Buscar

Resumo do texto Teorias das Relações Internacionais e os Zumbis Daniel W Drezner

Prévia do material em texto

Resumo do texto Teorias das Relações Internacionais e os Zumbis Daniel W Drezner
Construtivismo (a realidade é construída).
Pós-modernistas/Pós-estruturalistas (apenas critica)
Teoria crítica (reflexo do capitalismo).
Pós-colonialismo.
Políticos verdes (Ser sustentável, crítico a produção)
Feministas (papel da mulher)
Cosmopolitismo 
Análise de política externa (grupos domésticos).
Texto 1- Construtivismo
A realidade é construída de acordo com o que você conhece de si mesmo para buscar no próximo o que lhe interessa.
Fundamento da teoria = Interesses e Identidade.
Critica o realismo pois eles falharam como teoria preditiva e não consegue explicar o que a teoria propõe.
	Texto– Os pós-moderno / estruturalistas
Para os pós-positivistas são metodológicos e a realidade é única e estável;
Os pós-modernistas vem para criticar os pós-positivistas;
Isso ocorre por conta do fim da guerra fria, e o fim da URSS sem existir uma luta real, sem confronto, e todos previa isso, então o poder preditivo dos pós-positivistas caiu, por isso surgiam os críticos;
O poder explicativo dos RI se expande, por conta das inúmeras teorias, o problema disso é que, quem pensa em penso em RI como ciência exata, não aceita isso, já que não tem uma única teoria.
As teorias pós-modernas não são facilmente aplicadas no mundo real, pois se fala apenas da desconstrução de discurso, são reflexivistas Não se propõem a criar algo diferente, apenas criticam os demais.
	Texto - Feminist and IR Theorists – J. Ann Tickner
No início do texto, o autor fala da dificuldade em debater com as demais teorias;
•Por que a teoria feminista é marginalizada em RI?
Significado de gênero (colocam o gênero como fundamento).
Ontologia da RI (ontologia = em relação à natureza / origem).
Epistemologia de RI ( produzir conhecimento).
Fazem parte do 4º debate e tentam a partir do ponto de vista da mulher reescrever as teorias, partindo de realidades diferentes da dos realistas que fala sobre (anarquia, SI, Estado).
As feministas falam de um machismo; da discriminação.
•Teoria global do feminismo:
“Fugir do Estado”: elas consideram o indivíduo e não Estado.
Relações Internacionais marcada pelas relações entre indivíduos e comunidades: repensar a ordem internacional sem o Estado. 
A teoria feminista nasceu quando foram aceitos os direitos das mulheres pelos direitos humanos; final dos anos 80, assim como a teoria verde, onde buscam uma tendência moral.
O espaço público (político) e o privado (caso) era separado, e gerou um problema para as feministas, pois os homens “cuidavam” do público, e a mulher do privado, e era chefe do lar apenas quando o homem não estava em casa: por isso a mulher foi afastada do campo acadêmico, a falta a participação ativa da mulher na sociedade, nas academias etc... e devido a visão de que a mulher é passional e sentimental e não racional igual ao homem; no texto, os homens aceitam a mulher como Margareth T. (a dama de ferro), se esta é “forte”, é porque ela age igual aos homens e não porque é forte por ela mesmo.
A perspectiva de segurança internacional das feministas, percebem essa segurança através do indivíduo, pois para eles, o Estado é o acusador da insegurança, como nas guerras ocorrem o estupro para traumatizar a mulher e no final humilha-a, e fazer o marido que está na guerra volte para casa e abandone a guerra.
A teoria feminista, assim como a teoria verde, pode ser considerada progressista.
Antigamente as RI era muito científica, ex: margenthou como realismo explicando a causa da guerra.
•Qual a origem da teoria feminista para os RI? Quando os direitos humanos reconhecem os direitos das mulheres em 1993. As feministas já existiam mais elas passam a incorporar ideias de vários pensamentos. Havia um conflito entre o espaço público e privado.
•Qual é a agenda feminista para segurança Internacional nas RI? Elas percebem que a ação do Estado causa uma maior segurança, para elas os militares representam um perigo pois eles observam, matavam após a passagem deles por alguns lugares / por onde passavam.
Texto - Políticas Verdes
	O Estado é muito grande devido a burocracia que ocorre para apovação de leis, julgamentos e ação ambiental, devido aos interesses que estão presente em cada fase.E pequeno demais pois sozinho não consegue mudar a ‘ordem’ pois o problema ambiental vai além das fronteiras do proprio estado.
	Propõe a descentralização, onde o poder/responsabilidade ficaria sob a comunidade e não nas mãos do Estado, porém ele não estipula o nível de comunidade tornando a teoria falha.
Texto Zumbi –Realismo
A sociedade é anárquica, onde o sujeito é egoísta porém não significa ausência de uma autoridade centralizada ou legítima.
Cada indivíduo busca seu autointeresse para assegurar sua existência individual (manter-se vivo, com recursos e não ser atacado por um zumbi)
Quando os recursos estão acabando, os indivíduos podem formar grupos ou cada um individualmente ‘mata’ o próximo para pegar o recurso dele e obter mais vantagem.
Da mesma forma se organiza os zumbis, atacam em grupos ou só pra manter a sobrevivência, pois é uma sociedade zumbi x humanos.
Aquele que tiver mais poder para combater o outro,’vence’. Assim como os zumbis desejam carne humana os estados desejam uma distribuição favorável de ganhos e recursos.
.

Continue navegando