Buscar

Compartimentos Corporais e Edema

Prévia do material em texto

Patologia
Edema
· COMPARTIMENTOS CORPORAIS:
O corpo humano é constituído principalmente por água (cerca de 60%). Uma pessoa de 70 Kg (peso de referência) terá, na sua constituição, em torno de 42L de água. 
A água distribui-se por dois grandes compartimentos:
· Líquido Intracelular (2/3 28 L)
· Líquido Extracelular (1/3 14 L)
· Líquido intersticial (1L)
· Plasma (3L) Relativo ao tecido sangue.
Ambos separados pelas membranas dos capilares Tecido epitelial 
Nota: 
Tecido epitelial Tecido em que as células estão justapostas uma ao lado da outra (Ex: epiderme) “revestimento”
Tecido conjuntivo Caracteriza-se por apresentar variados tipos celulares, que são separados por uma matriz extracelular composta de fibras e substância fundamental. Também se refere ao grupo de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos. (Ex: derme)
Estes compartimentos encontram-se separados uma membrana celular, sendo esta altamente seletiva (impermeável) a iões, proteínas… No entanto, a água consegue facilmente ser transportada por difusão simples entre estes compartimentos, através da membrana, de acordo com gradiente osmótico.
A composição do compartimento extracelular difere da composição do compartimento intracelular.
Os iões não atravessam facilmente a membrana celular devido a esta ser altamente seletiva, logo, recorrem a outros mecanismos de transporte como a difusão facilitada, transporte ativo, transporte passivo e bombas de sódio e potássio. Por outro lado, as concentrações do potássio e do sódio nos subcompartimentos extracelular (liquido intersticial e plasma) são iguais, porque as membranas dos capilares (endotélio) permitem a sua passagem, porém, o mesmo não se aplica às proteínas, ficando estas retidas no plasma, por isso, conclui-se que a osmolaridade dos dois lados do endotélio é igual com exceção da pressão osmolar exercida pelas proteínas, ou seja, pressão oncótica.
EDEMA
· Acumulação anormal de líquido no compartimento extracelular intersticial (mais água do que aquilo que é adequado) ou nas cavidades corporais. (cavidades serosas que envolvem órgãos, como o pericárdio, que envolve o coração, a pleura, que envolve o pulmão, ou o peritoneu, que envolve as vísceras). Normalmente as regiões afetadas são os braços ou as pernas.)
· Os mecanismos de formação incluem:
· Aumento da pressão hidrostática
· Diminuição da pressão coloidosmótica
· Aumento da permeabilidade vascular (inflamação)
· Diminuição da drenagem linfática (se o rim retiver sódio e água, expande o espaço extracelular e forma-se edema)
· Aumento da retenção de sódio.
Capilares apenas apresentam ENDOTÉLIO
· A membrana capilar não deixa passar proteínas. Geradores de diferenças de concentração.
· Os iões sódio e potássio passam livremente na membrana dos capilares Não geram diferenças de concentração.
· Se diminuirmos a pressão oncótica nos capilares (menos proteínas a chamar líquido para dentro dos vasos sanguíneos) mais líquido passa para o espaço intersticial. 
· Se aumentarmos a pressão oncótico nos capilares, mais líquido irá entrar.
· O aumento da saída de líquido aumenta devido às proteínas e pressão oncótica. Se a pressão do líquido no espaço intersticial diminuir (menos proteínas), a pressão hidrostática aumenta, ou seja, sai mais líquido.
· A artéria transporta o sangue que será levado à veia, através do capilar. O esfíncter pré-capilar (colado à artéria) permite a maior ou menor passagem de sangue para o capilar, consoante relaxa ou aperta, respetivamente. Quando há uma inflamação há mais proteínas no espaço intersticial. 
· No extremo arterial do capilar a pressão hidrostática é maior sai mais líquido do capilar para fora.
· No extremo venoso do capilar a pressão hidrostática é menor (e a pressão do líquido intersticial é maior e, assim, entra mais líquido dentro do plasma), sendo que a pressão oncótica é superior o líquido torna a entrar nos pailares.
Quando o líquido que passa para o interstício não é reabsorvido pelos vasos linfáticos EDEMA
Diapedese Saída de leucócitos da corrente sanguínea.
ALTERAÇÕES NO FLUXO E CLAIBRE VASCULAR 
INFLAMAÇÃO há um aumento da pressão hidrostática por vasodilatação (dentro do vaso) e extravasamento de líquido e proteínas.
EXSUDATO é decorrente de um processo inflamatório. Possui até 3ng/mL de proteína e baixa celularidade. É um edema rico em proteínas. 
TRANSUDATO - caracterizado pela baixa quantidade de proteínas. É causado pelo aumento da pressão hidrostática ou redução das proteínas plasmáticas.
· SINAL DE GODET
· É um sinal clínico avaliado por meio da pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema.
· As pernas são o locar mais comum de apresentar edemas, pois o sangue que vai do coração até aos pés, numa coluna, vai aumentar a pressão hidrostática. O efeito da gravidade faz o sangue cair naturalmente do pescoço para o coração, mas das pernas para o coração é contrariar a gravidade. 
· Cada metro de uma coluna vertical de líquido é um decimo de atmosfera. Um metro e meio de coluna significa que a pressão de líquido é 15% maior na atmosfera. E, portanto, é o local mais frequente de formação de edemas. 
· ANSARCA 
· É caracterizada por um inchaço distribuído por todo corpo, devido ao acúmulo de fluído no espaço extracelular e no interior das próprias células. Edema generalizado.
· EDEMA LINFÁTICO
· Acúmulo de linfa corporal nos tecidos moles do corpo que não é drenada resultando em inchaço, habitualmente no braço ou na perna.
· Parte é filtrado, muito reabsorvido, mas uma parte tem de entrar pela linfa. Se os canais linfáticos estiveram bloqueados, estamos perante um edema linfático.
· Edema muito duro, espesso e díficil de mobilizar.
· ELEFANTÍASE associado a filaríases.
Porque é que temos bloqueios do sistema linfático?
· Devido a doenças oncológicas, o cancro espalha-se para os gânglios linfáticos regionais e bloqueia o fluxo linfático.
· Nos países tropicais, ocasionalmente, porque há parasitas que bloqueiam o fluxo linfático e destroem os gânglios linfáticos. 
2

Continue navegando