Buscar

resumo biologia celular

Prévia do material em texto

Membrana plasmática 
· Dupla camada de lipídeos e proteínas periféricas integradas 
· Semipermeável 
· Tem glicocálix 
· extensão da própria membrana 
· porções glicídicas das moléculas de glicolipídeos da membrana 
· glicoproteínas integrais da membrana ou absorvidas após secreção 
· Proteoglicanas secretadas e adsorvidas 
· glicoproteínas secretadas que fazem parte do glicocálix: fibronectina (unir as células à matriz extracelular) e laminina (unir as células epiteliais ao colágeno) 
· Especificidade 
· junções celulares 
· Transporte através da membrana (olhar o resumo em folha) - difusão simples, facilitada, osmose, transporte ativo
· Transporte em quantidade: 
· Meio extracelular->citoplasma: endocitose; divide-se em fagocitose (partícula sólida englobada) e pinocitose (partícula líquida englobada). 
· Reciclagem da membrana plasmática: pelo processo de endocitose partículas de membrana são retiradas e vão pro citoplasma, porém elas podem voltar à membrana pela pinocitose. 
Respiração celular 
· Realizadas pelas mitocôndrias -> estruturas cilíndricas de aproximadamente 0,5 mícron de diâmetro e vários micrômetros de comprimento. 
· Possuem organização estrutural e composição lipoproteica características 
· contém grande número de enzimas e coenzimas que participam de reações de transformação de energia celular 
· Matriz mitocondrial: contém uma concentração elevada de enzimas, tem várias cópias de DNA mitocondrial, ribossomos mitocondriais essenciais, RNAt, e várias enzimas que expressam os genes mitocondriais. 
· Membrana interna: desdobrada em numerosas cristas que aumentam muito sua área superficial total. contêm proteínas com 3 funções: 
1. As que conduzem reações de oxidação 
2. Complexo enzimático (ATP sintetase) que produz ATP na matriz 
3. proteínas transportadoras específicas 
· Membrana externa: contém uma grande quantidade de proteínas formadoras de canais, é permeável a todas as moléculas com 5000 Dalton ou menos. existem também enzimas envolvidas na síntese de lipídeos mitocondriais. 
· Espaço intermembrana: contém várias enzimas que utilizam ATP proveniente da matriz para formar outros nucleotídeos. 
· função da mitocôndria: realiza maior parte das oxidações celulares e produz ATP das células animais. 
· A célula necessita de energia: a energia provém da lenta decomposição de compostos orgânicos, através da ruptura das ligações covalentes das moléculas. 
· A energia se apresenta acumulada nas células sob duas formas: 
1. depósitos de glicídios e lipídeos 
2. Compostos intermediários - ATP -> instável, energia não é tão concentrada, facilmente utilizável. ATPase abundante. 
· combustão da glicose: C6H12O6 + 6 O2 = 6CO2 + 6H2O + calor 
· Processo violento que leva a altas temperaturas 
· célula -> sistema para retirar energia do alimentos oxidando-os lentamente liberando energia gradual produzindo água e gás carbônico. 
· Células aeróbias -> 2 mecanismos para retirar energia dos alimentos: 
1. Glicólise -> 11 enzimas da matriz citoplasmática promove uma série de transformações graduais numa molécula de glicose, sem consumo de oxigênio -> produz 2 moléculas de ácido pirúvico. 
· obtém-se 2 moléculas de ATP 
· Ponto de vista energético -> processo pouco eficiente 
2. fosforilação oxidativa: ácido pirúvico formado na glicólise -> entra na mitocôndria e é oxidado a água e gás carbônico, com alto rendimento energético. 
· Subdividida em 3 mecanismos; 
2.1. produção de acetilcoenima A: produzida a partir da coenzima A + piruvatos da glicólise/oxidação dos ácidos graxos. os compostos entram na mitocôndria transformando-se em acetato, reage com a coenzima A = acetilcoenzima A. 
2.2. ciclo de Krebs: ocorre na matriz mitocondrial 
· oxidação da acetilcoenzima A + ácido oxalacético -> ácido cítrico. Este sofre uma série de modificações sucessivas -> volta a produzir ácido oxalacético -> recomeça o ciclo. 
· ácido cítrico é oxidado mais 4 vezes formando 3 moléculas reduzidas de NAD (NADH2) e 1 molécula de FAD reduzida (FADH2) 
· Este processo forma 36ATP por molécula de glicose consumida. 
· Resultado final: liberação de hidrogênio, produzindo prótons e elétrons. Descarboxilases levam à produção de gás carbônico. reação exoenergética que promove a síntese de duas moléculas de ATP por molécula de glicose consumida. 
· função: produzir elétrons de alta energia, prótons, gerar gás carbônico, fornecer metabólitos necessários para a síntese de aa e hidrocarbonetos. 
3. Sistema transportador de elétrons: cadeia formada por enzimas e compostos não-enzimáticos ligados a elas -> função é transportar elétrons removidos no ciclo 
· Ocorre nas cristas mitocondriais. 
· Citocromos -> transporte de elétrons do H. a medida que os elétrons passam pela cadeia de citocromos, liberam energia gradativamente. 
Processos de síntese da célula
· organelas envolvidas: polirribossomos, retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi (olhar as figuras das organelas)
· polirribossomos: associação de ribossomos aos RNAs-m da célula. os RNAs-m contém a sequência de nucleotídeos que será traduzida -> estrutura primárias das proteínas.
· proteínas podem ser sintetizadas na célula:
1. através dos polirribossomos livres no citoplasma: as proteínas são encontradas em seu nível estrutural primário ou secundário .ex: microtúbulos, fibras colágenas.
2. através do REG: as proteínas são encontradas em seu nível estruturais terciário ou quaternário. funcionais ou globulares, formando substâncias que apresentam uma determinada função, como hormônios e os anticorpos.
· os polirribossomos podem estar aderidos ao REG ou livres no citoplasma.
· polirribossomos livres no citoplasma -> síntese de proteínas hidrofílica
1. constitui matriz citoplasmática
2. constitui os componentes celulares (microtúbulos e microfilamentos)
3. proteínas que migram e incorporam as estruturas que não sintetizam proteínas (núcleo, peroxissomos) ou que sintetizam apenas algumas proteínas (mitocôndrias)
· síntese da matriz citoplasmática e dos componentes celulares for lenta -> poucos polirribossomos livres
· síntese proteica -> ocorre nos polirribossomos aderidos ao RE -> injeta cadeia polipeptídicas sintetizadas dentro do retículo -> separa para dentro do retículo as proteínas reduzidas.
· segregação: processo de separação de proteínas do citoplasma para o RE -> importância funcional -> separação das proteínas sintetizadas e são encaminhadas para o seu destino.
· 4 tipos celulares gerais de acordo com o destino da proteína:
1. células que sintetizam ativamente proteínas que não são segregadas e permanecem no citoplasma. EX: eritroblastos, células embrionárias.
2. células que sintetizam e segregam proteínas para dentro do RE e exportam estas proteínas diretamente sem acumulá-las em grânulos. EX: fibroblastos, plasmócitos.
3. células que sintetizam e segregam proteínas acumulando-as em grânulos citoplasmáticos que geralmente permanecem na célula para seu uso posterior. EX: neutrófilos, macrófagos.
4. células que sintetizam, segregam e acumulam as proteínas em grânulos que serão exportados por exocitose. EX: células secretoras exócrinas do pâncreas e parótidas.
· glicosilação -> processo complexo -> explica a grande diversidade estrutural e funcional das glicoproteínas.
· atividade sintética: tradução, síntese de cadeia polipeptídicas e segregação
· glicosilação inicial no RER
· eventos que ocorrem dentro do RER durante a síntese proteica:
1. cadeia polipeptídicas -> transferidas para o interior das cisternas enquanto ainda são traduzidas
2. são processadas e acumuladas nas cisternas, onde serão transportadas pelas vesículas até seus destinos.
3. essas proteínas vão compor as membranas e o interior das cavidades do RE, complexo de Golgi e lisossomos. também irão participar da secreção celular.
· produção de cadeias polipeptídicas: proteínas que devem ser sintetizadas -> são marcadas com 20aa -> sequência inicial (primeiro segmento da cadeia a ser traduzido)
· sequência sinal vai emergindo do ribossomo -> é reconhecida pela partícula reconhecedora de sinal (PRS)· glicosilação: é feita pela transferência de um oligossacarídeo contendo 14 resíduos de açúcar -> esse oligossacarídeo é polimerizado no RE e mantém-se ligado a um lipídeo de membrana -> é transferido à cadeia polipeptídica por uma enzima -> no interior das cisternas alguns resíduos de açúcar podem ser removidos da cadeia -> depois outras moléculas de açúcar podem ser adicionadas n complexo de Golgi.
· proteínas sintetizadas e processadas no RE são exportadas em vesículas de transporte que brotam da membrana do RE e se fundem com as membranas do complexo de Golgi.
· nas cisterna do complexo de Golgi -> hidrólise parcial da fração glicídica das glicoproteínas e a adição de novos açúcares (glicosilação terminal) -> resulta na síntese de glicoproteínas 
· complexo de Golgi -> síntese da porção glicídica de proteoglicanas, também são polimerizadas as glicosaminoglicanas que se ligam à proteína para formar a proteoglicana.
· membranas das cisternas golgianas -> sulfotransferases -> responsáveis pela sulfatação de proteínas, lipídeos e glicídios, e também da porção glicídica das glicoproteínas e glicosaminoglicanas
· destinação e exportação de macromoléculas: proteínas, lipídeos e polissacarídeos -> transportados do Golgi para seus destinos através das vias secretoras -> essa via empacota as macromoléculas em diferentes tipos de vesículas de transporte
· ação gênica: conversão de uma sequência de nucleotídeos em uma sequência de aa -> 3 bases para cada aa
· retículo endoplasmático liso: formações tubulosas, anastomosam
· responsável pela síntese de praticamente todos os lipídeos que compõem membranas celulares (fosfolipídios, colesterol). 
· funções: metabolização e desintoxicação, regula a concentração de cálcio no citoplasma das células musculares estriadas, síntese de vários lipídios triglicerídeos, REL + mitocôndrias = síntese de hormônios esteróides (pela glândula adrenal).
Lisossomos
· depósito de enzimas utilizadas para digestão intracitoplasmática
· endocitose (fagocitose e pinocitose), exocitose (clasmocitose)
· estrutura esférica formada por uma unidade de membranas contendo enzimas hidrolíticas
· são encontrados em grande número em células fagocitárias e são capazes de digerir uma grande variedade de moléculas biológicas
· ação lisossômica ocorre em PH ácido
· funções: digestão intracitoplasmática, digestão de organelas ineficientes funcionalmente ou que perderam a função (autólise), funções metabólicas, quebra de glicogênio, liberação dos hormônios da tireoide, degradação dos tecidos celulares que não estão mais em uso.
· ruptura da membrana lisossômica -> autólise -> “organelas suicidas”
Peroxissomos
· estruturas em forma de micro-vesículas contendo poderosas enzimas -> peroxidases (destroem um grande número de substâncias tóxicas nocivas, como o álcool e o formol)
· desarmar os radicais livres (oxigênio), como os radicais superóxidos, convertendo-os em H2O2.
· enzima catalase -> reduz o peróxido de hidrogênio em água
· os peroxissomos estão presentes em grandes quantidades nas células renais e hepáticas 
Apoptose
· morte celular programada -> autodestruição celular que requer a síntese proteica para que aconteça
· relacionada à homeostase na regulação fisiológica do tamanho dos tecidos exercendo um papel oposto ao da mitose -> implicando renovação celular
· enrugamento da célula -> fragmentação total -> liberação local do conteúdo na vizinhança celular
· é induzida pela estimulação de receptores da superfície celular ou pelo caminho mitocondrial
Necrose
· causada por agentes químicos, falta de oxigênio, radiação e traumas. 
· inchaço celular e formação de poros na membrana plasmática
· afeta uma parte de tecido ou um grupo de tecido nos quais os macrófagos são estimulados a fagocitar os resíduos celulares causando um processo inflamatório
Citoesqueleto
· Microtúbulos -> cilindros delgados e longos, constituído por 2 cadeias polipeptídicas de estrutura semelhante (tubulinas alfas e beta) que se juntam para formar os dímeros. 
· na célula -> constante intercâmbio entre os dímeros de tubulinas livres no citoplasma e dímeros polimerizados encontrados nos microtúbulos.
· participam da movimentação de cílios e flagelos, transporte intracelular de partículas, deslocamento dos cromossomos na mitose, estabelecimento e manutenção da forma celular
· Microfilamentos de actina -> formadas por 2 cadeias em espiral de monômeros globosos da proteína actina G. participam da formação de córtex celular (camada dentro da membrana plasmática) que reforça a membrana e participa dos movimentos da célula 
· sarcômeros -> unidades funcionais das fibras musculares estriadas esqueléticas ou cardíacas
· deslizamento dos filamentos de actina e miosina -> encurta os sarcômeros -> contração muscular
· Filamentos intermediários -> dimensão intermediária entre os filamentos finos de actina e os filamentos grossos de miosina. 
· são abundantes nas células que sofrem atritos. contém muitas proteínas fibrosas
· podem se ligar a microtúbulos, filamentos de actina, mitocôndrias, grupos de ribossomos, envoltórios nuclear e membrana plasmática através de ponte delgadas formadas por moléculas proteicas.
· Filamentos de miosina 
· Cílios Flagelos -> parte central é formada por microtúbulos (axonema)
· corpúsculos basais -> onde se inserem os cílios e os flagelos -> mesma estrutura dos centríolos
· apenas os filamentos intermediários são estáveis -> função de sustentação -> não participam dos movimentos celulares
· proteínas motoras: deslocamento intracelulares de organelas e outras partículas
1. dineínas e cinesias: deslocamento em associação com microtúbulos
2. miosinas: podem formar filamentos e atuam em associação com filamentos de actina
· funções do citoesqueleto: forma das células, deslocamento intracelular de partículas, movimentos celulares, contração muscular
· centríolos: 9 trincas de microtúbulos unidas por pontes proteicas
· algumas drogas interferem na ação dos microtúbulos
· colchicina -> paralisar a mitose na metáfase
· taxol -> acelera a formação de microtúbulos e os estabiliza, interrompendo a despolimerização
· estas drogas são utilizadas nos tratamentos de tumores malignos para impedirem a formação de fuso mitótico, interrompendo a divisão celular.

Continue navegando

Outros materiais