Buscar

Projeto Pedagogia Hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Projeto Pedagogia Hospitalar 
O projeto propõe um trabalho Pedagógico Educacional para atender crianças e adolescentes internados no Hospital Geral de Castelo de Sonho-Altamira-PA, que lhes garantam continuar estudando, mesmo sem estar na escola, minimizando o prejuízo ao seu aprendizado regular em período de internação hospitalar. O projeto visa garantir ao aluno, o gozo pleno dos direitos ao desenvolvimento global e a universalização do atendimento escolar, preconizado pela Constituição Federal, ECA e LDB. 
Objetivos 
1. Possibilitar à criança/adolescente hospitalizado o acompanhamento Pedagógico Educacional do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento, no âmbito da educação infantil e ensino fundamental, temporariamente interrompido por uma internação hospitalar. 
2. Organizar e desenvolver estudos sobre os componentes do currículo escolar, adaptando-o ao estado biopsicossocial da criança/adolescente hospitalizado. 
3. Promover atividades de leitura, escrita, problemas matemáticos, artes plásticas, teatro, música, envolvendo as diversas áreas do conhecimento, para contribuir no processo de escolarização. Gerência do Programa de Saúde Escolar e Hospital Geral de Castelo de Sonhos-PA. Público-Alvo Crianças e adolescentes, de Castelo e região, internados no Hospital Geral e que estejam liberados pela equipe médica para participar das atividades. 
Principais Estratégias 
1. Atendimento especializado, adaptado as possibilidades e potencialidades de cada criança. 
2. Inclusão de acompanhantes nas intervenções pedagógicas. 
3. Atendimento em pequenos grupos quando possível e individualmente sempre que necessário. 
4. Contação de Histórias, pequenas palestras e/ou rodas de conversa, aulas expositivas, vídeos informativos, registro das informações recebidas individual ou coletivamente em forma de cartazes, produção de textos, caça palavras, cruzadinhas, pesquisa, recorte, colagem, cálculos de operações básicas, resolução de problemas e desafios, organização e manutenção da brinquedoteca, higienização dos materiais e brinquedos.
 5. Articulação entre a classe hospitalar e a escola de origem.
 6. Reconduzir/encaminhar crianças e adolescentes após alta hospitalar, à continuidade de seus estudos na rede regular de ensino. 
7. Além dos profissionais contratados, o projeto conta com uma Educadora formada pela Universidade Uninter ead no curso de Pedagogia, formada no curso de Letras e com Pós graduação em Gestão Escolar, Orientação escolar pela Intervale, que atua no Projeto de Extensão em Pedagogia Hospitalar.

Continue navegando