Buscar

RESUMÃO ONCOLOGIA

Prévia do material em texto

RESUMÃO ONCOLOGIA
I – Lesão lítica, com característica em favo de mel excêntrica e metafisaria de ossos longos = pensar em cisto ósseo aneurismático (lembrar que é uma lesão benigna agressiva)
II – Metastase óssea de foco indeterminado pensar em câncer de rim e pulmonar como primeira opção, isso se deve uma vez que estes metastizam mais rápido e o diagnostico dos mesmos é mais tardio. 
II – em ordem crescente, os carcinomas que mais metastizam para o osso são: próstata e mama, seguido de pulmão e rim (porem os últimos são mais prevalentes por metástase óssea de foco indeterminado pelos motivos já citados anteriormente)
III – Condrosarcoma secundário é mais comum na doença de Mafucci.
4 – O condroma periosteal tem sua localização mais prevalente no úmero proximal.
5 – Lesão neoplásica epifisária na criança = Condroblastoma, No esqueleto maduro = Tumor de células gigantes (somente ele é encontrado na epífise de ossos longos em esqueletos maduros.
Osteocondroma, encondroma e fibroma condromixoide são de localização mais metafisaria.
6 – No condrosarcoma de baixo grau, as calcificações são de padrão anelar
7 – O prognostico no sarcoma de ewing é pior em crianças mais velhas e em meninos, o fator prognostico mais importante é a presença de metástase a distancia que na presença reduz muito a taxa de sobrevida do doente. O tamanho da lesão e sua extensão bem como sinais sistêmicos também denotam maior gravidade da doença. O prognostico é positivo dada a resposta do tumor á quimioterapia. É um tumor muito sensível a radioterapia. O padrão histológico não traduz prognostico uma vez que todos são de alto grau. Tumor raro na raça negra. A localização mais prevalente é na metáfise dos ossos longos
8 – o mieloma múltiplo não positiva na cintilografia salvo na presença de fratura que pode positivar devido ao metabolismo ósseo aumentado no local da fratura.
9 – a célula tumoral do TCG tem características semelhantes ao macrófago e fisiologicamente osteoclastica.
10 – Osteosarcoma. Segundo tumor primário do osso maligno ficando atrás apenas de mieloma múltiplo. Mais comum em homens com EXCESSÃO DO PAROSTEAL QUE É MAIS COMUM EM MULHERES E COM IDADE ENTRE 30 A 40 ANOS). Mais comum no fêmur distal, tíbia proximal e umero proximal, o sitio de metástase principal é pulmonar. A seuqencia de tratamento é quimio – cirurgia – quimio. Osteosarcoma secundário muito relacionado a paget e a radioterapia previa. A extensão da doença é o fator prognostico principal e metástase salteada e extra pulmonar tem dita pior prognostico que a pulmonar.
A METASTASE OSSEA É A QUE DITA PIOR PROGNOSTICO
11 – Neurilemoma é tumor da bainha do nervo e semelhante a shiwanoma, raro na neurofibromatose em que as características são de neurofibroma
12 – Os pulmões são o sitio de metástase mais comum aos sarcomas ósseos. Sendo assim, é imprenscindivel a realização de tc de tórax e cintilografia óssea para o seu estadiamento uma vez que Tb possuem capacidade de produzir metástase óssea.
13 – osteoma osteiode gigante ou tumor de dahlin, é quando tem mais de 1,5cm e então passa a se chamar osteoblastoma.
14 – Huvos fez uma escala para avaliar o grau de resposta a quimioterapia pré operatória: dividiu em I – 50% de necrose (mau prognostico), II – 50 a 90% de necrose (mau prognostico), III- 90 a 99% de necrose (prognostico melhor), IV – 100% de necrose (bom prognostico).
15 – os timores que acometem os elementos posteriores da coluna vertebral são os “OS” MAIS CISTO OSSEO ANEURISMATICO. Osteoma osteoide, osteocondroma e osteoblastoma
16 – Quando presente na coluna vertebral, o osteoma osteoide se apresenta no ápice do lado côncavo – O OSTEOMA OSTEOIDE CAVOU!!)
17 – O osteosarcoma parosteal é entidade rara que tem aspecto histológico mais fibroso e é de baixo grau.
18 – os osteosarcomas de superfície são parosteal, periosteal e de alto grau.
19- sarcoma de ewing o grau histológico não dita prognostico pois todos são de alto grau.
20 –Condrosarcoma não responde bem a quimioterapia e nem a radioterapia e por isso não é fator prognostico o grau de resposta. 
21 – O condroblastoma é tumor que acomete indivíduos com a placa de crescimento aberta e o núcleo secundário. Pode acometer apófises e trocanter e por ser epifisário, queixas articulares bem como derrame articular pode ser relatado pelo paciente.
22 – o tumor marrom pode ter histopatológico semelhante ao TCG e o patologista se confundir no diagnostico.
23 – o mieloma causa lesão lítica sem bordo de esclerose com cintilografia normocaptante, cursa com hipercalcemia.
24 – A translocação do Ewing é 11/22 igual ao PNET (tumores neuroectodermicos).
25 – o Liposarcoma é um tumor que acomete principalmente partes moles, são lipoblastos atípicos extraosseos. Quando intra ósseo acomete membros inferiores e população acima de 20 anos.
26 – fibrosarcoma acomete preferencialmente o fêmur distal e tíbia proximal.
27 – Adamantinoma é tumor solitário da diáfise tibial que deriva (composição) do esmalte dentário. Atualmente muita semelhança é observada entre este e o ameloblastoma (tumor de mandíbula). Tumor maligno e seu crescimento é lento.
28 – cordoma é tumor maligno derivado de remanscente de notocorda que pode acometer qualquer local da coluna.
29 – o principal diagnostico diferencial de metástase óssea em indivíduos com mais de 40 anos é mieloma múltiplo.
30 – metástase óssea distal ao cotovelo e ao joelho o principal foco primário é Ca de pulmão.
31 – Imagem em vela derretida = melorreostose, doença pouco conhecida, benigna e de tratamento sintomático, quando ocorre fratura a consolidação geralmente é normal.
32 – o tumor ósseo benigno mais comum é o osteocondroma.
33 – células gigantes estão presentes na histologia do TCG, tumor marrom e Cisto ósseo aneurismático.
34 – Ewing é composto por células pequenas e azuis e seu marcador é CD99
EWING É UM CARA PEQUENO, AZUL E TEM 99 ANOS
35-na miosite ossificante podemos encontrar Tb cartilagem.
36 – Osteoma osteoide incide entre 10 e 20 anos, predileção pelo sexo masculino na ordem de 2:1, local preferencial é a cortical dos ossos longos, o diagnostico diferencial é com abcesso de brodie, osteoblastoma.
37 – os tumores provenientes do ectoderma são denominados carcinoma, do mesoderma recebe a denominação de sarcoma, como tudo que esta abaixo do sub cutâneo é derivado embriologicamente do mesoderma os tumores malignos dessa região recebem a denominação de sarcoma.
38 – Osteocondroma é o tumor benigno mais prevalente, também conhecido como exostose osteocartilaginosa. Pode ser séssil ou pediculado. Ele cresce no período de crescimento normal da criança.... tumor que continua crescendo após a maturidade esquelética o que inicia quadro doloroso, temos que suspeitar de maliginização e é indicação de resseca-lo. Outras indicações cirúrgicas são, deformidade estética inaceitável, compressão vasculo nervosa, comprometimento funcional.
39 – Condroblastoma é o tumor da fise aberta, os sintomas são de artrite e artralgia.
40 – Granuloma eosinofilico é neoplasia de etilogia desconhecida, composta por elementos reticulo histiocitarios como eosinofilos, basófilos e células gigantes. Geralmente acomete a região meta diafisaria dos ossos longos, pode dar reação em casca de cebola porém de aspecto grosso e lamelar (menos agressivo que ewing). Quando acomete a vertebra, a localização é o corpo vertebral e seu colapso gera a vertebra plana de calvé. Quando da sua forma grave temos a síndrome de hand should Christian que consiste em granulomas disseminados , evoluindo com diabetts insipidus por acometimento parapituitario. A forma mais grave é a de letterer siwe muitas vezes levando ao óbito do doente.
41 – o cisto ósseo simples é uma condição metadiafisaria central ou concêntrica no osso, radiotransparente e que tem como achado o sinal da folha caída ou sinal do fragmento caído, que significa um pedaço do endostio que se desprendeu e fica imerso no liquido cameral.
42 – Doença de Campanacci = fibroma ossificante de ossos longos = condição rara que acomete crianças no período infantil,geralmente a lesão é na tíbia levando ao um arquemanento Antero lateral. Descartar adamantinoma, que é principal diagnostico diferencial.
43 – TCG A LOCALIZAÇÃO PREFERENCIAL É NO FEMUR DISTAL
44 – O MIELOMA É A MALIGINIDADE PRIMARIA DO OSSO MAIS COMUM, PORÉM O CARCINOMA METASTATICO É A MALIGNIDADE MAIS COMUM DO OSSO.
 (
4
)

Continue navegando