Buscar

Custos Logísticos (E)

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Custos Logísticos (E)
A logística empresarial apresenta uma visão sistêmica e seu funcionamento deve perseguir os objetivos de acordo com as atividades estabelecidas com foco na redução dos custos, desta maneira tudo é determinado isolando subsistemas logísticos para garantir o alinhamento destes objetivos. Assim, os sistemas logísticos são distribuídos de acordo com o critério do fluxo dos negócios.
Analisando o texto base e pensando nos subsistemas logísticos e seus custos, assinale abaixo a  única alternativa que apresenta como é caracterizado o sistema logístico.
Nota: 0.0
	
	A
	O Sistema logistico é caracterizado por custo de material, custo de gerenciamento e custo de capital.
	
	B
	O Sistema logistico é caracterizado por processos de logística, custo de gerenciamento e custo de capital.
	
	C
	O Sistema logistico é caracterizado por custo de material, custo de gerenciamento e subsistema de distribuição.
	
	D
	O Sistema logistico é caracterizado  por processos de logística do subsistema de suprimento, subsistema de processos logísticos de produção, e processos de logística do subsistema de distribuição.
A única alternativa correta é a letra “d”. O Sistema logistico é caracterizado  por processos de logística do subsistema de suprimento, subsistema de processos logísticos de produção, e processos de logística do subsistema de distribuição.
Questão 2/5 - Custos Logísticos (E)
A aplicação de um modelo de contabilidade baseada em atividades de custos logísticos e com informações detalhadas sobre esses custos possibilita uma gestão mais eficiente. A motivação por mudanças tecnológicas significativas, aplicadas no transporte, na comunicação e na manipulação de dados eletrônicos, é um indicador forte de que as empresas enfrentam uma concorrência cada vez mais intensa.
Analisando o texto base e pensando custos logísticos como unidade de negócio, assinale abaixo a única alternativa que apresenta relação com o futuro dos negócios do setor logístico das empresas.
Nota: 20.0
	
	A
	Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: forças disruptivas, incluindo restrições tecnológicas e operacionais; operadoras dos sistemas de modais com diferenciação em taxas e demandas por transporte; preparação de motoristas especialistas; crescimento do comércio eletrônico b2c2 e do varejo que integra os novos métodos de compras on-line em lojas físicas;  sobrecarga de capacidade; excesso de capacidade no frete aéreo.
Você acertou!
Comentários: A única alternativa correta é a letra “a”. Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: forças disruptivas, incluindo restrições tecnológicas e operacionais; operadoras dos sistemas de modais com diferenciação em taxas e demandas por transporte; preparação de motoristas especialistas; crescimento do comércio eletrônico b2c² e do varejo que integra os novos métodos de compras on-line em lojas físicas;  sobrecarga de capacidade; excesso de capacidade no frete aéreo; Diferentes modais, como a dutovia, que chega a custar três quartos do investimento de capital planejado em modais de transporte; fraqueza macroeconômica e falta de crescimento do tráfego intermodal; apresentação das tecnologias utilizadas pelos operadores logísticos. 
	
	B
	Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: a unidade de negócio de uma empresa deve conter informações estatísticas e industriais, as quais irão auxiliar todos os membros da cadeia a buscar melhorias e a se preparar melhor para as demandas comerciais futuras. Um dos pontos importantes a focalizar é o ambiente econômico, pois ele afeta diretamente a logística, na macroeconomia, nos modelos comerciais e na tecnologia.
	
	C
	Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: a transparência na sua cadeia de suprimentos, e continuar a crescer estrategicamente com todos seus parceiros, impulsionando as mudanças tecnológicas significativas para determinadas operações, além de colaborar e compartilhar as informações em tempo real, permitindo assim decisões empresariais baseadas em dados.
	
	D
	Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: expansão das operações logísticas, é preciso que o sistema seja projetado para a eficiência de custos. Dessa maneira, as empresas podem fornecer preços favoráveis aos parceiros da cadeia.
Questão 3/5 - Custos Logísticos (E)
	É possível evidenciar que os custos logísticos são definidos de forma diferente nas empresas. Em alguns casos, mesmo o valor de compra dos bens adquiridos está incluído nos custos logísticos. Logo não existe uma definição genérica para custos logísticos, mas todas as empresas precisam definí-los e entendê-los.
Analisando o texto-base, que aborda os gastos relacionados com as atividades logísticas, assinale a alternativa que evidencia o objetivo abrangente pelo qual as empresas possuem a necessidade de definir os custos:
Nota: 0.0
	
	A
	As empresas precisam definir os custos, para obter melhoria do transporte na redução de perdas.
	
	B
	As empresas precisam definir os custos, para obterem melhoria nos custos de armazenagem.
	
	C
	As empresas precisam reduzir os custos em virtude das altas taxas de frete.
	
	D
	As empresas precisam definir os custos, para que o indicador chave de desempenho da organização possa rastrear e reduzir os custos.
Comentário: 
	O texto-base aborda os custos logísticos nas empresas, impondo a elas  uma obrigatoriedade de definí-los.  Assim a alternativa correta é a letra “d”, pois ela apresenta o objetivo geral pelo qual as empresas precisam definir os custos. Logo as outras alternativas são incorretas, pois apresentam definições de custo sem um objetivo abrangente.
Questão 4/5 - Custos Logísticos (E)
Ferramentas que auxiliam a visibilidade para os custos logísticos também podem ajudar a sincronizar a cadeia de fornecimento física e financeira, o que acarreta formas adicionais de reduzir o capital de giro. Dessa maneira, tanto a cadeia física quanto a financeira compartilham a necessidade de informações comuns capturadas por aplicativos de visibilidade de toda cadeia.
	Analisando o texto base e pensando na visibilidade para os custos logísticos, assinale abaixo a única alternativa que apresenta benefícios que são determinantes e importantes para a tomada de decisão.
Nota: 0.0
	
	A
	Controle das  informações específicas relacionadas aos envios físicos e a atividades dentro de sua cadeia.
	
	B
	Melhor desempenho logístico e sincronização das cadeias de suprimentos físicas e financeiras.
	
	C
	Redução do capital de giro na cadeia de suprimentos, bem como melhorar o desempenho logístico da organização.
	
	D
	Compreender os custos logísticos totais; melhorar a posição do capital de giro (otimizar o financiamento do inventário); otimizar opções de pagamento com fornecedores (acesso do fornecedor ao capital em taxas mais baixas)
A alternativa correta é a letra “d”, compreender os custos logísticos totais; melhorar a posição do capital de giro (otimizar o financiamento do inventário); otimizar opções de pagamento com fornecedores (acesso do fornecedor ao capital em taxas mais baixas e remoção do risco da cadeia de suprimentos),  pois é a única afirmativa que apresenta os benefícios importantes e determinantes para a tomada de decisão.
Questão 5/5 - Custos Logísticos (E)
	Numa rede logística entre uma empresa e seus fornecedores para produzir e distribuir um produto específico, a cadeia logística representa os passos necessários para obter o produto ou serviço para o cliente, e o gerenciamento desta cadeia é um processo crucial porque uma cadeia logística otimizada resulta em custos mais baixos num ciclo de produção mais rápido.
Pensando em custos e como eles são aplicados os cálculos nos custos de fabricação. Enumere na ordem sequencial cada palavra a seguir com sua devida explicação e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. Custo dosprodutos vendidos.
2. Fluxo de custos de fabricação.
3. Custo de transformação.
4. Custo das mercadorias vendidas.
5. Custo primário.
(   ) É a soma dos gastos com mão de obra (direta e indireta) com os gastos gerais de fabricação (diretos e indiretos), aplicados na transformação dos materiais em produtos.
(   ) Refere-se ao processo de uso de materiais e mão de obra para completar um produto acabado que pode ser vendido para um cliente.
(  ) É a soma dos gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa.
(    ) São os gastos com matérias-primas aplicadas mais os gastos com mão de obra direta.
(   ) Trata-se do valor pago pela empresa comercial aos seus fornecedores pelas mesmas mercadorias que vendeu aos seus clientes.
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 2 – 1 – 5 – 4
	Comentário: A alternativa correta é letra “a” com a sequência: 3 – 2 – 1 – 5 – 4. De acordo com a aula nº 01 tema nº 02, “3. Custo de transformação – é a soma dos gastos com mão de obra (direta e indireta) com os gastos gerais de fabricação (diretos e indiretos), aplicados na transformação dos materiais em produtos. 2. Fluxo de custo de fabricação – refere-se ao processo de uso de materiais e mão de obra para completar um produto acabado que pode ser vendido para um cliente. 1. Custo dos produtos vendidos – é a soma dos gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa. 5. Custo primário – são os gastos com matérias-primas aplicadas mais os gastos com mão de obra direta. 4. Custos das mercadorias vendidas – trata-se do valor pago pela empresa comercial aos seus fornecedores pelas mesmas mercadorias que vendeu aos seus clientes.
	
	B
	3 – 4 – 5 – 2 – 1
	
	C
	5 – 2 – 3 – 4 – 1
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4 – 5
Questão 1/5 - Custos Logísticos (E)
A logística empresarial apresenta uma visão sistêmica e seu funcionamento deve perseguir os objetivos de acordo com as atividades estabelecidas com foco na redução dos custos, desta maneira tudo é determinado isolando subsistemas logísticos para garantir o alinhamento destes objetivos. Assim, os sistemas logísticos são distribuídos de acordo com o critério do fluxo dos negócios.
Analisando o texto base e pensando nos subsistemas logísticos e seus custos, assinale abaixo a  única alternativa que apresenta como é caracterizado o sistema logístico.
Nota: 20.0
	
	A
	O Sistema logistico é caracterizado por custo de material, custo de gerenciamento e custo de capital.
	
	B
	O Sistema logistico é caracterizado por processos de logística, custo de gerenciamento e custo de capital.
	
	C
	O Sistema logistico é caracterizado por custo de material, custo de gerenciamento e subsistema de distribuição.
	
	D
	O Sistema logistico é caracterizado  por processos de logística do subsistema de suprimento, subsistema de processos logísticos de produção, e processos de logística do subsistema de distribuição.
Você acertou!
A única alternativa correta é a letra “d”. O Sistema logistico é caracterizado  por processos de logística do subsistema de suprimento, subsistema de processos logísticos de produção, e processos de logística do subsistema de distribuição.
Questão 2/5 - Custos Logísticos (E)
	É possível evidenciar que os custos logísticos são definidos de forma diferente nas empresas. Em alguns casos, mesmo o valor de compra dos bens adquiridos está incluído nos custos logísticos. Logo não existe uma definição genérica para custos logísticos, mas todas as empresas precisam definí-los e entendê-los.
Analisando o texto-base, que aborda os gastos relacionados com as atividades logísticas, assinale a alternativa que evidencia o objetivo abrangente pelo qual as empresas possuem a necessidade de definir os custos:
Nota: 20.0
	
	A
	As empresas precisam definir os custos, para obter melhoria do transporte na redução de perdas.
	
	B
	As empresas precisam definir os custos, para obterem melhoria nos custos de armazenagem.
	
	C
	As empresas precisam reduzir os custos em virtude das altas taxas de frete.
	
	D
	As empresas precisam definir os custos, para que o indicador chave de desempenho da organização possa rastrear e reduzir os custos.
Você acertou!
Comentário: 
	O texto-base aborda os custos logísticos nas empresas, impondo a elas  uma obrigatoriedade de definí-los.  Assim a alternativa correta é a letra “d”, pois ela apresenta o objetivo geral pelo qual as empresas precisam definir os custos. Logo as outras alternativas são incorretas, pois apresentam definições de custo sem um objetivo abrangente.
Questão 3/5 - Custos Logísticos (E)
Toda empresa faz um planejamento para evitar, ao entrar no mercado de atuação, o pagamento de uma porcentagem muito alta do custo do produto na embalagem. Existem várias maneiras de facilitar a estimativa de um orçamento para a embalagem. Também há várias formas de os fabricantes que exigem embalagens de grau industrial descobrirem qual porcentagem do custo de seu produto está associada à embalagem.
Pensando em como medir os custos logísticos, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
(   )      De acordo com Carvalho (2008), existe um custo padrão para cada tipo de produto. O padrão não é imutável, pois implica o alcance de novos mercados, mais sofisticados.
(   )      Um planejamento estratégico adequado na área de embalagem pode ajudar uma empresa nos seguintes aspectos: evitando retornos indesejáveis devido a danos causados pelo produto em trânsito e armazenamento, frete; substituição ou retrabalho;
(   )      As tecnologias atuais, aplicadas aos produtos das embalagens se enquadram em uma estratégia de sustentabilidade, pois são reutilizáveis, recicláveis, não contêm ou usam componentes voláteis e deixam uma porcentagem de carbono menor.
(   )      Alguns fabricantes reservam 1 a 10% do custo de seu produto para a embalagem, esse procedimento faz com que seu produto se torne mais competitivo pois no final do processo resulta em um produto mais barato.
(   )      A embalagem é um ponto de venda maior do que o próprio produto, pois os consumidores querem ter as conveniências que a embalagem traz.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – V – V – F – V
Você acertou!
A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “b”. A afirmativa I é verdadeira, pois de acordo com Carvalho (2008), existe um custo padrão para cada tipo de produto. O padrão não é imutável, pois implica o alcance de novos mercados, mais sofisticados. A afirmativa II é verdadeira, pois um planejamento estratégico adequado na área de embalagem pode ajudar uma empresa nos seguintes aspectos: evitando retornos indesejáveis devido a danos causados pelo produto em trânsito e armazenamento, frete; substituição ou retrabalho; viagem; tempo de engenharia, análise, testes, relatórios, explicações; poupar tempo de trabalho de instalação do espaço para embalagem, equipamentos e recursos; eliminação de embalagens não recicláveis; substituindo os métodos de prevenção da degradação do produto; protegendo a reputação da empresa, quando o produto atinge o destino sem apresentar nenhum problema, essa atenção aos detalhes é recompensada com ordens de retorno. A afirmativa III é verdadeira, pois as tecnologias atuais, aplicadas aos produtos das embalagens se enquadram em uma estratégia de sustentabilidade, pois são reutilizáveis, recicláveis, não contêm ou usam componentes voláteis e deixam uma porcentagem de carbono menor do que a maioria dos produtos tradicionais. A afirmativa IV é falsa, pois quando alguns fabricantes reservam 1 a 10% do custo de seu produto para a embalagem, e isso pode resultar em um produto muito caro. A afirmativa V é verdadeira, pois a embalagem é um ponto de venda maior do que o próprio produto, pois os consumidores querem ter as conveniências que a embalagem traz. 
	
	C
	V – F – V –F – V
	
	D
	V – F – F – F – F
Questão 4/5 - Custos Logísticos (E)
As métricas de logística tem como pontos principais medir o desempenho de várias funções de logística (interna e externa); manter o foco em tempo, qualidade, disponibilidade, custo, lucro e confiabilidade; observar o financeiro(custo e receita) ou não financeiro (serviço e produtividade); e incluir os fatores críticos de sucesso para todos os níveis do negócio.
Pensando em como medir os custos logísticos, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
(   )      Em relação aos custos se faz desnecessário incluir os custos dentro e fora da produção, exceto com os custos de armazenamento e manuseio de materiais na planta.
(   )      Quanto mais elevada for a posição do responsável da área logística na organização, mais provável é que ele possa visualizar a cadeia logística/suprimento como um componente estratégico, a partir dos custos envolvidos.
(   )      A infraestrutura falha é um aspecto que não causa impacto nos custos logísticos, pois se deve pensar na logística de forma separada da estrutura da organização como um todo.
(   )      As empresas precisam pensar em seus objetivos estrategicamente, de forma a garantir a melhor estrutura possível, que resulte na otimização do desempenho nos processos logísticos.
(   )      Os resultados empresariais que mensuram os custos logísticos indicam que o gerenciamento de nível médio nas organizações está em sintonia com a perspectiva do que deve ser pontuado e do que não é relevante.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – V – V – F – V
	
	C
	V – F – F – F – F
	
	D
	F – V – F – V – V
Comentário: A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “d”. A afirmativa I é falsa, pois é importante incluir os custos dentro e fora da produção, bem como os custos de armazenamento e manuseio de materiais na planta. A afirmativa II é verdadeira, pois quanto mais elevada for a posição do responsável da área logística na organização, mais provável é que ele possa visualizar a cadeia logística/suprimento como um componente estratégico, a partir dos custos envolvidos. A afirmativa III é falsa, pois um dos aspectos que impacta os altos custos logísticos é a infraestrutura falha. A afirmativa IV é verdadeira, pois as empresas precisam pensar em seus objetivos estrategicamente, de forma a garantir a melhor estrutura possível, que resulte na otimização do desempenho nos processos logísticos. A afirmativa V é verdadeira, pois os resultados empresariais que mensuram os custos logísticos indicam que o gerenciamento de nível médio nas organizações está em sintonia com a perspectiva do que deve ser pontuado e do que não é relevante. 
Questão 5/5 - Custos Logísticos (E)
A aplicação de um modelo de contabilidade baseada em atividades de custos logísticos e com informações detalhadas sobre esses custos possibilita uma gestão mais eficiente. A motivação por mudanças tecnológicas significativas, aplicadas no transporte, na comunicação e na manipulação de dados eletrônicos, é um indicador forte de que as empresas enfrentam uma concorrência cada vez mais intensa.
Analisando o texto base e pensando custos logísticos como unidade de negócio, assinale abaixo a única alternativa que apresenta relação com o futuro dos negócios do setor logístico das empresas.
Nota: 0.0
	
	A
	Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: forças disruptivas, incluindo restrições tecnológicas e operacionais; operadoras dos sistemas de modais com diferenciação em taxas e demandas por transporte; preparação de motoristas especialistas; crescimento do comércio eletrônico b2c2 e do varejo que integra os novos métodos de compras on-line em lojas físicas;  sobrecarga de capacidade; excesso de capacidade no frete aéreo.
Comentários: A única alternativa correta é a letra “a”. Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: forças disruptivas, incluindo restrições tecnológicas e operacionais; operadoras dos sistemas de modais com diferenciação em taxas e demandas por transporte; preparação de motoristas especialistas; crescimento do comércio eletrônico b2c² e do varejo que integra os novos métodos de compras on-line em lojas físicas;  sobrecarga de capacidade; excesso de capacidade no frete aéreo; Diferentes modais, como a dutovia, que chega a custar três quartos do investimento de capital planejado em modais de transporte; fraqueza macroeconômica e falta de crescimento do tráfego intermodal; apresentação das tecnologias utilizadas pelos operadores logísticos. 
	
	B
	Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: a unidade de negócio de uma empresa deve conter informações estatísticas e industriais, as quais irão auxiliar todos os membros da cadeia a buscar melhorias e a se preparar melhor para as demandas comerciais futuras. Um dos pontos importantes a focalizar é o ambiente econômico, pois ele afeta diretamente a logística, na macroeconomia, nos modelos comerciais e na tecnologia.
	
	C
	Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: a transparência na sua cadeia de suprimentos, e continuar a crescer estrategicamente com todos seus parceiros, impulsionando as mudanças tecnológicas significativas para determinadas operações, além de colaborar e compartilhar as informações em tempo real, permitindo assim decisões empresariais baseadas em dados.
	
	D
	Por fim, o futuro dos negócios do setor logístico das empresas inclui pensar sobre: expansão das operações logísticas, é preciso que o sistema seja projetado para a eficiência de custos. Dessa maneira, as empresas podem fornecer preços favoráveis aos parceiros da cadeia.
Questão 1/5 - Custos Logísticos (E)
As métricas de logística tem como pontos principais medir o desempenho de várias funções de logística (interna e externa); manter o foco em tempo, qualidade, disponibilidade, custo, lucro e confiabilidade; observar o financeiro(custo e receita) ou não financeiro (serviço e produtividade); e incluir os fatores críticos de sucesso para todos os níveis do negócio.
Pensando em como medir os custos logísticos, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
(   )      Em relação aos custos se faz desnecessário incluir os custos dentro e fora da produção, exceto com os custos de armazenamento e manuseio de materiais na planta.
(   )      Quanto mais elevada for a posição do responsável da área logística na organização, mais provável é que ele possa visualizar a cadeia logística/suprimento como um componente estratégico, a partir dos custos envolvidos.
(   )      A infraestrutura falha é um aspecto que não causa impacto nos custos logísticos, pois se deve pensar na logística de forma separada da estrutura da organização como um todo.
(   )      As empresas precisam pensar em seus objetivos estrategicamente, de forma a garantir a melhor estrutura possível, que resulte na otimização do desempenho nos processos logísticos.
(   )      Os resultados empresariais que mensuram os custos logísticos indicam que o gerenciamento de nível médio nas organizações está em sintonia com a perspectiva do que deve ser pontuado e do que não é relevante.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – V – V – F – V
	
	C
	V – F – F – F – F
	
	D
	F – V – F – V – V
Comentário: A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “d”. A afirmativa I é falsa, pois é importante incluir os custos dentro e fora da produção, bem como os custos de armazenamento e manuseio de materiais na planta. A afirmativa II é verdadeira, pois quanto mais elevada for a posição do responsável da área logística na organização, mais provável é que ele possa visualizar a cadeia logística/suprimento como um componente estratégico, a partir dos custos envolvidos. A afirmativa III é falsa, pois um dos aspectosque impacta os altos custos logísticos é a infraestrutura falha. A afirmativa IV é verdadeira, pois as empresas precisam pensar em seus objetivos estrategicamente, de forma a garantir a melhor estrutura possível, que resulte na otimização do desempenho nos processos logísticos. A afirmativa V é verdadeira, pois os resultados empresariais que mensuram os custos logísticos indicam que o gerenciamento de nível médio nas organizações está em sintonia com a perspectiva do que deve ser pontuado e do que não é relevante. 
Questão 2/5 - Custos Logísticos (E)
Pensando em informações e nas decisões do controle logístico, as organizações que se preocupam com os processos logísticos pensam primeiramente em assegurar a previsão mensal. Saber, por exemplo, como o mês vai fechar em receitas e custos logísticos. Coletar informações nas áreas de cadeia de suprimentos, com base em um cronograma definido pelo modelo adotado estrategicamente, fornece à empresa uma base para decisões, com informações financeiras atualizadas e qualitativas.
Analisando o texto base e pensando nas informações e nas decisões do controle logístico, assinale abaixo a única alternativa que apresenta alguns dos métodos que ajudam a monitorar continuamente o desempenho das decisões implementadas.
Nota: 20.0
	
	A
	Construir um orçamento anual da cadeia de fornecimento da empresa com uma previsão completa de cada trimestre, a fim de alcançar um bom desempenho e um bom nível de precisão, culminando em um bom nível de visibilidade financeira para a empresa.
Você acertou!
Comentário: 
	Construir um orçamento anual da cadeia de fornecimento da empresa com uma previsão completa de cada trimestre, a fim de alcançar um bom desempenho e um bom nível de precisão, culminando em um bom nível de visibilidade financeira para a empresa.( Aula 06 – Custos logísticos, tema 3 – Informações e decisões no controle logístico – pag. 10). É uma das práticas que ajudam a monitorar continuamente o desempenho das decisões implementadas.
	
	B
	Risco regulatório dos bens perigosos.
	
	C
	Utilização e otimização.
	
	D
	Cadeia de responsabilidade.
Questão 3/5 - Custos Logísticos (E)
	Numa rede logística entre uma empresa e seus fornecedores para produzir e distribuir um produto específico, a cadeia logística representa os passos necessários para obter o produto ou serviço para o cliente, e o gerenciamento desta cadeia é um processo crucial porque uma cadeia logística otimizada resulta em custos mais baixos num ciclo de produção mais rápido.
Pensando em custos e como eles são aplicados os cálculos nos custos de fabricação. Enumere na ordem sequencial cada palavra a seguir com sua devida explicação e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. Custo dos produtos vendidos.
2. Fluxo de custos de fabricação.
3. Custo de transformação.
4. Custo das mercadorias vendidas.
5. Custo primário.
(   ) É a soma dos gastos com mão de obra (direta e indireta) com os gastos gerais de fabricação (diretos e indiretos), aplicados na transformação dos materiais em produtos.
(   ) Refere-se ao processo de uso de materiais e mão de obra para completar um produto acabado que pode ser vendido para um cliente.
(  ) É a soma dos gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa.
(    ) São os gastos com matérias-primas aplicadas mais os gastos com mão de obra direta.
(   ) Trata-se do valor pago pela empresa comercial aos seus fornecedores pelas mesmas mercadorias que vendeu aos seus clientes.
Nota: 0.0
	
	A
	3 – 2 – 1 – 5 – 4
	Comentário: A alternativa correta é letra “a” com a sequência: 3 – 2 – 1 – 5 – 4. De acordo com a aula nº 01 tema nº 02, “3. Custo de transformação – é a soma dos gastos com mão de obra (direta e indireta) com os gastos gerais de fabricação (diretos e indiretos), aplicados na transformação dos materiais em produtos. 2. Fluxo de custo de fabricação – refere-se ao processo de uso de materiais e mão de obra para completar um produto acabado que pode ser vendido para um cliente. 1. Custo dos produtos vendidos – é a soma dos gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa. 5. Custo primário – são os gastos com matérias-primas aplicadas mais os gastos com mão de obra direta. 4. Custos das mercadorias vendidas – trata-se do valor pago pela empresa comercial aos seus fornecedores pelas mesmas mercadorias que vendeu aos seus clientes.
	
	B
	3 – 4 – 5 – 2 – 1
	
	C
	5 – 2 – 3 – 4 – 1
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4 – 5
Questão 4/5 - Custos Logísticos (E)
A logística empresarial apresenta uma visão sistêmica e seu funcionamento deve perseguir os objetivos de acordo com as atividades estabelecidas com foco na redução dos custos, desta maneira tudo é determinado isolando subsistemas logísticos para garantir o alinhamento destes objetivos. Assim, os sistemas logísticos são distribuídos de acordo com o critério do fluxo dos negócios.
Analisando o texto base e pensando nos subsistemas logísticos e seus custos, assinale abaixo a  única alternativa que apresenta como é caracterizado o sistema logístico.
Nota: 20.0
	
	A
	O Sistema logistico é caracterizado por custo de material, custo de gerenciamento e custo de capital.
	
	B
	O Sistema logistico é caracterizado por processos de logística, custo de gerenciamento e custo de capital.
	
	C
	O Sistema logistico é caracterizado por custo de material, custo de gerenciamento e subsistema de distribuição.
	
	D
	O Sistema logistico é caracterizado  por processos de logística do subsistema de suprimento, subsistema de processos logísticos de produção, e processos de logística do subsistema de distribuição.
Você acertou!
A única alternativa correta é a letra “d”. O Sistema logistico é caracterizado  por processos de logística do subsistema de suprimento, subsistema de processos logísticos de produção, e processos de logística do subsistema de distribuição.
Questão 5/5 - Custos Logísticos (E)
Toda empresa faz um planejamento para evitar, ao entrar no mercado de atuação, o pagamento de uma porcentagem muito alta do custo do produto na embalagem. Existem várias maneiras de facilitar a estimativa de um orçamento para a embalagem. Também há várias formas de os fabricantes que exigem embalagens de grau industrial descobrirem qual porcentagem do custo de seu produto está associada à embalagem.
Pensando em como medir os custos logísticos, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
(   )      De acordo com Carvalho (2008), existe um custo padrão para cada tipo de produto. O padrão não é imutável, pois implica o alcance de novos mercados, mais sofisticados.
(   )      Um planejamento estratégico adequado na área de embalagem pode ajudar uma empresa nos seguintes aspectos: evitando retornos indesejáveis devido a danos causados pelo produto em trânsito e armazenamento, frete; substituição ou retrabalho;
(   )      As tecnologias atuais, aplicadas aos produtos das embalagens se enquadram em uma estratégia de sustentabilidade, pois são reutilizáveis, recicláveis, não contêm ou usam componentes voláteis e deixam uma porcentagem de carbono menor.
(   )      Alguns fabricantes reservam 1 a 10% do custo de seu produto para a embalagem, esse procedimento faz com que seu produto se torne mais competitivo pois no final do processo resulta em um produto mais barato.
(   )      A embalagem é um ponto de venda maior do que o próprio produto, pois os consumidores querem ter as conveniências que a embalagem traz.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – V – V – F – V
A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “b”. A afirmativa I é verdadeira, pois de acordo com Carvalho (2008), existe um custo padrão para cada tipo de produto. O padrão não é imutável, pois implica o alcance de novos mercados, mais sofisticados. A afirmativaII é verdadeira, pois um planejamento estratégico adequado na área de embalagem pode ajudar uma empresa nos seguintes aspectos: evitando retornos indesejáveis devido a danos causados pelo produto em trânsito e armazenamento, frete; substituição ou retrabalho; viagem; tempo de engenharia, análise, testes, relatórios, explicações; poupar tempo de trabalho de instalação do espaço para embalagem, equipamentos e recursos; eliminação de embalagens não recicláveis; substituindo os métodos de prevenção da degradação do produto; protegendo a reputação da empresa, quando o produto atinge o destino sem apresentar nenhum problema, essa atenção aos detalhes é recompensada com ordens de retorno. A afirmativa III é verdadeira, pois as tecnologias atuais, aplicadas aos produtos das embalagens se enquadram em uma estratégia de sustentabilidade, pois são reutilizáveis, recicláveis, não contêm ou usam componentes voláteis e deixam uma porcentagem de carbono menor do que a maioria dos produtos tradicionais. A afirmativa IV é falsa, pois quando alguns fabricantes reservam 1 a 10% do custo de seu produto para a embalagem, e isso pode resultar em um produto muito caro. A afirmativa V é verdadeira, pois a embalagem é um ponto de venda maior do que o próprio produto, pois os consumidores querem ter as conveniências que a embalagem traz. 
	
	C
	V – F – V – F – V
	
	D
	V – F – F – F – F
Questão 1/5 - Custos Logísticos (E)
Pensando em informações e nas decisões do controle logístico, as organizações que se preocupam com os processos logísticos pensam primeiramente em assegurar a previsão mensal. Saber, por exemplo, como o mês vai fechar em receitas e custos logísticos. Coletar informações nas áreas de cadeia de suprimentos, com base em um cronograma definido pelo modelo adotado estrategicamente, fornece à empresa uma base para decisões, com informações financeiras atualizadas e qualitativas.
Analisando o texto base e pensando nas informações e nas decisões do controle logístico, assinale abaixo a única alternativa que apresenta alguns dos métodos que ajudam a monitorar continuamente o desempenho das decisões implementadas.
Nota: 20.0
	
	A
	Construir um orçamento anual da cadeia de fornecimento da empresa com uma previsão completa de cada trimestre, a fim de alcançar um bom desempenho e um bom nível de precisão, culminando em um bom nível de visibilidade financeira para a empresa.
Você acertou!
Comentário: 
	Construir um orçamento anual da cadeia de fornecimento da empresa com uma previsão completa de cada trimestre, a fim de alcançar um bom desempenho e um bom nível de precisão, culminando em um bom nível de visibilidade financeira para a empresa.( Aula 06 – Custos logísticos, tema 3 – Informações e decisões no controle logístico – pag. 10). É uma das práticas que ajudam a monitorar continuamente o desempenho das decisões implementadas.
	
	B
	Risco regulatório dos bens perigosos.
	
	C
	Utilização e otimização.
	
	D
	Cadeia de responsabilidade.
Questão 2/5 - Custos Logísticos (E)
As empresas procuram escolher o método correto de contabilidade de custo para suportar a tomada de decisão de gerenciamento interno, e acabam se envolvendo num trade-off3, como: quantidade de tempo e esforço que leva para reunir e registrar dados de custo; e o benefício que pode ser derivado desses dados. Esta é uma consideração para toda a empresa que usará o custeio baseado em atividades (ABC), pois é um método estruturado para associar custos com atividades comerciais que continuam crescendo em popularidade.
Pensando em custeio baseado em atividades (ABC) nos custos logísticos, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
(   )      Na contabilidade de custos tradicional, os custos indiretos são atribuídos aos custos do produto.
(   )      No método ABC, cada categoria de gastos indiretos é rastreada para cada produto.
(   )      As informações obtidas pela aplicação do método ABC podem ser de grande importância, pois ajudam a identificar as desigualdades decorrentes do uso de métodos tradicionais de "cálculo médio".
(   )      Com o uso dos sistemas como ferramentas de gerenciamento de suprimentos, a desvantagem na estimativa de custos logísticos deixou de existir.
(   )      Com uma demanda sempre crescente, as empresas devem buscar o melhor negócio, conhecendo o impacto nos lucros e nas perdas com fornecedores – principalmente se os fornecedores são ou serão parceiros tecnológicos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F – V
	
	B
	V – V – F – F – F
	
	C
	V – V – V – F – V
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “c”. A afirmativa I é verdadeira, pois na contabilidade de custos tradicional, os custos indiretos são atribuídos aos custos do produto. A afirmativa II é verdadeira, pois no método ABC, cada categoria de gastos indiretos é rastreada para cada produto. A afirmativa III é verdadeira, pois as informações obtidas pela aplicação do método ABC podem ser de grande importância, pois ajudam a identificar as desigualdades decorrentes do uso de métodos tradicionais de "cálculo médio". A afirmativa IV é falsa, pois existe desvantagem na estimativa de custos logísticos, está no uso dos sistemas como ferramentas de gerenciamento de suprimentos, pois a maioria dos departamentos de gerenciamento não tem acesso ao sistema de cálculo de custos e nem às ferramentas que permitem analisar a base do custo verdadeiro de muitos produtos adquiridos pela área de compras. A afirmativa V é verdadeira, pois com uma demanda sempre crescente, as empresas devem buscar o melhor negócio, conhecendo o impacto nos lucros e nas perdas com fornecedores – principalmente se os fornecedores são ou serão parceiros tecnológicos, pois é interessante manter um maior nível de parceria com fornecedores para uma compreensão completa dos custos, de modo que haja compartilhamento dos riscos e os melhores níveis de desempenho. 
	
	D
	F – V – F – V – V
Questão 3/5 - Custos Logísticos (E)
	Numa rede logística entre uma empresa e seus fornecedores para produzir e distribuir um produto específico, a cadeia logística representa os passos necessários para obter o produto ou serviço para o cliente, e o gerenciamento desta cadeia é um processo crucial porque uma cadeia logística otimizada resulta em custos mais baixos num ciclo de produção mais rápido.
Pensando em custos e como eles são aplicados os cálculos nos custos de fabricação. Enumere na ordem sequencial cada palavra a seguir com sua devida explicação e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
1. Custo dos produtos vendidos.
2. Fluxo de custos de fabricação.
3. Custo de transformação.
4. Custo das mercadorias vendidas.
5. Custo primário.
(   ) É a soma dos gastos com mão de obra (direta e indireta) com os gastos gerais de fabricação (diretos e indiretos), aplicados na transformação dos materiais em produtos.
(   ) Refere-se ao processo de uso de materiais e mão de obra para completar um produto acabado que pode ser vendido para um cliente.
(  ) É a soma dos gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa.
(    ) São os gastos com matérias-primas aplicadas mais os gastos com mão de obra direta.
(   ) Trata-se do valor pago pela empresa comercial aos seus fornecedores pelas mesmas mercadorias que vendeu aos seus clientes.
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 1 – 5 – 4
Você acertou!
	Comentário: A alternativa correta é letra “a” com a sequência: 3 – 2 – 1 – 5 – 4. De acordo com a aula nº 01 tema nº 02, “3. Custo de transformação – é a soma dos gastos com mão de obra (direta e indireta) com os gastos gerais de fabricação (diretos e indiretos), aplicados na transformação dos materiais em produtos. 2. Fluxo de custo de fabricação – refere-se ao processo de uso de materiais e mão de obra para completar um produto acabado que pode ser vendido para um cliente. 1. Custo dos produtosvendidos – é a soma dos gastos com materiais, mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa. 5. Custo primário – são os gastos com matérias-primas aplicadas mais os gastos com mão de obra direta. 4. Custos das mercadorias vendidas – trata-se do valor pago pela empresa comercial aos seus fornecedores pelas mesmas mercadorias que vendeu aos seus clientes.
	
	B
	3 – 4 – 5 – 2 – 1
	
	C
	5 – 2 – 3 – 4 – 1
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4 – 5
Questão 4/5 - Custos Logísticos (E)
Ao analisar o planejamento na rede logística, é possível evidenciar que todo planejamento deve ter uma abordagem padronizada. Com isso o planejamento sistemático da rede logística é muito complexo, de modo que o trabalhador deve ser avaliado entre os componentes da cadeia de suprimentos, considerando a maximização dos custos dentro dos limites e restrições relevantes intangíveis nos interesses dos negócios da organização.
	Pensando em planejamento efetivo na rede logística, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
(   )Para evitar problemas, os planejadores de rede seguem um processo de planejamento padronizado passo a passo.
(   )Quando temos planejamentos de rede logística de maior escala, não existe a necessidade de adicionamos fases e etapas, pois somente os softwares de modelagem aplicados em etapas padronizadas organizam as práticas de gerenciamento.
(   )Os três componentes fundamentais de cada plano de rede são as variáveis, as sensibilidades e os cenários.
(   ) Com a aplicação do modelo de planejamento, se torna desnecessário entender as seis etapas de trabalho.
(   )Organizar projetos de rede é garantir que estejam bem definidos e compreendidos com clareza, pois o planejamento mestre da cadeia de suprimentos auxilia na questão dos trade-offs da cadeia logística. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F – V
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “b”. A afirmativa I é verdadeira, pois em um planejamento na rede logística, os planejadores seguem um planejamento padronizado passo a passo. A afirmativa II é falsa, pois em um planejamento na rede logística, existe sim a necessidade de adicionar fases e etapas ao processo, sendo necessário o auxílio dos três componentes fundamentais. A afirmativa III está correta, pois os três componentes fundamentais de cada plano de rede são as variáveis, as sensibilidades e os cenários. A afirmativa IV é falsa, pois com a aplicação do modelo de planejamento existe sim a necessidade de entender as etapas de trabalho. A afirmativa V é verdadeira, pois de acordo com planejamento na rede logística organizar projetos de rede é garantir que estejam bem definidos e compreendidos com clareza, pois o planejamento mestre da cadeia de suprimentos auxilia na questão dos trade-offs da cadeia logística.
	
	C
	V – V – V – F – V
	
	D
	V – V – F – F – F
Questão 5/5 - Custos Logísticos (E)
A logística empresarial apresenta uma visão sistêmica e seu funcionamento deve perseguir os objetivos de acordo com as atividades estabelecidas com foco na redução dos custos, desta maneira tudo é determinado isolando subsistemas logísticos para garantir o alinhamento destes objetivos. Assim, os sistemas logísticos são distribuídos de acordo com o critério do fluxo dos negócios.
Analisando o texto base e pensando nos subsistemas logísticos e seus custos, assinale abaixo a  única alternativa que apresenta como é caracterizado o sistema logístico.
Nota: 20.0
	
	A
	O Sistema logistico é caracterizado por custo de material, custo de gerenciamento e custo de capital.
	
	B
	O Sistema logistico é caracterizado por processos de logística, custo de gerenciamento e custo de capital.
	
	C
	O Sistema logistico é caracterizado por custo de material, custo de gerenciamento e subsistema de distribuição.
	
	D
	O Sistema logistico é caracterizado  por processos de logística do subsistema de suprimento, subsistema de processos logísticos de produção, e processos de logística do subsistema de distribuição.
Você acertou!
A única alternativa correta é a letra “d”. O Sistema logistico é caracterizado  por processos de logística do subsistema de suprimento, subsistema de processos logísticos de produção, e processos de logística do subsistema de distribuição.
Questão 1/5 - Custos Logísticos (E)
As empresas procuram escolher o método correto de contabilidade de custo para suportar a tomada de decisão de gerenciamento interno, e acabam se envolvendo num trade-off3, como: quantidade de tempo e esforço que leva para reunir e registrar dados de custo; e o benefício que pode ser derivado desses dados. Esta é uma consideração para toda a empresa que usará o custeio baseado em atividades (ABC), pois é um método estruturado para associar custos com atividades comerciais que continuam crescendo em popularidade.
Pensando em custeio baseado em atividades (ABC) nos custos logísticos, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
(   )      Na contabilidade de custos tradicional, os custos indiretos são atribuídos aos custos do produto.
(   )      No método ABC, cada categoria de gastos indiretos é rastreada para cada produto.
(   )      As informações obtidas pela aplicação do método ABC podem ser de grande importância, pois ajudam a identificar as desigualdades decorrentes do uso de métodos tradicionais de "cálculo médio".
(   )      Com o uso dos sistemas como ferramentas de gerenciamento de suprimentos, a desvantagem na estimativa de custos logísticos deixou de existir.
(   )      Com uma demanda sempre crescente, as empresas devem buscar o melhor negócio, conhecendo o impacto nos lucros e nas perdas com fornecedores – principalmente se os fornecedores são ou serão parceiros tecnológicos.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F – V
	
	B
	V – V – F – F – F
	
	C
	V – V – V – F – V
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “c”. A afirmativa I é verdadeira, pois na contabilidade de custos tradicional, os custos indiretos são atribuídos aos custos do produto. A afirmativa II é verdadeira, pois no método ABC, cada categoria de gastos indiretos é rastreada para cada produto. A afirmativa III é verdadeira, pois as informações obtidas pela aplicação do método ABC podem ser de grande importância, pois ajudam a identificar as desigualdades decorrentes do uso de métodos tradicionais de "cálculo médio". A afirmativa IV é falsa, pois existe desvantagem na estimativa de custos logísticos, está no uso dos sistemas como ferramentas de gerenciamento de suprimentos, pois a maioria dos departamentos de gerenciamento não tem acesso ao sistema de cálculo de custos e nem às ferramentas que permitem analisar a base do custo verdadeiro de muitos produtos adquiridos pela área de compras. A afirmativa V é verdadeira, pois com uma demanda sempre crescente, as empresas devem buscar o melhor negócio, conhecendo o impacto nos lucros e nas perdas com fornecedores – principalmente se os fornecedores são ou serão parceiros tecnológicos, pois é interessante manter um maior nível de parceria com fornecedores para uma compreensão completa dos custos, de modo que haja compartilhamento dos riscos e os melhores níveis de desempenho. 
	
	D
	F – V – F – V – V
Questão 2/5 - Custos Logísticos (E)
As métricas de logística tem como pontos principais medir o desempenho de várias funções de logística (interna e externa); manter o foco em tempo, qualidade, disponibilidade, custo, lucro e confiabilidade; observar o financeiro(custo e receita) ou não financeiro (serviço e produtividade); e incluir os fatores críticos de sucesso para todos os níveis do negócio.
Pensando em como medir os custos logísticos, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
(   )      Em relação aos custos se fazdesnecessário incluir os custos dentro e fora da produção, exceto com os custos de armazenamento e manuseio de materiais na planta.
(   )      Quanto mais elevada for a posição do responsável da área logística na organização, mais provável é que ele possa visualizar a cadeia logística/suprimento como um componente estratégico, a partir dos custos envolvidos.
(   )      A infraestrutura falha é um aspecto que não causa impacto nos custos logísticos, pois se deve pensar na logística de forma separada da estrutura da organização como um todo.
(   )      As empresas precisam pensar em seus objetivos estrategicamente, de forma a garantir a melhor estrutura possível, que resulte na otimização do desempenho nos processos logísticos.
(   )      Os resultados empresariais que mensuram os custos logísticos indicam que o gerenciamento de nível médio nas organizações está em sintonia com a perspectiva do que deve ser pontuado e do que não é relevante.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – V – V – F – V
	
	C
	V – F – F – F – F
	
	D
	F – V – F – V – V
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “d”. A afirmativa I é falsa, pois é importante incluir os custos dentro e fora da produção, bem como os custos de armazenamento e manuseio de materiais na planta. A afirmativa II é verdadeira, pois quanto mais elevada for a posição do responsável da área logística na organização, mais provável é que ele possa visualizar a cadeia logística/suprimento como um componente estratégico, a partir dos custos envolvidos. A afirmativa III é falsa, pois um dos aspectos que impacta os altos custos logísticos é a infraestrutura falha. A afirmativa IV é verdadeira, pois as empresas precisam pensar em seus objetivos estrategicamente, de forma a garantir a melhor estrutura possível, que resulte na otimização do desempenho nos processos logísticos. A afirmativa V é verdadeira, pois os resultados empresariais que mensuram os custos logísticos indicam que o gerenciamento de nível médio nas organizações está em sintonia com a perspectiva do que deve ser pontuado e do que não é relevante. 
Questão 3/5 - Custos Logísticos (E)
Toda empresa faz um planejamento para evitar, ao entrar no mercado de atuação, o pagamento de uma porcentagem muito alta do custo do produto na embalagem. Existem várias maneiras de facilitar a estimativa de um orçamento para a embalagem. Também há várias formas de os fabricantes que exigem embalagens de grau industrial descobrirem qual porcentagem do custo de seu produto está associada à embalagem.
Pensando em como medir os custos logísticos, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
 
(   )      De acordo com Carvalho (2008), existe um custo padrão para cada tipo de produto. O padrão não é imutável, pois implica o alcance de novos mercados, mais sofisticados.
(   )      Um planejamento estratégico adequado na área de embalagem pode ajudar uma empresa nos seguintes aspectos: evitando retornos indesejáveis devido a danos causados pelo produto em trânsito e armazenamento, frete; substituição ou retrabalho;
(   )      As tecnologias atuais, aplicadas aos produtos das embalagens se enquadram em uma estratégia de sustentabilidade, pois são reutilizáveis, recicláveis, não contêm ou usam componentes voláteis e deixam uma porcentagem de carbono menor.
(   )      Alguns fabricantes reservam 1 a 10% do custo de seu produto para a embalagem, esse procedimento faz com que seu produto se torne mais competitivo pois no final do processo resulta em um produto mais barato.
(   )      A embalagem é um ponto de venda maior do que o próprio produto, pois os consumidores querem ter as conveniências que a embalagem traz.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – V – V – F – V
Você acertou!
A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “b”. A afirmativa I é verdadeira, pois de acordo com Carvalho (2008), existe um custo padrão para cada tipo de produto. O padrão não é imutável, pois implica o alcance de novos mercados, mais sofisticados. A afirmativa II é verdadeira, pois um planejamento estratégico adequado na área de embalagem pode ajudar uma empresa nos seguintes aspectos: evitando retornos indesejáveis devido a danos causados pelo produto em trânsito e armazenamento, frete; substituição ou retrabalho; viagem; tempo de engenharia, análise, testes, relatórios, explicações; poupar tempo de trabalho de instalação do espaço para embalagem, equipamentos e recursos; eliminação de embalagens não recicláveis; substituindo os métodos de prevenção da degradação do produto; protegendo a reputação da empresa, quando o produto atinge o destino sem apresentar nenhum problema, essa atenção aos detalhes é recompensada com ordens de retorno. A afirmativa III é verdadeira, pois as tecnologias atuais, aplicadas aos produtos das embalagens se enquadram em uma estratégia de sustentabilidade, pois são reutilizáveis, recicláveis, não contêm ou usam componentes voláteis e deixam uma porcentagem de carbono menor do que a maioria dos produtos tradicionais. A afirmativa IV é falsa, pois quando alguns fabricantes reservam 1 a 10% do custo de seu produto para a embalagem, e isso pode resultar em um produto muito caro. A afirmativa V é verdadeira, pois a embalagem é um ponto de venda maior do que o próprio produto, pois os consumidores querem ter as conveniências que a embalagem traz. 
	
	C
	V – F – V – F – V
	
	D
	V – F – F – F – F
Questão 4/5 - Custos Logísticos (E)
Ferramentas que auxiliam a visibilidade para os custos logísticos também podem ajudar a sincronizar a cadeia de fornecimento física e financeira, o que acarreta formas adicionais de reduzir o capital de giro. Dessa maneira, tanto a cadeia física quanto a financeira compartilham a necessidade de informações comuns capturadas por aplicativos de visibilidade de toda cadeia.
	Analisando o texto base e pensando na visibilidade para os custos logísticos, assinale abaixo a única alternativa que apresenta benefícios que são determinantes e importantes para a tomada de decisão.
Nota: 20.0
	
	A
	Controle das  informações específicas relacionadas aos envios físicos e a atividades dentro de sua cadeia.
	
	B
	Melhor desempenho logístico e sincronização das cadeias de suprimentos físicas e financeiras.
	
	C
	Redução do capital de giro na cadeia de suprimentos, bem como melhorar o desempenho logístico da organização.
	
	D
	Compreender os custos logísticos totais; melhorar a posição do capital de giro (otimizar o financiamento do inventário); otimizar opções de pagamento com fornecedores (acesso do fornecedor ao capital em taxas mais baixas)
Você acertou!
A alternativa correta é a letra “d”, compreender os custos logísticos totais; melhorar a posição do capital de giro (otimizar o financiamento do inventário); otimizar opções de pagamento com fornecedores (acesso do fornecedor ao capital em taxas mais baixas e remoção do risco da cadeia de suprimentos),  pois é a única afirmativa que apresenta os benefícios importantes e determinantes para a tomada de decisão.
Questão 5/5 - Custos Logísticos (E)
Ao analisar o planejamento na rede logística, é possível evidenciar que todo planejamento deve ter uma abordagem padronizada. Com isso o planejamento sistemático da rede logística é muito complexo, de modo que o trabalhador deve ser avaliado entre os componentes da cadeia de suprimentos, considerando a maximização dos custos dentro dos limites e restrições relevantes intangíveis nos interesses dos negócios da organização.
	Pensando em planejamento efetivo na rede logística, assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
(   )Para evitar problemas, os planejadores de rede seguem um processo de planejamento padronizado passo a passo.
(   )Quando temos planejamentos de rede logística de maior escala, não existe a necessidade de adicionamos fases e etapas, pois somenteos softwares de modelagem aplicados em etapas padronizadas organizam as práticas de gerenciamento.
(   )Os três componentes fundamentais de cada plano de rede são as variáveis, as sensibilidades e os cenários.
(   ) Com a aplicação do modelo de planejamento, se torna desnecessário entender as seis etapas de trabalho.
(   )Organizar projetos de rede é garantir que estejam bem definidos e compreendidos com clareza, pois o planejamento mestre da cadeia de suprimentos auxilia na questão dos trade-offs da cadeia logística. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F – V
Você acertou!
Comentário: A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra “b”. A afirmativa I é verdadeira, pois em um planejamento na rede logística, os planejadores seguem um planejamento padronizado passo a passo. A afirmativa II é falsa, pois em um planejamento na rede logística, existe sim a necessidade de adicionar fases e etapas ao processo, sendo necessário o auxílio dos três componentes fundamentais. A afirmativa III está correta, pois os três componentes fundamentais de cada plano de rede são as variáveis, as sensibilidades e os cenários. A afirmativa IV é falsa, pois com a aplicação do modelo de planejamento existe sim a necessidade de entender as etapas de trabalho. A afirmativa V é verdadeira, pois de acordo com planejamento na rede logística organizar projetos de rede é garantir que estejam bem definidos e compreendidos com clareza, pois o planejamento mestre da cadeia de suprimentos auxilia na questão dos trade-offs da cadeia logística.
	
	C
	V – V – V – F – V
	
	D
	V – V – F – F – F

Continue navegando