A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Relatório Estagio Supervisionado

Pré-visualização | Página 1 de 2

1 INTRODUÇÂO
Durante a graduação, a primeira aproximação do acadêmico com a prática profissional, se dá durante o estágio supervisionado, caracterizado pelo momento em que o estudante depois de uma extensa carga teórica vai ao serviço e à gestão aplicar o conhecimento adquirido a fim de colocar em prática seus ensinamentos, compartilhando de experiências e novos casos que ali serão vivenciados, já que demais situações serão identificadas a partir do reconhecimento da situação atual de saúde dos que ali frequentam.
As atribuições dos farmacêuticos nos estágios curriculares supervisionados, obrigatórios ou não, do curso de Farmácia, estão dispostas na Resolução N° 634 de 25 de novembro de 2016 do Conselho Federal de Farmácia, que na sua redação, sobretudo no artigo 13, traz:  
“O farmacêutico deve observar que o estágio curricular supervisionado, obrigatório ou não, deverá ser realizado em locais próprios da instituição de ensino farmacêutico ou em unidades concedentes, que possuam condições de proporcionar experiência prática no âmbito profissional, sempre sob a supervisão e acompanhamento de farmacêutico regularmente inscrito no Conselho Regional de Farmácia, quando se tratar de áreas privativas”. 
Para tanto, Marran, Lima e Bagnato, 2015 afirmam que o estágio supervisionado favorece a formação do aluno enquanto vínculo educativo/profissionalizante, sendo considerado uma experiência relevante nas situações de aprendizagem por relacionar teoria e prática. Exige do discente a realização da práxis em cada atividade desenvolvida, gerando o aprofundamento do fazer reflexivo e consequentemente a promoção da qualidade da intervenção, resultando numa aprendizagem significativa por conta do aprimoramento, desenvolvimento de habilidades e competências discentes.
Na UNINASSAU, sobretudo no curso de farmácia, a partir do oitavo semestre, os alunos são submetidos a três estágios curriculares obrigatórios, contemplando as áreas: farmácia comunitária, análises clínicas, farmácia de manipulação, indústria de medicamentos, farmácia hospitalar, perícia forense, entre outros campos. Locais estes onde os mesmos irão promover troca de informações essenciais e fundamentais à pratica profissional do aluno que ora participa de tal estágio. Não necessariamente o aluno passa por todos esses locais de estágio, três deles são obrigatórios.
A farmácia comunitária, dado o acesso fácil e gratuito, é um espaço que se caracteriza pela prestação de cuidados de saúde de elevada diferenciação técnico-científica, que tenta servir a comunidade sempre com a maior qualidade, que elege a farmácia como local de primeira escolha para resolução dos seus problemas de saúde (MASSI, 2016).
Diante do exposto, é objetivo maior deste trabalho, apresentar as atividades desenvolvidas durante o Estagio Supervisionado ocorrido na Farmácia Planeta localizada na cidade de Fortaleza-Ceará, no horário da tarde (13 às 18:00 horas) no período de 16 de novembro de 2020 a 06 de janeiro de 2021. 
Durante os meses de estágio tive oportunidade de presenciar as diferentes atividades e movimentações que se verificam nas diferentes horas do dia, bem como suas peculiaridades, informações inerentes ao público, vivências sobre a saúde dos frequentadores, trocas de experiências e, sobretudo, ensinamentos da farmacêutica plantonista, Dra. Rejane Alves Duarte (CRF CE 3054).
2 INSTITUIÇÂO
	A Farmácia Planeta existe desde ________ mantém-se sob a direção técnica da Dra. Rejane Alves Duarte (CRF-CE 3054), contando com uma equipe de profissionais qualificados e um grande número de clientes fidelizados. Neste espaço são se vendem apenas medicamentos, mas também outros produtos e serviços relacionados com a saúde e o bem-estar, como os serviços de avaliação dos diferentes parâmetros, tais como aferição de pressão arterial, medição da glicemia capilar, nebulização, entre outros
	Tem localização privilegiada no bairro José Walter, fica na Av. B, 291 em Fortaleza-Ceará. Esta é uma área com vários espaços comerciais, residenciais e de serviços em geral. Tem acesso facilitado por se localizar em uma avenida bastante movimentada e também por haver parada de transporte público nas proximidades. 
A maioria dos clientes são habituais, de longas datas. São habitantes locais, de todas as idades, mas especialmente idosos, que visitam a farmácia várias vezes por mês. Também há a presença dos clientes ocasionais, público em geral. A Farmácia Planeta está aberta ao público de segunda a sábado no horário de 08:00 às 20:00 horas. Não fecha para almoço. Domingo não abre, é a folga semanal. 
Junto à entrada, encontram-se informações referentes ao horário de funcionamento e documentos regulatórios. O acesso ao interior da farmácia faz-se através de uma porta de vidro, que se encontra aberta o horário de funcionamento, exceto quando, para manutenção de temperatura dentro dos limites exigidos, é ligado o sistema de ar condicionado.
Adentrando a farmácia, tem-se as seções: cosméticos, produtos de higiene pessoal, linha infantil e bebê e, após o balcão de atendimento, os medicamentos, área de realização de processos específicos, depósito, banheiro e DML.
Todo processo de venda, controle de estoques, entrada e saída de mercadorias e gestão do estabelecimento são registrados em sistema de automação comercial próprio para farmácias e drogarias.
 3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
3.1 Entrada de Mercadorias
Toda e qualquer mercadoria que dá entrada na loja (medicamentos, correlatos e demais produtos), passam por uma conferência prévia e são encaminhados para que seja feita a “entrada da mercadoria” no sistema da Farmácia (INFARMA). 
Apesar da automatização, parte desse processo é manual. O processo inicia colhendo as informações da Nota Fiscal e lançando-as no site da SEFAZ, que faz o reconhecimento e manda as informações para o sistema da farmácia. O passo seguinte é fazer a conferência dos itens constantes na nota fiscal, onde o operador passa item por item no leitor do código de barras e ao final da conferência, se não ocorrer nenhuma inconsistência, faz o fechamento da nota, com consequente emissão do espelho da nota fiscal. Caso apresente alguma inconsistência, o sistema informa qual é o problema e o operador faz a correção necessária.
Armazenam-se em arquivo as Notas Fiscais (que depois irão para a contabilidade) e os boletos são arquivados por data de vencimentos, também em arquivo próprio.
3.2 Arrumação das Mercadorias
Após a devida entrada das mercadorias na farmácia, as mesmas são arrumadas em seus devidos lugares, divididas da seguinte forma: Medicamentos Éticos (Referência), medicamentos Similares e Genéricos. Os antimicrobianos (aqueles que necessitam de retenção da receita), são estocados em local específico sob a supervisão do farmacêutico responsável. Os medicamentos controlados (Portaria 344), são armazenados em seu armário específico, ficando a chave deste no poder da farmacêutica plantonista. Toda a disposição dos medicamentos, independente da classe que os pertençam, são armazenados em ordem alfabética. 
As demais mercadorias (cosméticos, dermocosméticos, desodorantes, perfumes, cremes dentais, escovas de dente, escovas para cabelo, itens de beleza, lâminas de barbear, dentre outras) são armazenadas em seus devidos locais, havendo divisão entre itens masculino e feminino. O estoque excedente destas mercadorias é armazenado no almoxarifado, que futuramente abastecerá as prateleiras. 
3.3 Conferência da Data de Validade
 Mensalmente ou quinzenalmente todo o estoque da farmácia é revisto e os itens com validade próxima são retirados de prateleira ou expostos de forma mais vista pelos consumidores, em alguns casos, são oferecidos descontos especiais para aquisição dos mesmos. 
	Para os itens vencidos, que não deu tempo de vende-los, é feito um relatório pelo farmacêutico da loja e são separados para que se dê o devido destino a estes itens.
3.4 Controle de Estoque
Esta atividade assemelha-se ao processo de “entrada de mercadorias”. Apesar de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.