Buscar

FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100776 - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Acerca das noções que permeiam o falsificacionismo dogmático e o falsificacionismo metodológico, podemos dizer corretamente que
a )
o falsificacionismo metodológico entende que toda teoria é falseada pela base empírica. Isso porque toda teoria, para ser científica, não pode ter uma prova empírica contrária a ela. Já o falsificacionismo dogmático discorda radicalmente desse posicionamento, porque a prova empírica, para esse pensamento, seria dispensável já que todas as teorias científicas são falsas.
b )
para o falsificacionismo metodológico, há uma base empírica considerada separadamente da teoria, e assim as buscas são sempre metodológicas, acima das formas de teste empírico, e garantiriam a validade imediata e irrefutável das teorias.
 
c )
o falsificacionismo dogmático prega que não é possível provar nenhuma teoria, mas sim desaprovar aquelas que possuam contra evidências empíricas. Já o falsificacionismo metodológico possui a vertente passivista e ativista, esta última dividida em revolucionária e conservadora.
d )
o falsificacionismo dogmático prega que é possível provar qualquer teoria, não sendo recomendado desaprová-la, pois toda base empírica é falível. Ademais, para essa teoria não há distinção entre o teórico e o empírico, por isso a sugestão de que toda base empírica é passível de falibilidade.
QUESTÃO 2
Em relação à realidade, àquilo que existe objetivamente e não só na imaginação, o objetivismo defende a tese de que
a )
 apenas fatos observáveis e entidades são reais.
b )
 nada do que é real, inclusive valores, pode ser conhecido por nós.
c )
 todas as coisas existem apenas em nossa mente.
 
d )
 valores são tão reais quanto fatos observáveis e entidades.
QUESTÃO 3
Segundo Berger, o processo que ele chama de exteriorização
a )
 é um fenômeno religioso e implica a alienação do indivíduo em favor da igreja.
b )
 faz parte do processo evolutivo, não sendo algo que pertence à essência humana.
c )
 é um fenômeno imposto pela sociedade, não sendo possível ao indivíduo recusar.
 
d )
 faz parte da natureza humana, isto é, o ser humano é desde sempre exteriorizante.
QUESTÃO 4
Um critério de demarcação serve para
a )
 classificar as ciências conforme seus tipos.
 
b )
 distinguir aquilo que é Ciência do que não é Ciência.
c )
 distinguir o naturalismo do antinaturalismo.
d )
 classificar teorias epistemológicas.
QUESTÃO 5
Assinale a alternativa correta em relação às noções que envolvem os naturalistas e os antinaturalistas.
a )
O naturalismo prega que há diferenças essenciais entre as ciências sociais e as ciências naturais, devendo cada qual procurar os métodos que lhe são naturalmente implícitos para desenvolver-se enquanto ciência.
b )
A divisão entre naturalismo e antinaturalismo deu-se devido aos problemas que as ciências sociais e as ciências naturais encontraram relacionadas ao seu objeto, mas não em relação aos seus métodos.
c )
Em comum, tanto o naturalismo quanto o antinaturalismo compreendem que as ciências sociais e naturais têm suas especificidades tão demarcadas no campo do objeto e das suas problemáticas que é impossível que partilhem dos mesmos métodos de pesquisa e análise.
 
d )
O antinaturalismo prega que há diferenças de tipo entre as ciências sociais e as ciências naturais, sendo três os argumentos principais que pregam que não se deve utilizar o mesmo método, tanto para as ciências sociais quanto para as ciências naturais: 1) impossibilidade da experimentação; 2) novidade; 3) a maior complexidade dos fenômenos sociais em relação aos da natureza.
QUESTÃO 6
Possibilidade real (ou causal) se refere às ações que
a )
 podemos conceber tendo em vista nossa inteligência e imaginação.
 
b )
 acontecerão exclusivamente em razão da vontade divina.
c )
 podemos praticar em razão de nossas características e circunstâncias.
d )
 acontecerão independentemente da nossa vontade.
QUESTÃO 7
Segundo os principais pressupostos teóricos que abrangem o procedimento indutivista, podemos dizer que
 
a )
o pensamento indutivista compreende o método através do qual a ciência procura estabelecer leis gerais através de uma quantidade razoável de observações. No indutivismo, há uma observação empírica que gera uma lei geral posterior.
b )
no procedimento indutivista, o importante é procurar estabelecer leis gerais através de uma quantidade razoável de observações, mas não é importante procurar gerar um processo de generalização.
c )
o indutivismo divide com o dedutivismo a importância em testar as teorias e hipóteses, não sendo importante, para ambas, a criação de leis gerais. Esse é o principal ponto de convergência entre essas duas teorias, embora haja outros pontos em que haja discordância de posicionamentos.
d )
nem todas as formas indutivas procuram fazer um processo de generalização, pois nem todas procuram elaborar uma lei geral posterior à observação empírica.
QUESTÃO 8
Para o falsificacionismo sofisticado, uma teoria somente é científica se
a )
 for possível entendê-la como experimentalmente falsificável, isto é, se for possível apresentar um fato que não poderia ocorrer.
b )
 for possível entendê-la como experimentalmente confirmada, isto é, se for possível apresentar fatos que ela previu e ocorreram.
c )
 possuir conteúdo empírico corroborado similar ao de sua predecessora (ou rival), não importando se conduzir à descoberta de novos fatos.
 
d )
 possuir conteúdo empírico corroborado excedente ao de sua predecessora (ou rival), isto é, somente se conduzir à descoberta de novos fatos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando