Buscar

Resumo de Bases Fisiológicas Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de Bases Fisiológicas do comportamento Psicologia 
1. Homeostasia = manutenção de um equilíbrio dinâmico dentro de determinados parâmetros biológicos
Doença = perda da homeostasia
Saúde = conceito de saúde transcendo o de homeostasia e poderia ser entendido como um estado completo de bem estar físico, mental, psicológico e social.
2. As emoções são experiências subjetivas que geram alterações fisiológicas. De modo que, a emoção é mediada por vários sistemas neurais, incluindo o hipotálamo, tálamo, o giro cingulado e o hipocampo.
O estado emocional está integrado ao eixo psiconeuroendócrinoimunológico visto que as emoções podem influenciar na manutenção da homeostasia, como vivenciar episódios prolongados de tristeza e raiva. Outro exemplo, é o estresse que leva a respostas fisiológicas que afetam a saúde. Alterando as funções dos sistemas neuroendócrino e imune.
3. estímulo sensorial > órgão > tálamo (menos o olfato) > córtex primário e secundário
4. Sistema sensorial extraceptivo está relacionado aos cinco sentidos, como audição, olfato, paladar, visão e tatu.
 Sistema sensorial intraceptivo: ligado a funções como controle da pressão arterial, receptores de estriamento e outras funções.
5. Sensação = estímulos que são transformados em impulsos nervosos e conduzidos até áreas específicas do SNC.
Percepção = processo complexo que integra áreas das sensações geradas em áreas primárias com outras áreas da memória e do córtex, gerando uma interpretação das sensações.
6. O córtex somatossensorial é onde a informação sensitiva é processada, áreas com maior sensibilidade apresentam maiores receptores sensoriais, através da imagem do homúnculo sensorial podem visualizar a distribuição topográfica da sensibilização dos sentidos, em que as áreas mais sensíveis são representadas com um tamanho maior. Assim, esse homem apresenta grandes lábios, mãos e órgãos genitais.
7. Ilusão é quando há um engano na percepção, ao ver a sombra de uma cabide imagino que seja alguém próximo de mim. A alucinação é quando sem a presença de nenhum estímulo tenho percepções externas, como escutar um som quando não há nenhum.
Neurofisiologia das emoções
1. Do ponto de vista fisiológico, as emoções são experiências subjetivas que se expressam no corpo através de alterações fisiológicas. As emoções são adaptativas porque preparam e orientam o comportamento garantindo maior sobrevivência e são compreensíveis em todas as culturas de modo geral.
2. As áreas do SNC envolvidas no processamento de emoções são do sistema límbico: amígdala
(associado às respostas de medo, raiva, agressividade e conduta social); tálamo (responsável pela integração dos estímulos sensoriais); hipocampo (local importante para memória de fatos e eventos - memória episódica e semântica); gânglios basais (relacionado à motricidade) e giro do cíngulo (onde se conscientizam as emoções).
3. É através do sistema sensorial que conseguimos perceber o meio, essas informações rapidamente chegam ao cérebro e constituem interpretações que constituem a memória, que torna cada pessoa única. Assim, os sentidos relacionam-se com emoções e permite que através de cheiros, por exemplo, lembremos de uma pessoa que nos agrada.
4. Há dois tipos de memória (memória descritiva e não descritiva) > A memória descritiva está localizada no hipocampo, e identifica-se pela memória episódica e pela semântica. A memória não descritiva é a procedural, localizada nos gânglios basais, caraterizadas como tarefas que já estão automatizadas.
5. Há dois circuitos do medo, o curto e o longo. O circuito do medo curto: objeto de perigo > visão > alcança o tálamo > chega na amígdala > córtex sensorial > desencadeia resposta de luta e fuga.
Circuito do medo longo: atinge diversas áreas do encéfalo, quando chega ao córtex pré-frontal há a compreensão do que ocasionou o medo.
6. No modelo de evolução cerebral de Maclean,o cérebro era dividido entre 3 categorias: cérebro repteliano, cérebro emocional e neo córtex. O problema dessa divisão é a demasiada segmentação dos processos e áreas cerebrais.
7. No caso de Phineas Gage, apos uma lesão no córtex pré-frontal, ocorreram diversas transformações em seu comportamento e em sua personalidade, como maior irritabilidade ou apatia, perca do juízo crítico social (torna-se alguém inconveniente), não identificar o que está sentindo e a
alterações na memória de trabalho.
8. Coeficiente emocional: capacidade de compreender sua emoção e modulá-la com o meio social.
9. A frase está errada porque o córtex pré-frontal não pode desde sempre ser associado a uma área de assertividade ligada a tomada de decisão, visto que ele é a última parte cerebral a ser formada, apenas aos 25 anos. Assim, questões relacionadas a responsabilidade ainda estão sendo desenvolvidas e adquiridas até sua formação completa.
10. Neurônios espelho auxiliam na observação de atos realizados por outros indivíduos e sua compreensão automática, através dele se detecta a intenção dos outros. Esses neurônios estão espalhados por diversas áreas cerebrais. Permitem o reconhecimento da emoção do outro, base da empatia. Possibilita a aprendizagem por imitação.

Continue navegando