Buscar

Modelo de Fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPELATO, Maria Helena. Propaganda Política e controle dos meios de Comunicação. In. PANDOLFI, Dulce. Repensando o Estado Novo. Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999, p. 167-178.	Comment by Rita SOUZ: Referência de acordo com a ABNT.
A autora	Comment by Rita SOUZ: Informações sucintas sobre a biografia da/do autora/autor do texto.
Referência na historiografia brasileira, Maria Helena Rolim Capelato é historiadora, com mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente em História da América Independente pela mesmo Universidade.
A obra	Comment by Rita SOUZ: Breve resumo da obra onde o texto está inserido ou do próprio texto.
O livro Repensando o Estado Novo, organizado por Dulce Pandolfi, é resultado do seminário Estado Novo: 60 anos, realizado em 1997 no Rio de Janeiro. Historiadores, antropólogos, sociólogos, cientistas políticos, economistas e juristas se reuniram para analisar esse período da história do Brasil e, a partir desse encontro, surge essa obra que conta com 18 capítulos, dentre os quais “Propaganda Política e controle dos meios de comunicação”, de Maria Helena Rolim Capelato.
O texto	Comment by Rita SOUZ: Fichamento do texto trazendo as principais ideias, com as suas palavras. Podem ser usadas citações diretas.
A autora inicia o capítulo trazendo a informação de que o varguismo, apesar de não poder ser definido como fascista, inspirou-se nos governos nazi-fascistas europeus, especialmente no que tange à propaganda política.
A propaganda nazi-fascista era de linguagem simples, imagética e agressiva, no intuito de tocar o coração das massas. No totalitarismo, os meios de comunicação são utilizados para promover uma intensidade de emoções, promotoras de um aquecimento da sensibilidade política.

Outros materiais