Buscar

01_Mecanização_Agrícola - Conceito e Importância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo – Conceito e Importância
2
	
	Instituto Federal de Pernambuco - Campus Barreiros
Departamento de Desenvolvimento Educacional
Coordenação do Curso Técnico em Agropecuária
Mecanização Agrícola - Prof. Rômulo Souza
	
Mecanização Agrícola – Conceito e Importância
O uso de máquinas e implementos agrícolas vem se tornando cada vez mais importante na medida em que o setor de produção agropecuário se moderniza e tecnifica. É fundamental otimizar do uso de máquinas e implementos agrícolas empregados no preparo do solo, plantio, cultivo, na colheita, no transporte e manuseio de produtos.
A Mecanização Agrícola tem como objetivo o emprego adequado dos equipamentos e máquinas agrícolas, visando sua otimização e viabilidade da obtenção de altas produtividades agropecuárias, com a racionalização dos custos e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
O primeiro grande avanço tecnológico nas atividades agropecuárias ocorreu dentro do mesmo processo da Revolução Industrial, no século XVIII. Os países que se industrializaram nesse período modernizaram os seus sistemas de cultivo, elevaram a produção e a produtividade – produzir mais com menos terra e mão de obra – e introduziram novas técnicas com o desenvolvimento de instrumentos agrícolas, sendo considerada a I Revolução Agrícola.
A migração para as cidades, nesse período e que se estende até os dias atuais, diminuiu o número de pessoas envolvidas nas atividades agrícolas. Dessa forma, a Revolução Industrial e a intensa urbanização gerada por ela exigiram uma Revolução Agrícola capaz de ampliar o fornecimento de matérias-primas à indústria e à produção de alimentos necessária ao abastecimento de uma população que se urbanizava.
A partir da segunda metade do século XX, os países desenvolvidos criaram uma estratégia de elevação da produção agrícola mundial por meio da introdução de técnicas mais apropriadas de cultivo, mecanização, uso de fertilizantes, defensivos agrícolas e a utilização de sementes VAR (Variedades de Alto Rendimento) em substituição às sementes tradicionais, menos resistentes aos defensivos agrícolas. Concebido nos Estados Unidos, esse processo ficou conhecido como Revolução Verde, considerada por muitos como a II Revolução Agrícola.
Sua principal bandeira era combater a fome e a miséria dos países mais pobres por meio da introdução de técnicas mais modernas de cultivo. No entanto, essa modernização na agricultura em alguns países subdesenvolvidos, a Revolução Verde elevou a sua dependência em relação aos países mais ricos, que detinham a tecnologia indispensável ao cultivo das novas sementes e forneciam os insumos necessários para viabilizar a produção.
A elevação da produtividade diminuiu o preço de diversos produtos para o consumidor, mas o custo dos insumos aumentou numa escala muito maior. Dessa forma, muitos pequenos proprietários ligados à agricultura comercial ficaram incapacitados de incorporar essas novas tecnologias, abandonaram suas atividades e venderam as suas propriedades.
A mecanização pode ajudar no combate à subnutrição devido ao aumento da produção de alimentos e à queda dos preços deles, mas é importante considerar a aplicação de políticas econômicas e públicas que permitam o acesso das pessoas necessitadas com baixo poder aquisitivo a esses alimentos. 
Com aumento da mecanização no Brasil, a agropecuária perdeu 1,5 milhão de trabalhadores. Ela alterou o perfil do trabalho no campo e influenciou a diminuição de mão de obra no setor nos últimos 11 anos. De acordo com o Censo Agropecuário 2017, divulgado pelo IBGE, o número de estabelecimentos com tratores aumentou 50% em relação ao último Censo, realizado em 2006. Durante esse mesmo período, o pessoal ocupado nos estabelecimentos agrícolas diminuiu 8,8%, indo de 16,6 milhões de pessoas em 2006 para 15,1 milhões em 2017. Esse número inclui a perda de 2,2 milhões de trabalhadores na agricultura familiar e aumento de 703 mil na agricultura não familiar
	A
	 B
	Figura 1 – Relação entre o número de pessoas ocupadas (A) x número de tratores (B) em propriedades rurais do Brasil de 1975 a 2017 (IBGE, 2019)
Além de tratores, aumentou também o número de estabelecimentos com outras máquinas, como semeadeiras ou plantadeiras, colheitadeiras, adubadeiras ou distribuidoras de calcário, e meios de transporte como caminhões, motocicletas e aviões. É possível verificar a tendência do aumento de uso de máquinas nos estabelecimentos agrícolas na série histórica, em que a utilização dos tratores apresenta crescimento desde o Censo Agropecuário de 1975.
Outro dado apresentado pelo último Censo Agropecuário é o envelhecimento dos produtores. O percentual de produtores com mais de 65 anos aumentou de 18% para 23% nos últimos 11 anos, enquanto o de produtores entre 25 e 35 anos caiu de 14% para 10%. “O produtor está envelhecendo, a média de pessoas está diminuindo. A pessoa entra na fase de ganhar dinheiro para se manter e acaba buscando outra atividade. Então está tendo um envelhecimento sem uma sucessão”.
Abaixo são apresentados os significados de alguns termos que são constantemente utilizados na mecanização agrícola:
Operação Agrícola: é toda atividade diretamente e permanentemente relacionada a execução do trabalho de produção de agropecuária. Ex: manejo de pragas, irrigação, produção de mudas, colheita, armazenamento, comercialização, entre outros.
Mecanização Agrícola: é a utilização racional das máquinas agrícolas, estudando-as de maneira aplicada. Cada máquina tem sua função e é projetada para determinado objetivo específico.
Máquina Agrícola: máquina projetada especificamente para realizar integralmente ou ajudar na execução da operação agrícola. Pode ser motora (trator) ou não (implementos), as máquinas motoras são aquelas que transformam várias formas de energia e transmitem em efeito de força.
	A
	 B
	Figura 2 – A. O Trator transforma energia térmica do combustível em força de tração. (Modelo: Massey-Ferguson-7624). B. As máquinas motoras automotriz, que transforma a energia em força e transmite essa força ao mesmo tempo (Modelo: John Deere Colhedora de Cana CH670). 
Implementos: são as máquinas não motoras, ou seja, aquelas que não são capazes de transformar energia, mas simplesmente transmitir o efeito de força. Como exemplos de implementos, podemos citar o arado, a grade, o subsolador, o perfurador de solo etc. Todos eles são acoplados ao trator e utilizam-no como fonte principal para a realização do trabalho agrícola
Ferramenta agrícola: implemento em sua forma mais simples, o qual entra em contato direto com o material trabalhado, acionado por uma fonte de potência qualquer. Exemplos: enxada, foice, facão etc.
	A
	 B
	Figura 3 – A. Implemento agrícola: Grade niveladora 28 discos Tatu. B. Ferramentas agrícolas diversas
. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
1. Explique de forma simplificada, a importância da Mecanização Agrícola para o desenvolvimento da agricultura nos últimos anos.
2. Diferencie máquinas, implementos e ferramentas
3. Faça um pequeno resumo descrevendo quais as produções agrícolas em seu município, como a mecanização seria importante para a melhoria da produção local e liste os problemas ou dificuldades para o uso da mecanização.
PARA REFLETIR:
Fome aumenta no mundo e atinge 820 milhões de pessoas, diz relatório da ONU (Publicado em 15/07/2019 / Atualizado em 20/02/2020) Disponível em: https://nacoesunidas.org/fome-aumenta-no-mundo-e-atinge-820-milhoes-de-pessoas-diz-relatorio-da-onu/ Acesso em 31/03/20.
Para saber mais:
IMPORTÂNCIA DA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA. Disponível em: http://pronatec.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2013/06/Mecanizacao_Agricola.pdf 
CONCEITOS EM MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA. Disponível em: http://profrenatacardoso.blogspot.com/2016/04/conceitos-mecanizacao-agicola.html Acesso em 31/03/20.
MECANIZAÇÃO NO BRASIL. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25791-com-aumento-da-mecanizacao-agropecuaria-perde-1-5-milhao-de-trabalhadores Acesso em 31/03/20.
MASSEY-FERGUSON-7624.Disponível em https://www.masseyferguson.com.br/Produto/1067 Acesso em 31/03/20.
COLHEDORA DE CANA CH670 JOHN DEERE. Disponível em: https://www.deere.com.br/pt/colheitadeiras/colhedora-de-cana/ch670/ Acesso em 31/03/20
GRADE NIVELADORA TATU. Disponível em: https://www.marchesan.com.br/index.php/gn/ Acesso em 31/03/20)
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA	Mecanização Agrícola	Prof. Rômulo Souza

Continue navegando