Buscar

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE PRESENCIAL 1

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE PRESENCIAL 1
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
As abordagens sobre segmentação do mercado de trabalho são várias; a que nos interessa está dividida em três categorias básicas denominadas: primário independente, primário dependente e secundário.
1. O segmento primário
2. O primário dependente
3. O segmento secundário
( ) é aquele de tempo integral, estável e com salário fixo.
( ) é aquele que exige mínima qualificação e treinamento, a rotatividade do empregado é alta, os salários são baixos e os contratos de trabalho são em grande maioria informais.
( ) também chamado rotineiro, é voltado para a linha de produção, indústria de transformação e setor de serviços (os serviços rotineiros de escritório e burocráticos da administração estão nesse setor).
A sequência correta é:
a ) 1 - 3 - 2
b ) 2 - 3 - 1
c ) 1 - 2 - 3
d ) 3 - 2 - 1
e ) 3 - 1 - 2
QUESTÃO 2
Sobre a educação profissional, na condição de modalidade de ensino, é correto afirmar:
a ) A Educação Profissional congrega uma formação ampla e, nessa medida, deve ser dirigida para campos amplos da ciência e da tecnologia, sem vinculação imediata com o mundo do trabalho, desenvolvendo competências gerais.
b )A Educação Profissional é dever e responsabilidade do mercado de trabalho, pois o desenvolvimento vocacional do aluno deve ser dirigido para o perfil do mundo do trabalho constituído na sua região ou localidade.
 c ) A Educação Profissional deve ser integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, e deve conduzir ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.
d ) Todos podem cursar a Educação Profissional, mesmo não tendo concluído nenhuma etapa ou nível de ensino, bastando para tanto ter a indicação de uma instituição empregadora.
e ) A Educação Profissional, como etapa de ensino voltada à preparação para o trabalho, pode ser cursada em qualquer idade, basta ser alfabetizado.
QUESTÃO 3
Quando se fala em inclusão na educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades, afirma-se que os sujeitos são plurais e que essa pluralidade deve ser valorizada e aceita nas suas singularidades. Para tanto é necessário, de antemão, rejeitar os rótulos que aprisionam, engessam e fixam os sujeitos, enredando-os em representações que os nomeiam como feio ou bonito, apto ou inapto, saudável ou doente, normal ou desviante, masculino ou feminino, heterossexual ou homossexual. Precisamos nos dar conta de que práticas como essas reforçam discriminações e exclusões, em vez de ampliar possibilidades de intervenção junto aos sujeitos, possibilitando que, por meio das práticas corporais e esportivas, possam exercer sua cidadania e liberdade constituindo-se como sujeitos sociais. GOELLNER, S. Cadernos de Formação. Revista Brasileira Ciências do Esporte, p. 71-83, mar. 2010 (adaptado).
Considerando o texto, avalie as sugestões de condutas a serem tomadas pelos profissionais de educação física.
I. O profissional de educação física deve planejar e incentivar atividades próprias para meninas e outras para os meninos. Essa conduta pode proporcionar atitudes positivas e protetivas, pois atendem às necessidades naturais e culturais de cada gênero.
II. O respeito à diversidade cultural, social e sexual é o primeiro passo para uma política inclusiva. Diferença não significa desigualdade, e essa só pode ser minimizada se houver iniciativas que promovam atividades coparticipativas, nas quais as diferenças não sejam eliminadas, mas tratadas em suas especificidades.
III. O incentivo menor para as meninas praticarem atividades esportivas se dá por questões naturais. Por essa razão, é necessário incentivar as meninas a participarem dos esportes respeitando sua condição física, seus desejos e seus afazeres. Isso pode ser feito por meio da oferta de atividades que lhes sejam viáveis, criando estratégias para que elas se sintam confortáveis.
É correto o que se afirma em
 a ) II, apenas.
b ) III, apenas.
c ) I, II e III.
d ) I e III, apenas.
e ) I e II, apenas.
QUESTÃO 4 *
A educação no Brasil avançou. Hoje as pessoas têm mais oportunidades de cursar uma faculdade e obter um curso superior ou até mesmo uma graduação, isso se dá devido aos programas de educação continuada existentes e aos que oferecem bolsas de estudos os que querem estudar e não têm condições de pagar. Essa busca pelo aprimoramento, conhecimento e qualificação profissional visa a entrada no mercado de trabalho. Os cursos podem ser oferecidos nas modalidades presenciais, semi presenciais e a distância.
Fonte: MARQUES, Dalcilene Ramos. Vantagens e desvantagens da modalidade à distância. Portal Educação, 14 dez. 2012. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/24064/vantagens-e-desvantagens-da-modalidade-a-di...>. Acesso em 04 dez. 2017.
A partir destas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A EAD veio para dar oportunidade para quem quer fazer um curso e não tem disponibilidade e tempo para assistir aulas presenciais.
PORQUE
II - Nesse modelo, a interatividade entre os participantes possibilita uma forma de democratizar o ensino.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
b ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
c )Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
 d )As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
e ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
QUESTÃO 5
A educação profissional e tecnológica é oferecida em escolas técnicas públicas ou privadas. É ofertada, sobretudo pelos estabelecimentos chamados "Sistema S" e instituições empresariais, sindicais, comunitárias e filantrópicas. O Sistema S é composto por várias escolas. Sua denominação e sigla apresentam-se corretamente colocado em qual das questões a seguir?
a )Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAR
b ) Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SEBRAE
 c ) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI
d )Serviço Nacional de Aprendizagem na Empresa - SEBRAE
e ) Serviço de Apoio à Pequena e Microempresa – SENAC
QUESTÃO 6
Adaptar o currículo escolar sem ocorrer no processo de exclusão é um exercício complexo, que antes de tudo precisa de vontade. Um currículo multiculturalista atenderia a necessidade das misturas de culturas em uma mesma localidade. Mas para tal, é preciso entendimento de sua necessidade. Sabemos que a diversidade cultural é um tema complicado e precisa ser compartilhado pela comunidade acadêmica. Analise as asserções a seguir:
I. A interculturalidade orienta processos que têm por base o reconhecimento do direito à diversidade e a luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social.
II. A interculturalidade promove relações dialógicas e igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes, trabalhando os conflitos inerentes a essa realidade.
III. A interculturalidade reconhece e assume os conflitos, procurando as estratégias mais adequadas para enfrentá-los.
Estão corretas as asserções:
a ) Somente a II
b ) Somente a I e III
c ) Somente a I
d ) Somente a I e II
e ) I, II e III
QUESTÃO 7
É responsável pela organização de práticas pedagógicas exploratórias suplementares ao currículo comum, que objetivam o aprofundamento e expansão nas diversas áreas do conhecimento. Pode ser efetivado por meio do desenvolvimento de habilidades, da articulação dos serviços realizados na escola, na comunidade, nas instituições de educação Superior, da prática da pesquisa e desenvolvimento de produtos; da proposição e o desenvolvimento de projetos de trabalho no âmbito da escola, com temáticas diversificadas, como artes, esporte, ciências e outras são denominados. Tal conceito refere-se a:
 a ) Estratégias para enriquecimento curricular.
b ) Ensinodo uso de recursos ópticos e não ópticos.
c ) Ensino da usabilidade e das funcionalidades da informática acessível.
d ) Técnicas de orientação e mobilidade.
e ) Ensino do uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa.
QUESTÃO 8
O artigo 32 da LDB determina que a duração mínima do Ensino Fundamental é de nove anos (Lei 11.274/2006), e será ministrado de forma obrigatória e gratuita na escola pública. Qual é a forma de ensino ofertada no Ensino Fundamental?
a ) Ele é presencial, ou a distância a escolha do aluno
b ) Ele é presencial e a distância, utilizado os recursos tecnológicos que cada escola tem a oferecer
c ) Ele é presencial, sendo o ensino a distância, utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais
d ) Ele é a distância, utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais
e ) Ele é obrigatoriamente presencial
QUESTÃO 9
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em vigor desde dezembro de 1996, trata da educação como "processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais."
Acerca dessa lei que estabelece as diretrizes e bases da educação desenvolvida no Brasil pode-se afirmar:
(I) São alguns dos princípios que norteiam/orientam o ensino no Brasil:
- Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
- Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
- Garantia de padrão de qualidade.
- Valorização da experiência extraescolar.
- Gestão democrática do ensino público.
(II) A educação escolar compõe-se de Educação Básica e Educação Superior.
(III) O Ensino Médio é considerado etapa final da Educação Básica.
(IV) Prevê a integração da Educação Profissional às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia.
(V) A Educação Básica é organizada, prioritariamente, em séries anuais.
Estão corretas as asserções:
 a ) Somente a I, II, III e IV.
b ) Somente a I, II, III, IV e V.
c ) Somente a I, II, IV e V.
d ) Somente a I, II, III, e V.
e ) Somente a I, III, IV e V.
QUESTÃO 10
A EJA pode ser oferecida em cursos presenciais, semipresenciais e a distância; e ser organizada anualmente, semestralmente ou em períodos, ciclos e módulos distintos desde que definidos pelos sistemas de ensino e respeite às normas da legislação educacional.
I. A EJA pode ser oferecida em instituições públicas, sendo obrigatoriamente gratuita.
II. A EJA pode ser oferecida em instituições privadas, organizações não governamentais (ONGs), empresas, instituições da sociedade civil, associações de bairro, clubes e espaços alternativos, entretanto se a instituição não for credenciada pelo sistema de ensino, os cursos não terão validade legal.
III. A EJA pode ser oferecida em instituições privadas, sendo obrigatoriamente gratuita.
É correto apenas o que se afirma em
a ) III
b ) I, II e III
 c ) I, II
d ) I
e ) II, III
QUESTÃO 11
A escola deve valorizar a diversidade em sua prática pedagógica, deve levar em conta que nem todos aprendem da mesma forma e ao mesmo tempo, e que metodologias devem ser pesquisadas e empregadas a fim de alcançar a maioria dos alunos. O processo ensino-aprendizagem precisa voltar-se a todos os alunos considerando suas diferenças - e isso é garantido por lei.
Sabendo-se o que diz a lei e conhecendo a realidade atual das escolas brasileiras, marque a alternativa correta:
 a ) Há uma distância entre o que lei apregoa e o que é feito nas escolas
b ) Todas as escolas visam ao pleno desenvolvimento da pessoa para a cidadania e para o trabalho
c ) O professor tem autonomia para determinar datas de avaliação
d ) A metodologia empregada pelo professor deve ser acompanhada pelos alunos
e ) As escolas atendem a legislação vigente corretamente
QUESTÃO 12
A educação é um processo natural que acontece o tempo todo com todo mundo e em todo lugar. Nós somos seres "aprendentes". No entanto, a educação formal tem objetivo, meta. Esta vai além da "transmissão" de saberes historicamente construídos, ela busca a formação integral de pessoas. Essas possuidoras dos conhecimentos mínimos necessários para entender o universo em que se encontram e também capazes de relacionar-se de forma harmoniosa com seus pares sociais. Por ser um processo tão denso, não cabe apenas ao professor toda essa carga, a própria Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é um direito para:
a ) Os jovens e adolescentes, e é um dever do Estado.
b ) Os jovens e adolescentes, e é um dever do Estado e da família.
c )Todos, e é um dever do Estado.
d ) Todos, e é um dever da família.
 e ) Todos, e é um dever do Estado e da família
Parte inferior do formulário

Continue navegando