da metade dos músculos chaves abaixo do nível neurológico com força muscular igual ou maior que 3.
III) A presença do reflexo bulbo cavernoso sinaliza que o choque medular acabou.
IV) Os músculos-chaves de tronco são o Reto Abdominal e o Transverso.
a) Estão corretos apenas I, II e III
b) Estão corretos I e III
c) Estão corretos III e IV
d) Todas estão corretas
04. De acordo com as lesões periféricas, defina:
a) Neuropraxia: Trata-se de uma contusão nervosa onde ocorre bloqueio fisiológico transitório. Pode ocorrer a recuperação espontânea, em torno de alguns meses. Após uma lesão nervosa, aparecem alterações no nervo em si e nos tecidos associados. Ressalta-se que há preservação da estrutura do nervo. É considerada mais leve, nela o axônio é preservado, não há degeneração Walleriana nem perda de continuidade da bainha de mielina, além de que há ausência de reflexos tendíneos e discreta perda sensorial. Algumas de suas possíveis causas: compreensão, tração, isquemia e frio.
b) Neurotmese:  É considerada a mais grave das três, trata-se de um trauma físico que envolve o sistema nervoso periférico, com ruptura parcial ou completa do axônio e das fibras nervosas e nervos vinculadas, havendo descontinuidade do nervo. O axônio, a mielina e os componentes do tecido conjuntivo são lesados e rompidos ou transeccionados. Não há atividade de contração voluntária, a recuperação é muito difícil por causa das reações retrógradas serem mais graves e um grande número de neurônios não sobrevive.
c) Axonotmese: É um tipo de lesão dos nervos, é mais grave que a neuropraxia Ocorre quando há rompimento dos axônios, mas a bainha epineural se mantém intacta. Como resultado, os estímulos elétricos deixam de ser transmitidos, causando paralisia sensorial e motora. Apresenta degeneração walleriana com ruptura axonal. Recuperação lenta podendo durar de meses e até anos, pode ocorrer perda variável da função sensitiva / motora e simpática, atrofia muscular, arreflexia. Ocorre em duas fases: 1- desintegração do axônio e quebra da bainha de mielina. 2- Reação à lesão – processo de regeneração (reinervação) da continuidade entre o axônio e seu órgão terminal que foram separados.
05. Marque os itens abaixo com V para verdadeiro e F para falso.
( F ) A paralisia facial sempre será considerada neuropraxia
( F) As escalas de coma de Glasgow e a NIHS são muito utilizadas na avaliação do paciente pós TCE.
( V) O Tônus muscular é melhor avaliado através do movimento passivo, em caso de dúvida aumentar a velocidade do movimento irá aumentar a resistência, o que é indicativo de espasticidade.
( V) Clônus é um tremor característico de pacientes com lesão cerebelar.
( V) Sinal de Romberg ou Pseudo Romberg é uma forma de avaliar o equilíbrio do paciente.

Continue navegando