A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Resenha- ROL metotodos quantitativos fgv

Pré-visualização | Página 1 de 1

Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance- ROL 01
Elaborado por: Keylla Luciana De Oliveira
Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance
Turma: 122003
Introdução
O módulo abordado trata-se de “ Conceitos básicos aplicados à corporate finance”. São consideradas operações realizadas pelas empresas com o objetivo de fundamentar análises e decisões financeiras estratégicas voltadas para o benefício do negócio. As técnicas (cálculos) são vistas como fundamentais para uma análise e estudo da estrutura financeira de uma Organização, ainda que para isso considere-se os os aspectos mais essenciais e básicos que é o valor do dinheiro do tempo, a forma de capitalização dos juros e a contagem dos prazos. Essa é a base necessária para estruturar qualquer pensamento matemático aplicado à corporate finance.
Desenvolvimento
Nesse módulo, pudemos entender as operações alicerces para análises mais profundas de uma gestão financeira de uma Organização. Cálculos fundamentais e com maior relevância para a tomada de decisão do investimento de interesse. Foi exposto a relevância do conceito de valor do dinheiro no tempo, em que o valor do dinheiro no tempo se modifica devido ao custo de oportunidade e que não depende do investimento em si, mas sim das características a ele atribuídas. Houve também a abordagem de juros, que pode ser calculado através dos juros simples na qual considera o valor principal para resultado da alíquota ou seja o valor não se altera no decorrer dos meses, já os juros compostos são calculados a partir do valor principal somada a alíquota dos juros já inserido no mês anterior, ou seja são incorporados ao capital. Com uma taxa assim, o valor cresce muito mais rápido do que com juros simples. No mesmo módulo foi visto a importância de entender sobre prazos que incorre diretamente a juros exatos que é calculado através da contagem de dia apos, sendo a capitalização contínua, em que se um investimento for de dois meses e meio será contabilizado os dias exatos para resultado dessa alíquota ou dos juros comerciais no qual considera a equivalência de 30 dias ou seja 1 mês para a contagem e aplicação de juros, como exemplo o investimento em poupança que só é contabilizado um mês após a aplicação, na data de aniversário, falando pontualmente de prazos seria a capitalização descontínua em que a operação do período for completa e não considera os prazos fracionados, assim a análise dos prazos se torna mais importante para melhor alocar os recursos. 
Em uma Organização a consultoria de gestão financeira deve-se abordar a área de Corporate Finance que serve como apoio às corporações na realização de suas operações. Onde uma empresa terá seus investimentos aplicados no mercado, seja em compra de mercadorias ou fluxo de Capitais entre empresas e instituições financeiras de diversos locais a análise das oportunidades, vem através da Corporate Finance que podem aumentar a geração de valor para a empresa. 
Essas medidas incluem a reestruturação do capital financeiro ou de dívidas, em que através dos cálculos "básico" possa se sanar a situação financeira da Organização, permitindo a continuidade dos negócios através de melhores decisões tanto para novos investimentos como para melhores captações de recursos disponíveis no mercado. Para garantir um melhor resultado é fundamental alinhar as expectativas dos envolvidos nos interesses da empresa, sejam eles diretores, investidores, administradores, e demais participantes e assim criar situações de melhoria e de bons negócios. 
Nessa matéria foi ensinado o modo de uso e confiuracao da calculadora HP12C e suas funções, em que para cálculos de juros simples e composto no tempo inicial se equivalem mas de quando projetado a meses subsequentes podem ser extensos e cansativos, através dessa ferramenta otimiza-se as operações, além de operações para calculo de prazos. 
Conclusão
Pode-se concluir que o módulo estudado foi de fato de suma importância por tratar os principais cálculos e abordar a importância dos cálculos matemáticos para a trajetória do capital da organização, a disciplina é tida como básica por se tratar de um alicerce que pode ser aplicado a decisões financeira em todos aspectos como pessoais também, através dela pode-se calcular se seria melhor o débito de uma compra a vista ou o parcelamento, através dela podemos entender o conceito de prazos e a aplicação da ferramenta HP12C para facilitar os cálculos matemáticos que facilitam as operações matemáticas . 
Referências Bibliográficas
Referência bibliográfica: BRANCO, ANÍSIO COSTA CASTELO. Matemática Financeira aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.