Buscar

Podemos citar como características fundamentais daquilo que chamando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Podemos citar como características fundamentais daquilo que chamando de discurso as seguintes considerações a seguir:
1) O discurso deve ser compreendido como algo que ultrapassa o nível puramente gramatical, linguístico, se  apóia  sobre a gramática da língua, mas nele é importante levar em conta também os interlocutores (com suas crenças, valores) e a situação (lugar e tempo geográfico, histórico) em que o discurso é produzido.
2)É preciso ter conhecimento daquilo que se discursa e pra quem se discursa 
3) O discurso é contextualizado, e para que ele tenha sentido depende do contexto em que está se discursando
4) O discurso é produzido por um sujeito – um EU que se coloca como o responsável pelo que se diz (de forma explícita como num diário de adolescente ou implícita como no discurso da ciência) e é em torno desse sujeito que se organizam as referências de tempo e de espaço.
5) O discurso é interativo, pois é uma atividade que se desenvolve, no mínimo, entre dois parceiros.
6) O discurso é uma forma de atuar, de agir sobre o outro.
7) O discurso trabalha com enunciados* concretos, falas/escritas realmente produzidas (e não idealizadas, abstratas, como as frases da gramática) e os estudos que se fazem deles visam descrever suas normas, isto é, como funciona a língua no seu uso efetivo.
8) o discurso é regido por um  princípio geral: o princípio do dialogismo, (dialogismo vem de dialogo) ou seja o discurso é uma interação verbal.
BRANDÃO, H. N Analisando o discurso. São Paulo: Museu da Língua Portuguesa, 2005 (Texto digitalizado no Portal do Museu da Língua Portuguesa).
 
Soma das avaliações: 3 (1)
Link direto | Responder | Exportar para portfólio
· O discurso e a Análise do discurso: questões fundamentais
· O discurso e a Análise do discurso: questões fundamentais
· Com sua palavras, o que é ideologia para Marx, Althusser e Ricoeur? Qual a importância de se definir 'ideologia' para os estudos sobre o discurso?
Para Marx ideologia nada mais é que um instrumento de dominação de classe porque a classe dominante faz com que suas ideias sejam a ideia de todos, ou seja, para Marx ideologia é um meio de alienação onde os que tem mais condições incutem naqueles menos entendido as suas ideias de modo que eles não são capazes de questionar, apenas aceitam, para Althusser ideologia consiste em “...um sistema de ideias, de representações que domina o espírito de um homem ou de um grupo social” (ALTHUSSER, 1958, p. 81), ou seja o Estado com suas normas , suas leis  são os Aparelhos repressores – ARE- formando um “sistema” de ideias e representações que são impostos sobre o espectro da “consciência” do homem, logo da sociedade como um todo, já para Ricoeur, a ideologia deve ser compreendida em suas três instâncias, que são elas:
a) função geral- A função geral, para Ricouer (1977), é sua função de mediadora na integração social, na coesão do grupo.
b) função de dominação e - A função de dominação está ligada a produção de crenças legitimadoras da dominação.
c) função de deformação- A função deformadora trata-se da concepção marxista, sendo o fenômeno ideológico aquilo que torna a imagem pelo real, o reflexo pelo original, ou seja, a deturpação da realidade a fim de manipular os dominados.
É importante conhecer os diferentes conceitos de ideologia pois eles preconizam a existência de um discurso ideológico que se utiliza de varias formas para legitimar o poder de um grupo ou classe social.
· Refletindo sobre o conteúdo estudado, qual a relação entre língua, discurso e ideologia?
A relação entre língua, discurso e ideologia é que a língua é que a língua é um produto social da capacidade da linguagem (comunicação) e também um conjunto de convenções que são necessárias para permitir o exercício dessa capacidade nos indivíduos, enquanto que o discurso é a atividade verbal social (capacidade de comunicar, transmitir e receber ideias), o discurso em si é a materialização da ideologia ligada ao modo de produção dominante.
Parabéns, Regina!
Seguem algumas considerações complementares:
1) De acordo com o texto da semana, a importância da ideologia está na apresentação de concepção de mundo do interlocutor, que pode ser legítimo e ao mesmo tempo incompatível com a realidade, uma vez que os dados fornecidos podem ser autônomos, imaginários, fictícios em relação aos modos de organização da realidade.
2) Ainda considerando o texto da semana, a língua constitui a condição de possibilidade do discurso, o discurso é a atividade comunicativa interacional em que a materialidade ideológica se concretiza. Desse modo, as ideologias tomam forma por meio do discurso.

Continue navegando